Chegou o agendamento de pagamento da MEI Fácil! Veja como funciona

4 minutos de leitura
Agendamento de pagamento
Navegue pelo conteúdo

Você já precisou pagar uma conta, mas não conseguiu pois estava fora do horário de expediente bancário, era final de semana ou feriado? Pois bem, a gente sabe que não é nada legal quando isso acontece. E pensando nisso, a MEI Fácil acaba de lançar o agendamento de pagamento!

Agora, você escolhe as datas que prefere pagar um conta e já deixa tudo agendado! Basta realizar o agendamento de pagamento de boletos, contas de consumo e impostos diretamente pelo app que no dia escolhido a conta será paga. Demais, né?

Se preocupar com o horário comercial para pagar as contas é coisa do passado, com o agendamento de pagamento da conta digital MEI Fácil a sua experiência MEI ficou ainda melhor! Confira abaixo como funciona.

O que é o agendamento de pagamento?

O agendamento de pagamento, nova funcionalidade da conta MEI Fácil, permite ao microempreendedor agendar o pagamento de seus boletos, contas de consumo e impostos diretamente pelo aplicativo MEI Fácil, em poucos cliques.

Ele pode ser utilizado quando:

  1. O usuário precisar pagar contas fora do horário de expediente bancário – De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 20h30, exceto feriados, ou nos finais de semana;
  2. Na busca por mais comodidade, o microempreendedor decide agendar o pagamento de contas para uma data futura.

Por exemplo, o seu boleto DAS vence todo dia 20, certo? Você pode entrar no app MEI Fácil uma semana antes do vencimento e realizar o agendamento de pagamento do imposto.

O mesmo pode ser feito com outros tipos de contas do seu dia a dia, tais como a fatura de um cartão de crédito, contas de internet, telefone e aluguel, boletos para pagamento de fornecedores etc.

O agendamento de pagamento é diferente do débito automático

Você pode estar pensando – “Ah, então o agendamento de pagamento é a mesma coisa que débito automático, né?”

A resposta é não.

O agendamento de pagamento te permite agendar um boleto ou conta que você já possui o código de barras (ou o número dele), um QR code ou o número de um Pix de cobrança. Essa informação então é inserida no app e você consegue pagar a conta em uma data futura, caso o boleto não esteja no dia do vencimento ou vencido.

Com ele, a conta em questão fica agendada apenas uma vez, sendo necessário reagendar no mês seguinte, caso seja um compromisso que se repita.

Já no débito automático, você programa o pagamento de alguma conta e ela será sempre paga na data escolhida, sem a necessidade de agendá-la todos os meses, caso ela seja recorrente.

No entanto, o agendamento de pagamento e o débito automático possuem uma coisa em comum – e por isso pode causar confusão em algumas pessoas: quando chega o dia que você agendou o pagamento, o valor é automaticamente debitado do saldo disponível na sua conta corrente.

Quais as vantagens do agendamento de pagamento para o MEI?

O agendamento de pagamento chegou na MEI Fácil para facilitar ainda mais o seu dia a dia como microempreendedor individual, tornando suas obrigações financeiras mais controladas e fáceis de gerenciar.

Com a nova funcionalidade, você consegue:

Ter uma maior organização financeira na sua MEI

  • Agende seu boleto DAS para ser pago sempre em dia e mantenha seu CNPJ regularizado;
  • Pague fornecedores e despesas no dia certo e tenha o domínio do seu fluxo de caixa.
cta planilha gastos 1

Otimizar o seu tempo

Você não precisa entrar toda hora na sua conta para pagar boletos. Separe um tempo na sua rotina para agendar todos os boletos e foque em outras responsabilidades do seu negócio!

Agendar pagamentos 24 horas por dia

A semana está super corrida e você conseguiu entrar na sua conta MEI apenas a noite ou no final de semana?

Sem problemas, o agendamento de pagamentos pode ser feito 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Evitar atrasos e esquecimentos

A gente sabe, por mais que as contas e prazos de vencimento estejam anotados, as vezes você deixa passar o dia de pagar um boleto ou o DAS. Mas o agendamento de pagamento foi pensado para acabar com isso.

Chega de pagar juros ou taxas por um boleto vencido, basta entrar no aplicativo MEI Fácil e agendar o pagamento das suas contas, simples assim!

Como faz para agendar um pagamento?

Para programar o agendamento de pagamento na sua conta MEI Fácil é simples. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a conta MEI Fácil pelo aplicativo;
  2. Clique em “Pagamento de contas“;
  3. Clique em “Pagar“, coloque os dados e escolha a data de preferência;
  4. Insira sua senha e pronto! Logo em seguida você verá o comprovante de agendamento na sua tela.

Caso queira acompanhar todos os agendamentos realizados, basta ir na aba “Agendados“.

Separamos algumas dúvidas que você pode ter na hora fazer o agendamento de pagamento. Confira as principais:

Como cancelar um pagamento agendado?

Na aba “Pagamento de contas”, selecione a opção “Agendados”.

Toque no pagamento e no final da tela aparecerá a opção “Cancelar agendamento”. Após a confirmação, você verá a mensagem na tela e também receberá um e-mail confirmando o cancelamento.

Atenção: vale lembrar que o agendamento só pode ser cancelado até o dia anterior à data programada para pagar a conta.

O agendamento do meu pagamento não funcionou. O que fazer?

Entre na tela inicial do app, toque na aba “Conta MEI Fácil”.

No “Extrato” vai aparecer o motivo pelo qual não foi feito o pagamento agendado.

Caso o pagamento não tenha sido concluído por saldo insuficiente, confirme se você tem esse valor em conta e tente pagar de novo.

Como saber se o pagamento agendado foi concluído?

No dia em que o pagamento foi agendado, assim que ele for feito você receberá uma notificação no celular e um e-mail informando que ele foi concluído com sucesso.

Qual é o prazo de compensação após o pagamento?

O prazo de compensação do pagamento pode variar de 2 a 3 dias úteis, mas é importante verificar com o banco emissor o tempo que a compensação pode levar. Boletos emitidos aqui na MEI Fácil são compensados em até 2 dias úteis.

Lembrando que sábados, domingos e feriados não contam como dias úteis.

Assim que concluir seu pagamento, o comprovante ficará disponível. Basta ir na aba “Extrato” da “Conta MEI Fácilou, se preferir, também é possível consultar o documento em “notificações das transações do app“, na tela inicial.

Viu como é fácil agendar seus pagamentos? Aproveite para ficar por dentro das nossas novidades. Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler
Aprenda mais
Tire todas as suas dúvidas sobre Finanças