Pop-up store: conheça essa tendência do mercado

5 minutos de leitura
Imagem do interior de uma loja de roupas
Navegue pelo conteúdo

Você sabe o que é pop-up store, essa tendência que está ganhando cada vez espaço na divulgação das marcas?

Já utilizada no varejo há muitos anos, a estratégia de lojas temporárias tem se popularizado ainda mais no ambiente virtual, atuando como excelente interface entre o mundo digital e o presencial.

Elaboradas para durarem apenas alguns dias, estas lojas promovem a ampla divulgação presencial, garantindo inúmeras vantagens para a rentabilidade do negócio.

Vamos entender melhor do que se tratam as pop-up stores?

Confira agora tudo sobre as vantagens desta estratégia e como utilizá-la de maneira efetiva!

O que é pop-up store?

Pop-up store é uma loja física temporária criada para chamar a atenção dos consumidores. Pop-up é um termo inglês cujo significado pode ser traduzido como “se destacar” ou “aparecer”.

Sabe as janelinhas pop-up que aparecem nos navegadores online para destacar uma informação? Pois bem, a proposta de uma loja pop-up segue o mesmo raciocínio: tornar mais chamativos e evidentes os produtos do estabelecimento.

A estrutura da loja física fica montada por somente alguns dias, o tempo suficiente para promover as vendas relacionadas a algum feriado ou evento específico.

Apesar de o conceito de lojas temporárias existir há muitos séculos, a versão moderna da estratégia de marketing surgiu no final da década de 1990, em Los Angeles, Estados Unidos.

Em pouco tempo, a prática ganhou lojas adeptas no mundo todo, estabelecendo-se como importante forma divulgar marcas ou produtos sazonais.

No contexto da era digital, as pop-up stores ressurgem, trazendo diversas vantagens para a rentabilidade dos negócios! Vamos conferir alguns dos benefícios desta abordagem?

Quais as vantagens do modelo pop-up store?

O objetivo das lojas temporárias é chamar a atenção, permitindo que a marca alcance seus consumidores de maneira mais efetiva.

As possibilidades de dialogar melhor com o público-alvo garantem inúmeras vantagens para seu empreendimento, como vamos ver agora.

Divulgar lojas virtuais

As lojas pop-up têm sido uma das grandes estratégias para divulgação de lojas virtuais.

Ao montar uma estrutura temporária em um local de grande circulação de pessoas, como shoppings e galerias, é possível aumentar o alcance da marca, conquistando novos consumidores.

Divulgar produtos sazonais

Festa Junina, Halloween, Natal… são inúmeros os eventos ao longo do ano que servem como temática para coleções de produtos.

Utilizar lojas temporárias é uma excelente maneira de acelerar a divulgação das linhas de produtos limitados.

Leia também: Calendário promocional 2023: prepare-se para vender mais

Permitir a avaliação presencial dos produtos

Por mais que a experiência de compra online esteja alcançando patamares de excelência, a avaliação presencial dos produtos ainda é de extrema importância para muitas pessoas.

Seja para tocar para sentir a textura do tecido ou provar para avaliar o modelo no corpo, muitos consumidores se sentem mais seguros para finalizar uma compra após ver o item ao vivo e em cores.

Assim, esta é uma alternativa para lojas que operam somente nas plataformas digitais, permitindo que a experiência presencial fidelize os clientes e alcance novos consumidores.

Como fidelizar clientes: veja aqui 8 dicas para o MEI.

Testar o mercado

A utilização das pop-up stores é um importante método para “medir” o grau de aceitação que aquela loja teria em uma nova região.

Assim, são excelentes oportunidades para testar as preferências dos consumidores locais, servindo como “termômetro” para as possibilidades de lucro.

É comum também que as marcas já bem estabelecidas na região façam pop-up stores para medir a resposta do mercado frente a algum produto prestes a ser lançado.

Promover novas experiências aos clientes

As lojas pop-up podem oferecer mais do que a simples exposição do catálogo de produtos, garantindo que os consumidores tenham uma imersão no universo da marca.

Por exemplo, marcas de cosméticos que oferecem massagens relaxantes com seus óleos e hidratantes corporais com certeza garantem experiências inesquecíveis para seus clientes.

Trata-se de vincular a afetividade à marca, fidelizando os consumidores de maneira mais eficiente.

Como aumentar as vendas: um guia para o MEI vender mais.

Como abrir uma pop-up store?

Para montar uma pop-up store, é preciso planejar-se com antecedência. Desta forma, você conseguirá mobilizar seus recursos de forma mais assertiva, evitando gastos desnecessários.

Assim, um bom começo é definir o objetivo desta ação de marketing: divulgar uma nova coleção, conquistar novos consumidores, elevar o engajamento da marca?

Uma vez definido o foco da loja temporária, chega o momento de você definir os produtos que serão vendidos.

Para a próxima etapa, é importante que você tenha um planejamento financeiro empresarial muito bem consolidado.

Por meio de planilhas de controle de gastos, você precisará ter noção do orçamento que poderá ser destinado às pop-up stores.

Manter os gastos totalmente organizados e mapear todas as despesas e vendas pretendidas é uma das formas de não contrair dívidas desnecessárias.

Em seguida, você pode iniciar diversas ações em paralelo: prospectar os locais para a organização do evento e solicitar orçamentos para a montagem e transporte da estrutura da loja.

Não se esqueça da divulgação do evento, planejando as peças publicitárias para garantir o maior alcance possível.

Por fim, nos dias do evento, lembre-se de garantir o melhor atendimento possível para seus consumidores, pois esta sempre será a melhor maneira de conquistar novos clientes.

Em compensação, por exigirem grandes esforços, as pop-up stores bem elaboradas garantem bom retorno financeiro às lojas!

Leia também: Como conseguir clientes: 6 estratégias certeiras que funcionam

Dicas para vender mais na sua pop-up store

Como vimos ao longo deste texto, o grande segredo para alavancar as vendas, seja na loja física ou virtual, começa com um bom planejamento.

Organizar-se com clareza para executar as estratégias de marketing de forma inteligente faz com que você alcance muito mais pessoas e gaste menos.

Para a divulgação da pop-up store, é indispensável utilizar as redes sociais, principalmente o Instagram e Facebook.

Crie um cronograma de postagens e promova lives para avisar os seguidores da loja, criando expectativa de novos produtos a serem oferecidos.

Inclusive, o lançamento de produtos é uma excelente forma de atrair consumidores. Para tal, você pode inclusive fazer parcerias com influenciadores digitais, ampliando o alcance do evento.

Além disso, atente-se à organização do espaço físico: é necessário criar ambientes acolhedores e que sejam a cara do seu empreendimento.

Uma decoração interessante garante que a loja chame atenção sem exageros, atraindo os consumidores que mais se identificam com o perfil da loja.

Outra abordagem utilizada pelas lojas pop-up é organizar um coquetel ao final do expediente.

Esta proximidade com os consumidores gera maior fidelização, além de excelente engajamento, uma vez que os convidados certamente farão postagens nas redes sociais, divulgando a marca.

MEI pode ter uma pop-up store?

A resposta é: sim, com certeza! No entanto, atente-se ao fato de que, dependendo dos produtos oferecidos, pop-ups stores podem movimentar grandes valores de faturamento.

Desta forma, tome cuidado para não ultrapassar o limite de faturamento anual do MEI.

Planejando-se para respeitar os requisitos do MEI, nada impede você de alugar um espaço temporário em um shopping ou galeria comercial da sua cidade.

Uma forma mais controlada e com menos exposição é elaborar uma pop-up store em parceria com outro estabelecimento.

Por exemplo, se você tem um empreendimento focado em itens de papelaria, você pode propor uma parceria com alguma livraria. Assim, você poderá divulgar seu catálogo de itens como marca-páginas, cadernetas e agendas.

Com organização e criatividade, é possível ampliar os horizontes do seu empreendimento!

Continue acompanhando o blog MEI Fácil por Neon e fique sempre em dia com as principais tendências do universo do empreendedorismo!

Inscreva-se também na TV MEI Fácil e siga as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler