Você conhece os benefícios de acordar cedo? Confira 4 deles

5 minutos de leitura
Clube das 5am ou Benefícios de acordar cedo
Navegue pelo conteúdo

Os adeptos ao “clube das 5 da manhã” defendem o hábito, mas você sabe quis são os benefícios de acordar cedo?

Despertar antes do horário que você está acostumado pode ser um sacrifício, mas existem diversas vantagens em fazer isso. De qualquer forma, tenha em mente que no começo pode parecer difícil mudar ou criar um hábito, então não desanime.

Com o tempo, vai ficar cada vez mais fácil e você começará a perceber todos os benefícios de acordar cedo.

Quer saber mais? Continue lendo!

Quais são os principais benefícios de acordar cedo?

Aumentar a produtividade

Um dos benefícios de acordar cedo está relacionado ao bem estar para você mesmo em e tarefas cotidiana, além do aumento de produtividade no trabalho.

Além disso, ao sair antes da cama, o estresse e a ansiedade diminuem, já que você terá mais tempo para pensar em tudo que precisa fazer durante o dia e, por consequência, conseguirá planejar melhor suas tarefas.

E tem mais: durante as primeiras horas do dia, o corpo produz uma substância chamada cortisol, que serve para te deixar mais ativo.

Se você já acorda atrasado e precisa correr para o trabalho, seu organismo entende que precisa produzir mais cortisol do que o normal, o que pode te deixar mais irritado logo ao amanhecer.

Dar andamento a atividades que exigem mais concentração

Nada melhor do que a manhã para se concentrar e essa é uma das principais vantagens de acordar cedo. Nesse período, você tem menos distrações, então pode se dedicar a executar as tarefas que demandam mais do seu cérebro e talvez até sejam mais difíceis.

É claro que adotar o hábito de despertar antes do horário “normal” exige organização e muita determinação. Entretanto, ao fazer isso você verá como terá ainda mais energia, já que durante as primeiras horas do dia ainda não nos envolvemos tanto com as turbulências da rotina.

Assim, é possível manter a motivação para começar e finalizar as demandas do dia a dia.

Leia também: Séries e filmes para empreendedores: 10 inspirações para você

Trabalhar com mais eficiência

Ao despertar ao alvorecer, você pode se organizar com mais calma e sem pressão, e terá mais eficiência para trabalhar.

Por isso, busque por um espaço no qual possa se concentrar para resolver as pendências e foque naquelas que demandam mais da sua concentração.

Como explicamos no tópico anterior, nas primeiras horas do dia é quando tendemos a ter mais disposição para resolver os afazeres mais complexos.

Como muitas das demandas do dia de um empreendedor dependem apenas dele mesmo, é fundamental ter uma rotina bem estabelecida para não deixar passar nada.

Ter um tempo só para você

Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil, então faz muita diferença ter um tempo ao longo do dia para focar em você mesmo.

Então, outro benefício de acordar cedo é poder dedicar as primeiras horas do dia para fazer algo que você goste, como ler, fazer um exercício físico ou qualquer outra atividade que te satisfaça.

5 dicas para acordar cedo e ter um dia mais produtivo

Durma de 7 a 8 horas por noite

O aumento da disposição é uma das vantagens de acordar cedo, desde que você durma cedo e tenha de 7 a 8 horas de descanso por noite.

Dessa forma, você garante que o seu corpo complete o tempo necessário para o ciclo correto de repouso, fazendo com que seu organismo fique mais saudável e disposto para o próximo dia.

Lembre-se de que é preciso deixar uma margem de 15 a 30 minutos, pois é o tempo que você pode levar para pegar no sono.

Cada pessoa tem um relógio biológico, por isso entenda como o seu funciona e observe quantas horas de sono você precisa para se manter produtivo ao longo do dia.

Prepare-se para dormir

Se você pretende acordar às 5 horas da manhã (ou mais cedo do que normalmente acorda), por exemplo, jante mais cedo e pratique atividades para relaxar, ler um livro,  meditar também te ajuda a descansar a mente.

Veja uma lista de biografias de empreendedores que podem te inspirar a ler mais!

Além disso, é importante se descontar de telas de celulares, ipad, etc., em pelo menos 1 horas antes de dormir.

E mais: quando você determinar qual horário irá dormir, não fique inventando desculpas para ficar mais tempo acordado. Se não, será muito mais difícil acordar disposto no outro dia.

Acorde de 15 a 30 minutos mais cedo

Se você costuma acordar às 7 horas da manhã, com certeza será mais difícil sair da cama às 5 horas. Mude o hábito aos poucos, acordando de 15 a 30 minutos mais cedo.

Veja o que funciona melhor na sua rotina e como seu corpo reage à mudança. Ao perceber que o seu organismo está se adaptando bem ao novo horário, continue antecipando o relógio até alcançar o seu objetivo (seja acordar 4, 5 ou 6 horas da manhã).

Levante-se assim que o despertador tocar

Nada de ficar enrolando na campa e de ligar a função soneca. Para evitar cair nessas tentações, coloque o despertador longe da cama, pois isso te obrigará a levantar para desligá-lo.

No caminho, já aproveite para abrir a janela, pois a luz do sol ajuda a regular o relógio biológico e preparar o seu corpo para o início do dia.

Aprenda mais sobre os benefícios de acordar cedo

Acredito que você já tenha ouvido falar do “5 AM club” (ou clube das 5 da manhã, em tradução para o português). No Instagram existe a hashtag #5amclub, que  geralmente usam para postar fotos e vídeos das suas primeiras horas do dia.

Diante da força que esse estilo de vida ganhou nos últimos anos, alguns livros foram lançados sobre o tema e vale conhecê-los para aprender mais sobre o assunto:

“O milagre da manhã”, de Hal Elrod

O milagre do amanha

“O clube das 5 da manhã”, de Robin Sharma

O clube das 5

Acorda cedo pode fazer muita diferença para garantir o sucesso profissional e pessoal, pois as primeiras horas da manhã proporcionam um momento de solidão e silêncio propício para cuidar da mente e do corpo.

A sua saúde tem uma grande influência na sua performance como empreendedor e gestor do seu próprio negócio, por isso conhecer os benefícios de acordar cedo é tão importante.

Gostou de conhecer as vantagens desse hábito e das dicas para começar a levantar algumas horas antes? Para otimizar ainda mais o seu tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo!

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI, seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com o atendimento e suporte de qualidade da nossa equipe.

Acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook, e também inscreva-se na TV MEI Fácil.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler