Síndrome do impostor: o que é e como afeta o empreendedorismo

6 minutos de leitura
Veja o que é a síndrome do impostor
Navegue pelo conteúdo

Você já sentiu que é uma fraude e pode ser descoberto a qualquer momento? Então, pode ser que você sofra da síndrome do impostor.

Pesquisas mostram que 70% das pessoas se sentem “uma fraude” dentro do ambiente de trabalho pelo menos uma vez na vida.

Nesses casos, as pessoas não conseguem enxergar que seus resultados positivos são seus méritos. Por isso, acabam não lidando bem com elogios e recompensas.

Continue lendo.

O que é a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor é uma desordem de autopercepção psicológica bastante estudada – embora não tenha CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde).

Ela reforça a perda de confiança em si e a sensação de que o sucesso atingido não é merecido.

Quem tem essa síndrome, desenvolve uma autossabotagem. A mente começa a criar que o indivíduo é incompetente e não merecedor de estar ali.

Como os principais sinais da síndrome do impostor, temos:

  • Sensação de não pertencimento
  • Autossabotagem e procrastinação
  • Ingratidão
  • Excesso de autocritica
  • Comparação com outras pessoas

Vale lembrar que, caso se identifique, é importante que procure um profissional para te diagnosticar e te apoiar.

A síndrome da impostora – mulheres são as mais afetadas?

Matérias já mostram que as mulheres são as maiores vítimas da síndrome do impostor.

Se não bastasse as jornadas múltiplas, o preconceito e o julgamento, o empreendedorismo feminino também tem como dificuldade o medo do fracasso – bastante ocasionado por conta da tal da impostora.

A pesquisa “Acelerando o futuro das mulheres nos negócios”, produzida pela KPMG, mostrou que 56% dar mulheres entrevistas em cargo de liderança tem medo das pessoas ao seu redor não acreditarem que elas são capazes.

Além disso, 57% disseram vivenciar a síndrome da impostora ao assumir cargos de liderança, e 47% sofrem com a síndrome por nunca ter imaginado atingir o nível de sucesso que alcançaram.

Mulher, se você está passando por essa situação, saiba que você não está sozinha nessa.

O tema síndrome da impostora ganhou ainda mais força há alguns anos por conta de Michele Obama. Sim, ela também já passou por isso.

Em 2018, ela deu uma entrevista contando sobre a sua experiência.

“Eu tive de trabalhar duro para superar aquela pergunta que (ainda) faço a mim mesma: ‘eu sou boa o suficiente?’. É uma pergunta que me persegue por grande parte da minha vida. Estou à altura disso tudo? Estou à altura de ser a primeira-dama dos Estados Unidos?” – Michele Obama

Em um TedTalks, a Rafa Brites contou um pouco sobre a síndrome da impostora, e como isso fez com que ela desistisse da vaga dos seus sonhos – mas essa história tem um final feliz. Veja abaixo:

Medo de empreender – a síndrome do impostor pode impulsionar

Assim como a Rafa Brites disse que desistiu da vaga dos seus sonhos, a síndrome do impostor pode te impedir de empreender.

Afinal, a sua mente vai reproduzir aquela mensagem de “eu não sou capaz, eu sou um fracasso e não sou merecedor de empreender”.

Para começar a empreender do zero, você precisa ter confiança no seu projeto e acreditar que vai dar certo no final. Com a síndrome do impostor, essa primeira etapa se torna muito difícil.

Desenvolver sua inteligência emocional é fundamental para ir contra a síndrome, e transformar o seu sonho em realidade. Assim como, procurar ajuda profissional.

A verdade é que saúde mental e empreendedorismo estão mais ligados do que muita gente imagina por aí!

Mike Cannon-Brookes, co-fundador e co-CEO da empresa Atlassian, falou um pouco sobre sua experiência com a síndrome do impostor e o empreendedorismo no TedTalk abaixo.

Ao longo do vídeo, ele conta que descobriu duas coisas:

  • Outras pessoas se sentiam da mesma forma que ele – como impostores que seriam descobertos a qualquer momento;
  • E esse sentimento não desaparece com nenhuma forma de sucesso – ou seja, não importa se você tem 70 funcionários ou 30 mil, você ainda pode sofrer da síndrome.

Além disso, ele comenta sobre a importância de você levar a situação, mesmo acreditando que possa ser descoberto a qualquer momento.

“Será que eu sou merecedor de ter esse negócio tão bem-sucedido?”. Seja a resposta sim ou não, apenas continue!

5 dicas de como superar a síndrome do impostor

Bateu a desconfiança de que você pode ter a síndrome do impostor?

Então dá uma conferida nas dicas abaixo e veja como superar!

Converse com outros empreendedores

Principalmente se você for mulher, compartilhar suas experiências e conhecer a história de outras mulheres pode te dar mais força para vender a impostora que há dentro de você.

Você pode começar procurando alguém no Grupo do Facebook da MEI Fácil. Por lá, diversos microempreendedores individuais podem se unir para serem mais fortes juntos.

Além disso, veja na sua roda de amigos e familiares, eventos de empreendedorismo, pessoas que você segue nas redes sociais.

Escreva seus sentimentos

Bastante conhecido como journaling, o hábito de escrever ajuda diversas pessoas a acalmarem a mente e colocarem seus pensamentos no lugar.

Além disso, você consegue aumentar sua criatividade, exercitar sua memória, entende suas emoções, reduz o estresse, entre outros benefícios.

Por isso, sempre que sentir que está se autossabotando e deixando que a síndrome do impostor fale mais alto, pegue papel e caneta, e comece a escrever.

Foque nos feedbacks positivos

Já sentiu que um feedback negativo anulou os outros três positivos? Então respire fundo e faça um exercício de retomar as coisas boas que você ouviu sobre si mesmo.

Essa técnica vale para o trabalho, mas também para a sua vida pessoal. Por exemplo, você agradece quando elogiam sua roupa ou fala que ela foi baratinha?

Você pode, inclusive, alinhar essa dica com a anterior, e fazer uma lista de feedbacks positivos que te falaram.

Dê feedbacks positivos a si mesmo

Tire um tempo para pensar no que você é realmente bom, seja alguma habilidade técnica ou social.

Você pode se inspirar no que as pessoas dizem a seu respeito, e treinar olhar para si com outros olhos – buscando seus melhores lados. Pode começar “eu trato bem os animais”, se tiver com muita dificuldade.

Pode ser que a primeira vez seja muito difícil, mas continue tentando. Com o tempo, você terá mais facilidade de olhar para suas qualidades.

Busque terapia

Além de ter apoio profissional, buscar terapia irá te ajudar em outras dicas que são fundamentais para se livrar de vez da síndrome do impostor, tais como:

  • Não se comparar com o outro
  • Aceitar elogios
  • Praticar o autoconhecimento
  • Se cobrar menos
  • Aceitar suas imperfeições

Você pode buscar por terapias populares caso não esteja podendo investir tanto na sua saúde mental nesse momento.

4 livros sobre a síndrome do impostor

Se você gostou do tema e quer se aprofundar mais, separamos algumas dicas de leitura que vão te tornar especialistas.

Qual será o próximo livro da sua mesa de cabeceira?

Síndrome da impostora: Por que nunca nos achamos boas o suficiente?

Lembra da Rafa Brites que comentamos lá no tópico de síndrome da impostora? Pois agora ela te chama para à Sociedade Secreta de Impostoras Anônimas!

Ela lançou seu livro sobre o tema em 2020 para contar um pouco mais sobre o que é essa síndrome, quais suas complicações, quais experiências ela teve e como se acolher e controlar.

Síndrome do impostor – como entender e superar essa insegurança

Escrito por Sandi Mann, psicóloga e professora de psicologia, o livro traz informações, questionários de autoavaliação e dicas de como lidar com a síndrome.

Ele é recomendado para quem está ou conhece alguém que está passando por essa situação. Assim como para quem tem interesse no assunto e quer estar prevenido para o futuro – como pais se atentarem aos seus filhos.

Faça acontecer: mulheres, trabalho e vontade de liderar

Embora não seja específico sobre a síndrome da impostora, esse livro traz bastante conteúdo sobre as mulheres em cargos de liderança – que como vimos anteriormente tem relação com o tema deste artigo.

Por que as mulheres ainda são minoria em cargos de liderança? Por que recebem menos? Quem são as mulheres mais poderosas do mundo?

Recomendado para homens e mulheres que buscam entender mais sobre o tema, e pensar nos impasses e as questões de gênero no mundo do trabalho.

A coragem de ser imperfeito

Uma das dicas para superar a síndrome do impostor é aceitar suas imperfeições e deixar o perfeccionismo de lado. E é por isso que o livro da Brené Brown é uma das indicações sobre esse tema.

Esse livro vai falar sobre vulnerabilidade, correr riscos, se permitir expor emocionalmente, e muito mais!

É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena.

Veja biografias de empreendedores que vão te inspirar a criar o hábito da leitura!

Me conta, você se sente um impostor? Se identificou com o tema do artigo? Então, não deixe de procurar ajuda e seguir as nossas dicas!

Aproveite e se inscreva na nossa newsletter para não perder os conteúdos que saem aqui no Blog MEI Fácil!

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler
Aprenda mais
Tire todas as suas dúvidas sobre Empreendedorismo