Apesar da euforia e do enorme interesse causados pelo lançamento do Chat GPT, também surgiram questionamentos a respeito das potenciais finalidades desta tecnologia.
Muitas pessoas se perguntam se isso pode representar o fim das profissões relacionadas à escrita e produção de conteúdo.
Para desmistificar essas controvérsias e tornar o Chat GPT seu aliado profissional, elaboramos este artigo imperdível sobre o assunto.
Vamos explicar como o MEI pode se beneficiar com o Chat GPT.
Leia até o fim e tire suas dúvidas!
O que é Chat GPT?
Desenvolvido pela empresa OpenAI e lançado no final de 2022, o Chat GPT é um dos mais avançados programas geradores de textos virtuais.
Seu lançamento foi impactante: com a marca de 100 milhões de usuários em apenas dois meses, trata-se de um dos maiores sucessos virtuais de todos os tempos.
O êxito do software justifica-se, principalmente, pela naturalidade da interação estabelecida com o usuário, em comparação aos demais softwares do gênero.
De conversas simples (mas bem realistas) a poemas complexos, passando por pesquisas sobre qualquer assunto, a plataforma surpreende pela criatividade e coerência dos conteúdos produzidos.
Impressionante, não é mesmo?
Como funciona o Chat GPT?
Os algoritmos do Chat GPT são sofisticadamente elaborados para simular o funcionamento das redes neurais humanas.
Como consequência, o software dispensa a existência de respostas e textos pré-programados, uma vez que possui autonomia para a construção do conteúdo na hora.
Para isso, o gerador vasculha o imenso banco de dados da internet, utilizando bilhões de parâmetros de análise. Além disso, o Chat GPT possui especificamente o diferencial de identificar mais assertivamente as sutilezas semânticas características da comunicação humana.
Dessa forma, ao considerar os recursos linguísticos mais adequados para cada situação, o Chat GPT cria textos mais naturais e “humanizados”.
Esta “liberdade criativa” é obtida através de ferramentas de inteligência artificial, como a melhoria contínua promovida pelo deep learning.
Vale lembrar que, obviamente, o programa não é infalível, e a ocorrência de erros semânticos e inadequações conceituais é possível. Assim, para fazer o melhor uso da ferramenta, é preciso seguir alguns passos importantes.
Como usar o Chat GPT?
Vamos aprender como usar corretamente o Chat GPT?
1. Acesse a plataforma oficial do Chat GPT
Em primeiro lugar, é preciso acessar o endereço oficial do Chat GPT pelo próprio navegador online.
Tendo em vista que a OpenAI ainda não disponibilizou o acesso por aplicativo digital, evite todos os apps que se passam pelo Chat GPT.
2. Preencha seu cadastro
Na página inicial do programa, será preciso cadastrar seu login e senha. Para validar sua inscrição, acesse o link enviado para seu e-mail.
Vale ressaltar que, caso você prefira, é possível acessar a plataforma utilizando sua conta Google ou Microsoft previamente logadas.
3. Faça nova pesquisa
No canto superior esquerdo, clique em “New chat” para iniciar a geração de um novo conteúdo. Digite sua pergunta ou solicitação no campo disponível na parte inferior da página e pressione “enter”.
O programa começará a gerar a resposta, cuja extensão pode ser maior ou menor, a depender dos detalhes específicos solicitados.
Caso você não fique satisfeito com o conteúdo produzido, clique no botão “Regenerate response”, localizado acima do campo de perguntas. Assim, em poucos segundos, o Chat GPT vai apresentar uma nova opção.
Caso deseje consultar alguma solicitação anterior, basta conferir o histórico de perguntas armazenado na barra lateral do menu.
4. Revise as informações
Por último, mas não menos importante: confira as informações geradas pelo Chat GPT. Parece estranha a sugestão, não é mesmo?
No entanto, é preciso ressaltar que o software não inclui as referências utilizadas para a construção do texto. Assim, é possível a inclusão de dados pouco confiáveis disponíveis na internet.
Além disso, recomenda-se não utilizar os conteúdos virtuais na íntegra, já que é possível que o programa repita frases ou trechos de outros textos, levando você a ser penalizado pelos buscadores por prática de plágio.
Por isso, por segurança, sempre revise as informações do texto!
O Chat GPT vai roubar o seu emprego?
Dificilmente alguma tecnologia conseguirá substituir o potencial criativo da comunicação elaborada por pessoas reais, uma vez que esta está ancorada em princípios essencialmente humanos: afeto, sensibilidade e conscientização.
Além disso, a escrita é uma das ferramentas mais poderosas para expressar a cultura de um povo, sendo indispensável para o ser humano compreender a própria existência.
Assim, ao invés de atrapalhar, é provável que o Chat GPT auxilie o cotidiano dos escritores e produtores de conteúdo, já que pode servir como ferramenta de pesquisa prévia à construção do texto.
De maneira geral, provavelmente algumas atividades mais mecânicas e repetitivas poderão ser direcionadas aos softwares de produção de texto.
A boa notícia, no entanto, é que podem surgir novas profissões relacionadas ao gerenciamento adequado do Chat GPT.
Ou seja, por mais que o texto seja produzido artificialmente, a revisão do conteúdo sempre passará pelas mãos humanas.
Por que o MEI deve estar atento ao Chat GPT?
Se utilizados corretamente, os geradores de textos virtuais asseguram inúmeras vantagens para o cotidiano dos microempreendedores individuais:
- Rápido levantamento de informações para a montagem de planos de negócios;
- Auxílio em um brainstorming para desenvolvimento de novos produtos ou serviços;
- Auxílio como ferramenta de pesquisa das demandas do público-alvo;
- Otimização do atendimento ao cliente, permitindo a gestão de grandes aportes de interações simultâneas.
Assim, o Chat GPT é uma excelente ferramenta para potencializar o desenvolvimento de sua empresa.
Manter-se em dia com as novidades tecnológicas é essencial para empreender com sucesso. Acompanhe as novidades do blog MEI Fácil por Neon e fique sempre por dentro do que acontece no mundo dos negócios!
Inscreva-se também na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nada: Instagram e Facebook.