Saber como finalizar um atendimento ao cliente é o segredo para aumentar a satisfação do seu público e impulsionar seu negócio.

Afinal, quem é bem atendido e sai satisfeito tem muito mais chances de continuar comprando da sua empresa e se tornar um cliente fiel.

Se você atua como MEI (microempreendedor individual), não pode abdicar de técnicas de venda, desde o primeiro contato até o fechamento.

Para ajudar você, reunimos dicas infalíveis para conseguir finalizar o atendimento com chave de ouro e deixar seu cliente encantado.

Continue lendo e aprenda as técnicas para garantir a satisfação do consumidor.

Como finalizar um atendimento ao cliente em 10 dicas

Como já destacamos, aprender como finalizar um atendimento ao cliente é essencial para garantir a satisfação do seu público e gerar novas vendas.

E a boa notícia é que você consegue ter sucesso nessa missão com pequenos ajustes na estratégia de abordagem ao consumidor.

Veja as melhores dicas para fechar esse contato da melhor forma possível.

1. Avalie se o problema foi solucionado

A primeira atitude necessária ao final de um atendimento é avaliar se o problema do cliente foi solucionado.

Muitas vezes, podem restar dúvidas depois dos procedimentos realizados ou o consumidor pode estar insatisfeito com algum ponto da sua resolução.

Então, é fundamental perguntar se está tudo certo e se o cliente precisa de mais informações sobre a questão tratada no atendimento.

Além disso, lembre-se de ser muito solícito e deixar o consumidor à vontade para fazer perguntas, mostrando que você está ali para ajudá-lo no que for preciso.

2. Forneça um protocolo de atendimento

É válido fornecer um protocolo de atendimento para o cliente na hora de finalizar o contato.

Esse código alfanumérico poderá ser usado pelo consumidor para identificar a chamada ou a troca de mensagens futuramente, caso seja necessário rever o conteúdo conversado e comprovar informações.

Muitas empresas exigem esse protocolo para registros de reclamações na ouvidoria, por exemplo, pois ele mostra que o consumidor já entrou em contato com o atendimento e não teve seu problema resolvido.

Para facilitar a vida do público, você pode enviar o protocolo de atendimento por e-mail, SMS ou WhatsApp, evitando que o cliente tenha que anotar um código extenso e complicado.

Entenda como oferecer um bom atendimento ao cliente na empresa MEI.

3. Pergunte se você pode ajudar com outra questão

O final do atendimento também é o momento de verificar se você pode ajudar o cliente com alguma outra questão.

A ideia é que o consumidor aproveite esse contato com a empresa para solucionar todas as suas dúvidas, mesmo que não tenham nada a ver com o assunto tratado originalmente.

Dessa forma, você incentiva o cliente a estreitar seu relacionamento com o negócio e abre novas possibilidades de vendas.

4. Ofereça um contato direto

Se o cliente já entrou em contato por meio de um dos canais oficiais da empresa, é interessante fornecer um contato direto para tornar o atendimento mais personalizado.

Nem sempre isso é possível, como em grandes empresas com muitos chamados, mas o MEI pode facilmente passar um contato de WhatsApp ou e-mail exclusivo para o cliente.

Dessa forma, se o consumidor voltar a ter o mesmo problema ou ficar com alguma dúvida depois do atendimento, ele consegue falar diretamente com você e ter uma resposta mais rápida.

5. Reforce o compromisso da empresa com o cliente

Saber como finalizar um atendimento ao cliente também passa pelo reforço do compromisso da empresa com ele. Ou seja, há comprometimento da empresa para que ele tenha o melhor de você.

Antes de desligar a chamada ou encerrar o chat, diga ao consumidor que foi um prazer atendê-lo e que você está disponível para qualquer dúvida durante o horário de atendimento — é importante especificar esse detalhe.

Fale também sobre a importância do consumidor para a empresa, ressaltando que a preferência dele é essencial e que você está comprometido com a satisfação de todos os clientes.

Veja como implementar um pós-venda eficiente na sua empresa.

6. Faça uma pesquisa de satisfação

Finalizar o atendimento com uma pesquisa de satisfação é sempre uma ótima ideia. Para isso, você pode usar a técnica NPS (Net Promoter Score), perguntando: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você ficou satisfeito com este atendimento?”.

Também é possível perguntar se o problema foi resolvido e qual o grau de satisfação do cliente (muito satisfeito, pouco satisfeito, insatisfeito, etc.) ou pedir para que ele dê uma nota ao atendente.

O importante é encontrar uma maneira de medir a eficiência do atendimento em função do grau de contentamento do seu cliente.

Assim, você pode usar esses dados para melhorar seus serviços continuamente e fidelizar ainda mais seus clientes.

7. Ofereça um cupom de desconto

Como consumidor, nada melhor do que receber um cupom de desconto ao final de um atendimento, não é mesmo?

Essa tática pode ser usada para os casos mais complicados, quando os clientes estão muito insatisfeitos e a empresa cometeu algum erro como um atraso na entrega ou uma cobrança indevida.

Ao oferecer um benefício, você consegue minimizar o estresse causado ao consumidor e ainda gera uma nova oportunidade de venda para o negócio.

Aproveite e aprenda a dar desconto sem sair no prejuízo!

8. Aproveite para informar sobre novidades e promoções

Se você está em dúvida sobre como finalizar um atendimento ao cliente, já pensou em aproveitar esse momento para informar sobre novidades e promoções?

Essa abordagem é indicada para os contatos mais tranquilos, nos quais o problema foi resolvido rapidamente e o cliente está aberto à comunicação.

Então, aproveite a oportunidade de falar sobre uma nova promoção em vigor, apresentar um novo produto ou verificar se o cliente deseja serviços complementares.

9. Peça uma avaliação da empresa

Outra forma de finalizar seu atendimento ao cliente é solicitar que o consumidor avalie a empresa em alguma plataforma. Pode ser uma avaliação no Google, no Facebook ou no próprio site da empresa.

Mas é claro que essa estratégia só funciona quando você tem um alto nível de satisfação — do contrário, podem chover comentários negativos sobre sua empresa na internet.

Saiba também como responder dúvidas e críticas de clientes nas redes sociais.

10. Como finalizar um atendimento ao cliente que não responde?

Se o cliente simplesmente parou de responder, seja em uma ligação ou em um chat, você deve encerrar o contato por falta de comunicação.

Nesse caso, basta finalizar com uma frase do tipo:

  • “Por falta de comunicação, estou encerrando este contato. Permanecemos à disposição.”
  • “<nome do cliente>, infelizmente o tempo máximo de espera para este atendimento foi excedido. Peço que retorne o contato em um momento mais oportuno.”

Assim, você se resguarda em relação ao atendimento e o cliente pode voltar a entrar em contato quando estiver disponível.

Outra opção é retornar o contato ao cliente, se você quiser adotar uma abordagem mais proativa.

Precisa enviar uma mensagem de cobrança ao cliente? Descubra como fazer isso!

Atendimento ao cliente: como funciona?

O atendimento ao cliente é uma das áreas mais importantes da empresa, que deve ser estruturada desde o início.

Tenha isso em mente mesmo que você seja MEI, sem funcionário e com uma estrutura muito pequena.

Para começar, você precisa:

  • Oferecer pelo menos um canal de atendimento tradicional, como telefone, e um canal online, como chat, e-mail ou WhatsApp;
  • Oferecer um FAQ (perguntas frequentes) para autoatendimento no seu site;
  • Definir um horário de atendimento;
  • Ter o menor tempo de resposta possível para seus clientes;
  • Definir alguns scripts básicos para tratar de solicitações, dúvidas e reclamações;
  • Ter uma maneira de mensurar a qualidade do seu atendimento, como pesquisas de satisfação.

Dessa forma, você conseguirá atender seus clientes com eficiência e garantir a satisfação deles, além de impulsionar sua fidelização.

Etapas do atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente tem as seguintes etapas:

  1. Solicitação de atendimento pelo cliente, usando os canais indicados pela empresa;
  2. Primeira resposta da empresa, que costuma ter início com uma atualização cadastral e análise do problema ou solicitação;
  3. Primeira tentativa de resolver o problema, que costuma ser suficiente para as situações mais simples;
  4. Direcionamento para um atendimento personalizado, se for um caso mais complexo;
  5. Resolução imediata do problema ou definição do prazo para resolução;
  6. Confirmação da resolução do problema com o cliente;
  7. Finalização do atendimento, que pode ser feita com pesquisa de satisfação, cupom de desconto, pedido de avaliação, etc.;
  8. Mensuração do atendimento com pesquisas e acompanhamento dos dados.

Por que o atendimento ao cliente é importante?

É bom você aproveitar as dicas que demos neste artigo, porque o atendimento ao cliente é uma área essencial para o sucesso do seu negócio.

Por melhor que seja seu produto ou serviço, os consumidores sempre vão precisar contatar sua empresa para tirar dúvidas, aprender a usar o produto da melhor maneira e solucionar problemas.

E é nessa hora que as pessoas decidem se vão continuar comprando da sua empresa ou não, dependendo da qualidade do atendimento.

Por isso, investir em um bom atendimento é essencial para aumentar a satisfação dos seus clientes, conseguir clientes fiéis e aumentar suas vendas. Muitas vezes, esse é o diferencial de empresas bem-sucedidas e que se destacam em seu segmento.

Então, não deixe de investir para atender seus clientes cada vez melhor e proporcionar experiências de compra memoráveis.

 

Siga aprendendo com as dicas sobre como vender mais na sua MEI.

Inscreva-se também na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.