O que é Nota Fiscal Paulista? Como funciona para as empresas?

3 minutos de leitura
Pessoa segurando nota fiscal na mão em frente a fundo amarelo
Navegue pelo conteúdo

Apesar de ser cotidianamente utilizada por milhões de pessoas, ainda existem muitas dúvidas sobre o que é a Nota Fiscal Paulista.

Afinal, quais são exatamente os benefícios? Quem pode participar? Como funciona para as empresas?

Continue lendo para entender tudo sobre este tipo específico de nota fiscal!

O que é Nota Fiscal Paulista?

Criada pelo governo do estado de São Paulo em 2007, a Nota Fiscal Paulista faz parte do programa de estímulo às boas práticas tributárias e combate às irregularidades fiscais.

Trata-se de uma modalidade específica de comprovante fiscal, para a qual existem diversos benefícios associados.

Por exemplo, até 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) embutido no valor da compra pode ser convertido em créditos vinculados ao CPF do cliente.

O valor acumulado poderá ser então resgatado para a conta bancária ou transformado em desconto no valor do IPVA. Além disso, o governo do estado promove mensalmente diversos sorteios de prêmios para os consumidores que solicitaram o comprovante.

Com esses atrativos, os consumidores são constantemente estimulados a exigirem a nota paulista dos estabelecimentos comerciais.

Para que serve o programa Nota Fiscal Paulista?

Em termos gerais, a proposta de todo tipo de nota fiscal é registrar a geração de renda dos empreendimentos e a consequente regularidade tributária. 

Afinal, sempre que uma nota é emitida, o governo toma conhecimento da venda efetuada e aplica os impostos devidos sobre o valor total da transação.

Como o pagamento da carga tributária leva à redução do rendimento financeiro, muitos estabelecimentos optam indevidamente por não registrar as vendas com as notas fiscais.

Ao omitir seu real faturamento, o comerciante não paga o valor correto de seus impostos, incorrendo em sonegação fiscal.

Assim, através do programa de benefícios da Nota Fiscal Paulista, o governo estadual promove o combate às irregularidades e crimes tributários

Como resultado, garante-se a otimização da arrecadação de impostos no território paulista, contribuindo para a maior disponibilização de recursos públicos.

Leia também: Controle financeiro empresarial: para que serve + dicas

Quais as vantagens da Nota Fiscal Paulista?

Para o consumidor, a Nota Fiscal Paulista garante inúmeras vantagens financeiras, uma vez que parte do valor da compra retorna ao seu bolso.

Além disso, os créditos acumulados permitem a emissão de bilhetes eletrônicos para participar dos sorteios mensais, sendo que os prêmios podem chegar a R$ 1 milhão.

Por sua vez, o próprio comerciante também é beneficiado, uma vez que estar em dia com as notas fiscais fortalece a imagem de idoneidade do estabelecimento.

Vale ressaltar que as características burocráticas da nota paulista permitem a redução do tempo de armazenagem da documentação, garantindo mais praticidade na gestão administrativa da empresa.

Como aproveitar a Nota Fiscal Paulista no seu negócio?

Você sabia que certas categorias empresariais também podem solicitar o recebimento da nota paulista?

Essa boa notícia vale para quem faz parte do regime tributário Simples Nacional: os microempreendimentos individuais (MEI), as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP).

Os critérios de pontuação da nota paulista dependem da categoria das compras efetuadas:

  • Para aquisições via varejo, os créditos são concedidos a todo CNPJ do Simples Nacional segundo o tipo de material comprado;
  • Para aquisições por atacado ou indústria, somente empresas com faturamento anual de até R$ 250 mil recebem os créditos.

Atenção: assim como é feito para pessoas físicas, o empreendimento precisa estar cadastrado no portal da Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo (SEFAZ-SP). 

Na plataforma, é possível conferir o saldo acumulado de créditos e emitir os bilhetes eletrônicos para sorteio.

Agora que você sabe exatamente o que é a nota fiscal paulista, não perca mais tempo e se cadastre para receber os benefícios

Além disso, não deixe de acompanhar os conteúdos do blog MEI Fácil por Neon para ficar sempre por dentro de todos os assuntos do mundo dos empreendimentos!

Inscreva-se também na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler