Passo a passo sobre como usar cartão virtual na maquininha

5 minutos de leitura
Celular encostando em maquininha de cartão
Navegue pelo conteúdo

Quer saber como usar o cartão virtual na maquininha? Essa opção é vantajosa tanto para quem paga quanto para quem recebe, porque permite o pagamento via cartão de crédito, mesmo que o cliente esteja sem sua versão física.

Além de dar acesso a parcelamentos e outros benefícios de usar essa modalidade, como cashback e programas de recompensas.

Siga com a leitura e confira as etapas para pagar com cartão de crédito digital na maquininha.

Tem como usar o cartão virtual na maquininha?

Na maioria das vezes, dá sim para usar o cartão virtual na loja física. Mas o caminho para fazer isso vai depender do seu banco e de um cadastro prévio de cartão digital no aplicativo.

Inclusive, o primeiro passo para conseguir seu cartão virtual é entrar no app do banco, selecionar “cartões” no menu principal e solicitar a emissão do cartão virtual.

Depois, procure pela possibilidade de pagar por aproximação, que vai estar disponível para celulares modernos, com tecnologia NFC.

Caso tenha essa alternativa, o uso do cartão virtual na maquininha será possível em poucos cliques e sem precisar de intermediários.

Já para quem não encontrou a opção de pagamento por aproximação, será preciso recorrer a uma carteira digital para usar o cartão em maquininhas.

Saiba que esse processo também é simples, como vamos mostrar a seguir.

Veja como usar o cartão virtual na maquininha em 6 passos

Como acabamos de comentar, existem dois caminhos diferentes para usar o cartão virtual na maquininha. Vamos começar pelo mais simples e, se não estiver disponível, passamos ao intermédio de uma carteira digital.

Lembrando que, em ambos, será preciso ter um cartão físico, pois o virtual é apenas uma versão digital do mesmo cartão de crédito.

Ou seja, ele tem os mesmos limites e fatura, com a única diferença de oferecer mais segurança nas compras online.

Pode ser criado para uma única transação e rapidamente cancelado pelo app em seguida, sem qualquer burocracia.

A geração de um novo cartão virtual é outra etapa bastante intuitiva e ágil.

Acompanhe, então, os principais passos para usar o cartão virtual na maquininha.

1. Entre no app do seu banco

Caso ainda não tenha um cartão virtual, será preciso gerar um no aplicativo da instituição financeira. Para isso, digite seu login e senha e confirme se o app está habilitado para fazer transações.

Caso não esteja, vá até um caixa eletrônico ou agência e libere as transações no aplicativo.

2. Emita o cartão digital

Assim que estiver tudo OK, vá até o menu principal ou a aba de “cartões” e, em seguida, clique sobre “cartão digital” ou alternativa similar.

Preencha os dados solicitados, como validade e quantidade de compras permitidas com o seu cartão virtual, e finalize a emissão através da senha do cartão físico.

3. Verifique se há opção de pagamento por aproximação

Após gerar o cartão digital, veja se é possível pagar diretamente pelo app. Geralmente, essa opção é concedida por bancos digitais, mas vale pedir informações junto a bancos tradicionais também.

Se não houver essa disponibilidade, escolha uma carteira digital para mediar suas compras em lojas físicas.

4. Cadastre o cartão virtual numa carteira digital

Apple Pay, Google Pay e PicPay são exemplos de carteiras conhecidas que permitem a utilização do seu cartão em estabelecimentos físicos.

Elas servem como uma carteira física, “guardando” os dados do seu cartão e possibilitando pagamentos quando você decidir utilizar esse meio.

Basta fazer um cadastro prévio com as informações do cartão virtual (número, nome, CPF, validade e código de segurança) e seguir os dois passos abaixo.

5. Acesse a carteira e digite sua senha

Na hora de pagar uma compra ou serviço, abra o app da sua carteira digital, selecione o cartão virtual e digite sua senha.

Esse é um mecanismo de segurança para evitar fraudes, garantindo que o cartão está sendo usado pelo titular.

6. Conclua o pagamento

Assim que aparecer uma imagem do cartão virtual, aproxime-o da maquininha para finalizar a operação e receber o comprovante impresso (se a maquininha imprimir) via e-mail ou SMS.

Em seguida, você poderá visualizar os dados da compra normalmente no app da carteira digital ou banco.

Como usar o cartão virtual em compras online?

Usar o cartão virtual nas compras online é bem mais fácil, pois ele foi criado para isso. Comece emitindo o cartão no aplicativo da sua instituição financeira, seguindo o mesmo processo que explicamos acima.

Depois, é só entrar no site ou loja online, colocar os produtos no carrinho e avançar para o pagamento, selecionando a opção “cartão de crédito”.

Você será direcionado a um formulário requisitando os dados do cartão, que deverá ser preenchido com informações da versão digital, e não do cartão físico.

Ao completar o formulário, clique em “finalizar compra”, “finalizar pagamento” ou opção similar para concluir a operação.

Como aceitar pagamentos com cartão virtual?

Para aceitar pagamentos via cartão virtual na loja física, é preciso contar com uma maquininha que tenha a opção de pagar por aproximação. Esse mecanismo possibilita a transação a partir do app do banco do cliente, ou a partir de uma carteira digital.

Consulte as funcionalidades para confirmar se existe essa alternativa e como usar (via QR Code ou aproximação como se fosse um cartão físico, por exemplo).

Já para aceitar o cartão virtual nas compras pela internet, é necessário dispor de um sistema de pagamento online, como PayPal e Mercado Pago.

Eles permitem alguns formatos de cobrança, como a geração de um link ou QR Code, que pode ser encaminhado ao cliente para finalizar a transação.

Caso você tenha uma loja online, será preciso fazer a integração ao sistema de pagamento para garantir um fluxo facilitado aos clientes, simplificando a conclusão da compra.

Não esqueça de consultar as opções de planos, taxas e bandeiras aceitas antes de contratar uma plataforma de pagamento online.

Quais as vantagens do cartão virtual?

Aceitar o cartão virtual agrega uma série de comodidades para o consumidor, ajudando a atrair mais clientes ao seu comércio, seja físico ou online.

Não é à toa que muitos lojistas e prestadores de serviços aceitam esse meio de pagamento, que viabiliza pagamentos com:

  • Agilidade e praticidade, dispensando o uso de cartão físico ou dinheiro;
  • Maior segurança e controle do cartão virtual através do aplicativo do banco ou carteira digital;
  • Conclusão de compras e contratação de serviços pela internet, sem precisar sair de casa;
  • Possibilidade de parcelamento e compra mista (usando mais de um meio de pagamento. Por exemplo, dois cartões de crédito diferentes);
  • Transações mediadas por sistemas seguros;
  • Redução do risco de inadimplência, pois as cobranças são feitas de modo automático;
  • Maior controle dos pagamentos destinados ao seu negócio.

Já conhece a série Gente que Brilha do nosso canal no YouTube?

Nela apresentamos histórias de pessoas brilhantes que compartilham suas vivências de vida e com a Neon.

A história de José e Pedro com a Neon é de conquistas. Nada pode parar um futuro brilhante quando vamos juntos.

Veja como a Neon impactou suas vidas:

Faça você também sua história de conquistas com a Neon.

Gostou das nossas dicas? Conheça outras soluções para o seu negócio no blog MEI Fácil por Neon.

Inscreva-se também na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

E mais: já conhece o dicionário MEI Fácil por Neon? Nele você encontra as explicações para os termos mais importantes do universo do microempreendedor. Confira!

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler
Aprenda mais
Tire todas as suas dúvidas sobre Finanças