O que é cashback? Como receber dinheiro de volta?

4 minutos de leitura
Moeda de um real em cima de mesa
Navegue pelo conteúdo

Está em dúvida sobre o que é cashback e se ele pode ser acessado também por empresas? Esse é um programa que permite economizar dinheiro ao comprar.

Imagine a seguinte situação: você faz compras para seu negócio no valor de R$ 4 mil e, participando de uma iniciativa que devolve 5%, tem R$ 200 para usar em outras compras.

Interessante, não é? O funcionamento básico é esse, mas há muito mais a saber sobre o que é cashback, quais vantagens oferece e se elas estão ao alcance do microempreendedor individual (MEI).

Para entender tudo sobre esse tipo de programa, continue lendo.

O que é cashback?

Cashback é “dinheiro de volta”, um sistema de recompensas oferecido por diferentes marcas para atrair e fidelizar clientes.

Conforme as regras desse tipo de programa, ao adquirir um produto, a pessoa que fez a compra recebe parte do valor investido de volta.

Essa devolução pode ser por meio de depósito em uma carteira digital, cujo valor é transferido para a conta do consumidor ou pode ser utilizado como crédito em alguma compra futura.

Como funciona um programa de cashback?

Ao fazer uma compra online, a loja na qual você adquiriu o produto pode ter uma parceria com uma empresa de cashback.

Para ativar e conseguir o dinheiro de volta, você precisa ter um cadastro junto a essa empresa.

Para isso, pode baixar o aplicativo de cashback, instalar uma extensão no navegador, acessar o checkout da loja ou buscar atendimento em um ponto de venda físico.

Há ainda programas de cashback no cartão de crédito, devolvendo parte do valor de compras realizadas com essa forma de pagamento.

As porcentagens que você recebe variam de acordo com o negócio ou o tipo de mercadoria: podem ser de 0,5% até o valor integral do produto (muito raramente).

Isso vai depender de quais são as políticas da empresa, promoções e época do ano. Na Black Friday, por exemplo, muitos estabelecimentos e instituições financeiras oferecem valores maiores de cashback.

Além disso, quanto maior for o valor dos itens adquiridos, maior será o retorno para a sua conta.

Algumas plataformas garantem o acesso imediato ao reembolso, enquanto em outras o dinheiro pode ser utilizado após o alcance de um valor mínimo.

E vale lembrar: o prazo para obter o dinheiro pode expirar, dependendo da empresa.

Vantagens do cashback

Ainda tem dúvidas se vale a pena aderir a esse tipo de programa?

Antigamente as pessoas utilizavam um pequeno cofre para guardar as moedinhas, mas hoje você pode também poupar dinheiro com o cashback.

Veja só algumas outras vantagens que justificam a sua participação:

  • Economizar: mesmo que a porcentagem do produto que você compra seja baixa, o cashback incentiva hábitos de economia de recursos, o que é algo favorável em qualquer planejamento financeiro;
  • Fácil acesso: o cadastro nos programas de cashback é bem simples e rápido;
  • Comprar presentes: você pode presentear familiares e amigos com o dinheiro que acumula com o cashback;
  • Fazer pagamentos: muitas carteiras virtuais permitem o pagamento de boletos com o dinheiro que você recebe de recompensa;
  • Transparência: as entradas e saídas dos programas de cashback são detalhadas em cada transação.

Onde tem cashback?

Já imaginou quantas vezes você utiliza o cartão sem ter se cadastrado em um programa de cashback?

Provavelmente, está perdendo uma graninha que, ao longo do tempo, pode fazer diferença nas suas finanças.

Vamos ver agora como encontrar bons programas:

  • Compras online: é um programa tradicional, que devolve valores quando você faz compras nas lojas participantes;
  • Cartão de crédito: formato oferecido por emissores de cartões para premiar a sua escolha como método de pagamento;
  • Carteira digital: nessa modalidade, o valor devolvido fica depositado em uma carteira virtual e pode ser transferido para sua conta bancária ou utilizado em novas compras;
  • Lojas físicas: estabelecimentos como supermercados, shoppings, farmácias e até postos de combustíveis podem devolver percentuais de seus pagamentos nesse tipo de programa.

Como o MEI pode aproveitar o cashback?

Sim! O MEI também pode aproveitar as vantagens do cashback.

Você já deve saber que pode fazer compras no atacado e no varejo com uma conta bancária para pessoa jurídica e conseguir negociar bons preços – e, além disso, pode também conseguir cashback nessas compras.

Essa é uma bela oportunidade de economia para o microempreendedor. E o primeiro passo é ter uma conta PJ.

Veja como abrir uma conta como MEI.

É necessário enviar alguns documentos, como identidade, CPF, comprovante de residência, CNPJ e Certificado de Microempreendedor Individual.

Muitos MEIs negligenciam essa etapa em seus negócios e utilizam a conta para pessoa física.

Porém, é muito importante separar as contas pessoais das profissionais, até mesmo para facilitar o balanço contábil e pagar devidamente os impostos.

Onde usar seu cashback?

O MEI pode utilizar o dinheiro que acumula com cashback para reinvestir na própria empresa.

Então, essa é uma boa oportunidade para crescer o negócio ao mesmo tempo em que faz economias — a propósito, você já tem a sua reserva de emergência?

Se você precisa de um novo notebook ou de itens para escritório ou para a loja, com certeza pode usar o dinheiro devolvido para essas despesas.

Outra sugestão é utilizar o dinheiro para pagar um contador: é comum que os MEIs tentem resolver todas as contas sozinhos, mas a ajuda de um profissional pode economizar uma boa parte do seu tempo e evitar erros.

O MEI também pode usar o cashback para fazer investimentos financeiros em renda fixa ou variável, para ter melhores perspectivas quanto às finanças, metas e projetos.

Posso oferecer cashback aos clientes?

Se for de forma planejada, a ação é bastante recomendada para o MEI.

Existem maneiras diferentes de criar um programa de cashback, portanto, é importante definir primeiro o que deseja incentivar.

Por exemplo, você pode oferecer cashback para compras de clientes fiéis, para compras de produtos específicos ou para determinados valores.

Disponibilizar valores de volta para uso em compras futuras é uma ótima maneira de recompensar os clientes fiéis.

Da mesma forma, criar um programa de fidelidade para os clientes a partir da oferta de cashback é uma estratégia para recompensá-los por sua lealdade.

Defina os critérios e deixe tudo bem claro a seus clientes. A ação tem tudo para ser um sucesso!

Agora, você já sabe o que é cashback e como funciona! Continue por dentro de assuntos relevantes para a sua jornada empreendedora aqui no blog MEI Fácil Por Neon.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler