Como saber se o boleto é falso? Saiba tudo e não caia no golpe

5 minutos de leitura
Mulher com expressão preocupada segurando celular sobre fundo amarelo
Navegue pelo conteúdo

E agora, como saber se o boleto é falso quando você recebe esse tipo de documento?

Infelizmente, é necessário ter muita atenção ao pagar um boleto hoje em dia, porque os golpes utilizando esse meio de pagamento têm se multiplicado.

Os criminosos alteram dados para o dinheiro ir para a conta deles, criam ofertas falsas, se passam por empresas e até usam vírus para adulterar os títulos.

A boa notícia é que é possível sim saber se o boleto é falso, como veremos ao longo do artigo.

Continue lendo e proteja-se de golpes.

Como saber se o boleto é falso?

Afinal, como saber se o boleto é falso quando você tem um em mãos?

Considerando que são emitidos quase 4 bilhões de boletos por ano no Brasil, segundo dados da Febraban, os riscos de cair em um golpe com esse meio de pagamento não podem ser ignorados.

Afinal, ao pagar um boleto, você envia o dinheiro diretamente para a conta bancária do favorecido.

Por um lado, é um meio muito prático para fazer pagamentos. Por outro, pode ser facilmente falsificado e deixar você no prejuízo.

Para começar, vamos entender melhor como funciona o boleto e como ele é fraudado.

O que é um boleto falso?

Boleto falso é aquele criado ou alterado por um golpista para você fazer o pagamento e enviar o dinheiro diretamente para a conta dele por engano.

Geralmente, os criminosos especializados nesse tipo de fraude alteram valores e dados bancários dos títulos de pagamento, de modo que você não perceba que está pagando um boleto falso.

Por isso, é uma espécie de “boleto disfarçado”, como um suposto documento para pagar sua conta de internet que, na verdade, envia o dinheiro para a conta de um golpista.

Para enganar a vítima, os criminosos podem modificar o nome do favorecido, o CPF ou CNPJ, a instituição bancária, o valor a pagar, os dados bancários, entre outras informações, além do próprio canal de envio do documento.

Como identificar um boleto falso?

O primeiro passo para identificar um boleto falso é verificar como você recebeu esse documento. A maioria dos documentos falsificados chegam por e-mail, SMS ou mensagem no WhatsApp, por exemplo.

Logo de início, você deve observar se o endereço de envio é legítimo, se for o caso de uma empresa. Além disso, é importante verificar os dados do boleto em busca de irregularidades, erros de digitação e informações suspeitas.

Via de regra, o documento precisa ter os dados do emissor (nome, CPF/CNPJ) que está fazendo a cobrança e os dados do pagador, que é você.

Então, antes de pagar qualquer boleto, verifique se os seus dados e os dados do recebedor estão corretos — e, claro, se você reconhece a compra do produto ou serviço dessa empresa ou pessoa física.

Também é importante checar as informações que aparecem na tela quando você vai fazer o pagamento do boleto no seu app bancário.

Se houver qualquer dado diferente do que estava no documento, como um valor com alguns centavos a mais ou um nome de beneficiário distinto, desconfie imediatamente e suspenda o pagamento.

Como saber se o CNPJ é verdadeiro?

Se o boleto que você vai pagar foi emitido por uma empresa, ele terá o CNPJ registrado.

Nesse caso, você pode usar o sistema de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral da Receita Federal para consultar o número do registro da empresa.

É só digitar o CNPJ e clicar em “Consultar” para verificar se o documento é mesmo da empresa descrita no boleto e se está ativo.

Fraudes comuns feitas com o boleto falso

O golpe do boleto falso está cada vez mais sofisticado, exigindo atenção máxima ao lidar com esses documentos.

Uma das estratégias usadas pelos criminosos é a adulteração dos boletos por meio de um tipo de vírus chamado “bolware”.

Esse programa malicioso consegue mudar dados do boleto, como valor e conta bancária de destino no momento em que a vítima imprime o documento.

Para evitar esse golpe, basta exigir que os boletos sejam enviados no formato PDF e optar pelo pagamento online, revisando cuidadosamente os dados na hora de confirmar a operação.

Outra tática comum é a alteração do banco de destino. Por isso, é fundamental conferir se os três primeiros números do código de barras correspondem à instituição financeira indicada no boleto.

Outro golpe clássico é o envio de um boleto falso acompanhado de uma oferta imperdível para o cliente.

Nesses casos, o criminoso costuma se passar por uma loja famosa para enganar o consumidor e convencê-lo a pagar o documento.

Foi o que aconteceu com dois consumidores em Uberaba/MG, que perderam mais de R$ 800 com um boleto falso das Lojas Americanas que prometia um celular por R$ 400, conforme noticiado no JM Online.

Há ainda outra versão desse golpe na qual os criminosos criam um site falso, imitando o endereço da loja na internet, e anúncios falsos de produtos para serem pagos em boletos — obviamente, também falsos.

Aliás, o MEI precisa ficar atento aos golpes de boleto específicos para a categoria.

No caso, os golpistas enviam boletos falsos como se fossem para pagamento do DAS, assim como ofertas falsas de quitação de dívidas do MEI.

Leia também: Golpe MEI: o que é, como evitar e o que fazer se você cair nele

Paguei um boleto falso: o que fazer?

Se você pagou um boleto falso, fique calmo, pois ainda é possível recuperar seu dinheiro. Primeiro, avise imediatamente a instituição financeira que você utilizou para fazer o pagamento.

Como existe um tempo de compensação de até 3 dias úteis, se você agir rapidamente é bem possível que o banco consiga bloquear o pagamento antes que ele seja liquidado.

O próximo passo é avisar a empresa usada no golpe para ela reforçar sua segurança da informação e alertar seus clientes sobre a farsa envolvendo seu nome.

Também é relevante avisar o banco usado na intermediação do pagamento.

Então, você deve fazer um boletim de ocorrência (BO), pois o registro policial é a garantia que você precisa para lutar pelos seus direitos após ser vítima desse crime.

Na delegacia, será aberto um inquérito para investigar uma possível quadrilha e evitar que outras pessoas sejam lesadas.

Em relação ao dinheiro, se o pagamento foi efetivado, você deve buscar o ressarcimento com a empresa responsável pela falha de segurança.

Isso porque empresas e instituições financeiras são responsáveis pela reparação de danos causados aos consumidores por falhas e defeitos internos de seus sistemas.

Um exemplo é o caso de uma consumidora que ligou para o banco para pagar uma parcela atrasada de um financiamento e, em seguida, recebeu um boleto falso por WhatsApp de uma pessoa que se identificou como funcionária da instituição.

A cliente pagou o boleto e foi cobrada novamente pelo banco, percebendo que havia caído em um golpe.

Então, ela moveu uma ação contra o banco e ganhou, tendo a parcela quitada e seu nome excluído dos órgãos de proteção ao crédito, segundo o ConJur.

Como denunciar boleto falso?

Você deve denunciar o boleto falso, primeiramente, para a instituição financeira que você utilizou para fazer o pagamento.

Em seguida, a denúncia deve ser encaminhada para o banco que consta no boleto — muitas instituições têm um canal exclusivo para essas comunicações.

Por fim, o boletim de ocorrência fará seu papel de iniciar as investigações policiais.

E agora, ficou claro como saber se o boleto é falso? Veja também nossas dicas para não cair em golpes de internet.

Também lembre-se de se inscrever na TV MEI Fácil no YouTube e acompanhar as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler