Dia da Mulher: como o MEI pode aproveitar a data?

4 minutos de leitura
Mulher feliz com os braços para cima
Navegue pelo conteúdo

O Dia da Mulher é comemorado em todo o mundo no dia 8 de março.

Durante muitas décadas, elas foram impedidas de votar, por exemplo, quando este direito era reservado apenas aos homens — só a partir de 1932, as mulheres conquistaram o direito ao voto no Brasil.

Além disso, por muitas gerações as mulheres receberam uma educação formal diferente da dos homens. O entendimento era de que elas deveriam cuidar das obrigações do lar, o que teve inúmeros reflexos no mercado de trabalho que persistem até hoje.

Segundo o Valor, as mulheres no Brasil recebem 20,2% menos que os homens.

Então, sabemos da importância de reconhecer essa data para vivermos em um mundo mais justo.

Se você é MEI, saiba que existem diversas formas de incentivar o empoderamento feminino nos negócios, além das ações de vendas na data.

Por que o MEI deve aproveitar o Dia da Mulher?

O Brasil possui uma população de mais de 108 milhões de mulheres, de acordo com o IBGE. Logo, existe um amplo mercado consumidor que pode ser alcançado pelo MEI.

Porém, essa data comemorativa vai muito além de uma questão comercial. É interessante que o empreendedor entenda o significado do Dia da Mulher para realizar ações acertadas em suas estratégias sazonais.

A data existe de forma oficial e reconhecida pela ONU desde 1975, e suas origens remontam à greve de mulheres russas em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial.

Para você ter uma ideia, na época da Revolução Industrial na Inglaterra, não existia licença-maternidade e as mulheres trabalhavam nas fábricas de tecidos ou em minas por até 14 horas sem direito formal ao afastamento do trabalho.

De lá para cá, houve o reconhecimento de que as mulheres precisavam ser equiparadas em termos legais aos homens.

Nesse sentido, o Dia da Mulher é comemorado internacionalmente e isso tem impacto nos negócios, pois as empresas e as famílias se mobilizam para presenteá-las e para comemorar essa data histórica.

Leia também: Calendário promocional 2023: prepare-se para vender mais

5 dicas de ações para o MEI no Dia da Mulher

Existem diversas ações que os microempreendedores, sejam homens ou mulheres, podem realizar para promover o empoderamento feminino no Dia da Mulher.

Confira a seguir.

1. Fazer um evento temático nas redes sociais

Você pode mobilizar as redes sociais para fazer um Desafio do Dia da Mulher.

Essa ação também pode ser desenvolvida para homens e mulheres, ao pedir que os participantes do desafio marquem uma mulher e a parabenizem por algo.

Além disso, o evento pode ser para as mulheres escreverem frases ou citações e marcarem uma hashtag relacionada à data.

Veja alguns exemplos de citações interessantes:

  • “Eu não sou um pássaro e nenhuma rede me enlaça. Eu sou um ser humano livre com vontade independente” (Charlotte Bronte);
  • “Se um homem pode destruir tudo, por que uma garota não pode mudar isso?” (Malala Yousafzai);
  • “Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento” (Eleanor Roosevelt);
  • “Não existe limite para o que nós, como mulheres, podemos realizar” (Michelle Obama);
  • “Pense como uma rainha. Uma rainha não tem medo de falhar. Fracasso é apenas mais um degrau para o sucesso” (Oprah Winfrey).

Outra ideia para um evento comemorativo no Instagram, por exemplo, é pedir para os seguidores recomendarem uma leitura feminista da sua preferência, ou um filme ou livro lançados por uma mulher.

2. Promover lives ou webinars

É interessante criar redes de suporte para mulheres microempreendedoras por meio de lives ou webinars.

Dessa forma, as mulheres poderão ter um espaço de diálogo, seja para tirar dúvidas sobre o negócio, compartilhar experiências, falar sobre superação de desafios e/ou para fazer networking.

Existem diversas temáticas interessantes, como:

  • Educação financeira para mulheres;
  • Empoderamento feminino;
  • Mulheres empreendedoras no Brasil;
  • Como ter um bom planejamento de negócios;
  • Empreender com filhos pequenos.

3. Realizar sorteios e oferecer prêmios para as mulheres

Outra maneira de comemorar o Dia da Mulher para microempreendedoras é realizar sorteios ou oferecer prêmios, o que pode ser feito de forma online ou presencial.

Basta pedir para que as mulheres se inscrevam no evento para participarem do sorteio, que pode ser, por exemplo, de um produto que você vende em sua loja ou outro que preferir.

4. Oferecer produtos e descontos especiais em compras feitas por mulheres

Vale a pena considerar também oferecer descontos para as mulheres em produtos ou serviços nesta data.

Você pode criar um cupom com o nome DIADAMULHER ou MULHER e todas as que realizarem compra com o código terão determinado desconto.

Para os que vendem produtos ou treinamentos e cursos online, é uma ideia que vai incentivar as compras, ao mesmo tempo em que a data é valorizada.

5. Presentear uma mulher

Presentear uma mulher é outra ação bem-vinda. No entanto, muitas vezes os presentes escolhidos para mulheres nesse dia estão repletos de estereótipos que é bom evitar.

Maquiagens, esmaltes, lingeries ou objetos para cozinha são muito clichês.

Então, se você deseja tornar a data especial para a mulher que vai presentear, aposte na criatividade e escolha produtos como:

  • Livros;
  • Camiseta personalizada com frases;
  • Bolsa feita com materiais ecologicamente sustentáveis;
  • Item de decoração para escritório;
  • Porta-retrato com uma foto especial;
  • Outros que tragam um significado livre de estereótipos.

3 exemplos de ações de empresas no Dia da Mulher

Conheça a seguir algumas ações de empresas que têm por objetivo proteger as mulheres e reduzir a desigualdade de gênero.

1. Magalu

Desde 2019, a Magalu possui um canal de denúncia no aplicativo da empresa para que mulheres denunciem atos de violência contra a mulher.

No dia 8 de março de 2021, a Magalu incluiu o projeto Justiceiras, para acolhimento das vítimas e atendimento em até 24 horas.

2. Avon

A Avon, em parceria com a ONU Mulheres e a Fundação Dom Cabral, também possui um projeto desde 2019 denominado “Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres”.

Ao todo, mais de 100 empresas participam do projeto, que tem como foco a erradicação da violência contra a mulher no ambiente de trabalho ou fora dele.

“Essa iniciativa demonstrou uma escalabilidade e poder de engajamento que nos surpreende todos os dias, com milhões de pessoas impactadas diretamente em todas as regiões do Brasil”, disse Daniela Grelin, Diretora Executiva do Instituto Avon, na página oficial da campanha.

3. Facebook

Desde 2015, a empresa Meta criou o programa “Powerful Women in Tech Community”, que em português significa “Mulheres Poderosas na Comunidade da Tecnologia”.

São realizados diversos eventos e palestras nos quais as mulheres compartilham aprendizados, histórias pessoais e discutem temas como diversidade, posições de liderança e inclusão.

Além disso, o Relatório Anual de Diversidade da Meta destaca que atualmente 37,1% da força de trabalho da empresa é composta por mulheres e que este número tende a crescer.

E aí, gostou das ideias?

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler