Você sabia que é possível configurar o pagamento em débito automático do DAS MEI? Com isso você não precisa mais se preocupar com datas de vencimento e acabar esquecendo de pagar o DAS em dia, gerando multas por atraso.

O pagamento do DAS MEI é uma das obrigações do MEI, pois o boleto mensal garante o acesso a diversos benefícios, além de te deixar em dia com seus impostos.

Quer saber como ativar o DAS MEI em débito automático? Então continue lendo!

O que é DAS MEI?

O DAS MEI é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, sendo o boleto que o Microempreendedor Individual deve pagar mensalmente para recolher os impostos da sua categoria.

Seu valor é fixo e em 2022 varia entre R$ 61,60 e R$ 66,60. O pagamento deve ser feito sempre até o dia 20 de cada mês.

Ao pagar o DAS, o MEI tem direito aos seus benefícios do INSS, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte.

Tem como colocar o DAS em débito automático?

Para facilitar o seu dia a dia, você pode ativar o débito automático DAS MEI! Isso evita que você tenha problemas caso esqueça de pagar o DAS no prazo correto e tenha que arcar com juros e multas.

Como funciona o pagamento no débito automático?

O pagamento no débito automático permite programar o pagamento de contas, boletos e faturas. Dessa forma, basta fazer as configurações de pagamento uma única vez e, após isso, todos os boletos futuros serão pagos na data programada.

Uma pesquisa do Instituto Ipsos mostra que hoje 51% dos brasileiros mais jovens fazem pagamentos com débito automático. A principal vantagem disso é sempre quitar suas pendências financeiras no prazo correto, evitando pagar juros por atraso.

Contudo, é necessário ter bastante controle financeiro para garantir que você tenha saldo na conta sempre que um pagamento em débito automático for realizado.

Como cadastrar o débito automático para pagar o DAS?

O processo é muito simples e tem apenas algumas etapas:

  1. Verifique se a funcionalidade está disponível na conta do seu banco;
  2. Selecione a opção de débito automático e configure as informações de pagamento;
  3. Pronto! Mensalmente o valor será debitado da sua conta corrente automaticamente na data escolhida.

Para ativar débito automático do DAS na conta MEI Fácil, a conta para MEI, vá para a tela inicial do app e clique na opção referente ao DAS do mês vigente ou em “Ver tudo”. Você visualizará a opção de débito automático, então basta clicar para habilitar.

Está feito! Você não precisará mais se preocupar com o pagamento do seu boleto DAS.

O débito automático será descontado da sua conta MEI Fácil e é essencial ter saldo em conta para o pagamento ser efetuado. Para depositar dinheiro na sua conta, você pode fazer um Pix, usar um boleto de depósito ou fazer transferências via TED ou DOC.

Como tirar o DAS do débito automático?

Para desativar o débito automático referente ao seu DAS, abra o app MEI Fácil e clique na opção referente ao DAS do mês vigente ou em “Ver tudo”. Ao visualizar a opção de débito automático, clique para desabilitar.

Importante: caso você desabilite a função após o dia 18 do mês, você deverá realizar o cancelamento do agendamento na opção “Pagamentos” > “Agendamentos”.

Além disso, se o seu DAS já tiver sido pago, somente o DAS do mês seguinte não será pago pelo débito automático.

Leia também: Pagamento em duplicidade do DAS MEI: veja como solicitar o reembolso

8 dúvidas frequentes sobre o DAS MEI e o pagamento em débito automático

1. Ativei o débito automático do DAS, mas estava sem saldo em conta. E agora?

Caso você tenha ativado o débito automático e não tenha saldo em conta, o pagamento não vai ser efetuado. Assim, será necessário realizar o pagamento manual do seu DAS através do nosso app ou copiando o código de barras e pagando em um local da sua preferência.

2. Como pagar o MEI?

O pagamento do DAS MEI pode ser feito de duas formas: pelo portal do Simples Nacional ou direto pelo app MEI Fácil.

No portal do Simples Nacional, acesse o  “PGMEI – Programa Gerador do DAS para o MEI”, o sistema de pagamento do DAS MEI. Após entrar no sistema, clique em “Emitir Guias de Pagamento DAS” e então em “Apurar/Gerar DAS”. O boleto será gerado e estará disponível para pagamento.

Já pelo app MEI Fácil, basta criar sua conta (ou fazer o login caso você já tenha uma), acessar a área do DAS MEI, selecionar o mês que deseja realizar o pagamento, copiar o código de barras e pronto!

E, claro, como mostrado acima, nessa mesma área você pode configurar o pagamento em débito automático do DAS MEI.

Banner com CTA para pagar o DAS pela conta MEI Fácil

3. Como pagar DAS vencido MEI?

Para pagar o DAS vencido os caminhos são os mesmos, a diferença é que a guia estará atualizada já com a aplicação de multa e juros.

Realize o pagamento da mesma forma que você faria com um DAS a vencer e pronto.

4. Como emitir o DAS MEI?

Para emitir o DAS MEI, basta acessar o “PGMEI – Programa Gerador do DAS para o MEI” ou entrar no aplicativo MEI Fácil para baixar o seu boleto.

Veja aqui o passo a passo sobre como emitir o DAS MEI.

5. Como imprimir o DAS do MEI?

Para imprimir o DAS MEI, acesse o “PGMEI – Programa Gerador do DAS para o MEI”, selecione o boleto que deseja imprimir e depois clique em “Apurar/Gerar DAS”.

O boleto será baixado em PDF no seu computador, então é só abrir e selecionar a opção para imprimir o documento. Feito isso, você terá o seu DAS na versão em papel.

6. Quando pagar DAS MEI?

O DAS MEI deve ser pago mensalmente até o dia 20 de cada mês. A data é fixa para todos os MEIs e não é possível alterá-la.

7. Qual é a data de pagamento do meu débito automático do DAS?

Caso você tenha ativado a função até o dia 17, o seu DAS já entra para o débito automático no próprio mês. Caso a ativação ocorra do dia 18 em diante, somente o DAS do mês seguinte irá entrar para o pagamento automático.

Caso você ainda fique com dúvidas, acompanhe no app clicando no seu DAS, pois lá você irá visualizar se o pagamento automático está agendado.

8. O débito automático paga as parcelas do DAS?

Por enquanto, o pagamento do débito automático não ocorre com parcelamentos do DAS. Nesses casos você terá que realizar o pagamento manual.

Aproveite e veja aqui quando fazer o parcelamento do DAS MEI atrasado.

 

Deu para entender como ativar o débito automático DAS MEI? Configure o seu agora mesmo!

Também lembre-se de se inscrever na TV MEI Fácil no YouTube e acompanhar as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.