A segunda via da nota fiscal pode ser necessária em várias situações do cotidiano do MEI. Felizmente, é muito fácil obter esse documento no sistema que você utiliza para emitir suas notas.

Assim, você sempre poderá recuperar a NF se um cliente pedir ou se você precisar resolver algo com a contabilidade.

Continue lendo e saiba como emitir a segunda via da nota fiscal de forma simples e rápida.

Segunda via da nota fiscal: o que é e para que serve?

Segunda via da nota fiscal é uma nova emissão desse documento feita pelas empresas em algumas situações.

Sempre que uma nota fiscal eletrônica é emitida, o documento fica armazenado no software emissor utilizado, que pode ser aquele público disponibilizado pelo governo ou outro programa de escolha do empresário.

Dessa forma, é possível emitir uma segunda via do documento a qualquer momento. Geralmente, os empreendedores fazem isso quando perdem o documento fiscal original e precisam utilizá-lo.

Isso pode acontecer devido a uma formatação do computador onde os arquivos de nota fiscal eram armazenados, por exemplo, ou caso o empreendedor tenha optado por imprimir o documento, tornam-se ainda mais comuns situações de danificação ou perda do papel.

Nessas horas, não é preciso se preocupar: basta emitir uma segunda via da nota fiscal por meio do software emissor, selecionando o período em que a original foi gerada.

Como emitir a segunda via da nota fiscal?

Emitir uma segunda via da nota fiscal é muito simples, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o software emissor utilizado para emitir suas notas fiscais, que pode ser o sistema da prefeitura ou um programa próprio;
  2. Procure pela opção “Consulta de notas fiscais” ou alguma chamada semelhante no menu principal;
  3. Selecione o mês e o ano da emissão da nota fiscal que você deseja. Se você não souber exatamente a data, pode utilizar as opções de busca por um ano inteiro ou por vários anos, dependendo do software;
  4. Clique em “Pesquisar” ou algum botão semelhante;
  5. Localize a nota fiscal que você quer reemitir na lista apresentada pelo software;
  6. Na maioria dos softwares, você terá uma opção de “2ª via” ou “Emitir 2ª via” nos detalhes da nota fiscal;
  7. Então, é só clicar no botão de segunda via que a nota será baixada automaticamente para o seu computador.

Viu como é simples conseguir uma segunda via da nota fiscal emitida pela sua empresa?

Por que emitir a segunda via da nota fiscal?

Existem várias situações em que pode ser necessário emitir uma segunda via da nota fiscal do MEI.

Por exemplo, o microempreendedor pode precisar de uma NF específica para contabilizar os rendimentos do ano anterior e fazer sua declaração anual (DASN-SIMEI).

Leia também: Como fazer a Declaração Anual do MEI 2022: passo a passo

Outra situação é quando um cliente solicita uma segunda via de nota fiscal. Embora a empresa não seja obrigada por lei a reemitir o documento, não há motivo para negar algo assim a um cliente, principalmente se você quer manter um bom relacionamento e gerar novas oportunidades de vendas.

Nesse caso, a segunda via é uma questão de transparência e pode ser muito importante para manter a relação com o consumidor.

MEI é obrigado a emitir nota fiscal?

O MEI só é obrigado a emitir nota fiscal quando vende produtos ou presta serviços para outras empresas.

No caso das vendas para pessoas físicas, não há obrigatoriedade do documento fiscal.

Entretanto, se um consumidor solicitar a NF para comprovar uma compra, o MEI é obrigado a fornecer devido às disposições do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Por quanto tempo MEI precisa guardar a nota fiscal?

O MEI deve guardar todas as suas notas fiscais emitidas por cinco anos, pois é o prazo legal instituído pela Receita Federal.

Isso significa que, durante esse período, o Fisco pode solicitar a nota fiscal para efeitos de fiscalização e auditoria.

Então, se você perdeu alguma nota fiscal dos últimos cinco anos, é melhor emitir a segunda via e guardar bem o arquivo (ou o documento impresso) para não ter problemas.

Aproveite que você já sabe tudo sobre a segunda via de nota fiscal e conheça nosso emissor.

Lembre-se também de se inscrever na TV MEI Fácil e acompanhar as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.