Você já precisou pagar uma conta, mas não conseguiu pois estava fora do horário de expediente bancário, era final de semana ou feriado? Pois bem, a gente sabe que não é nada legal quando isso acontece. E pensando nisso, a MEI Fácil acaba de lançar o agendamento de pagamento!

Agora, você escolhe as datas que prefere pagar um conta e já deixa tudo agendado! Basta realizar o agendamento de pagamento de boletos, contas de consumo e impostos diretamente pelo app que no dia escolhido a conta será paga. Demais, né?

Se preocupar com o horário comercial para pagar as contas é coisa do passado, com o agendamento de pagamento da conta digital MEI Fácil a sua experiência MEI ficou ainda melhor! Confira abaixo como funciona.

O que é o agendamento de pagamento?

O agendamento de pagamento, nova funcionalidade da conta MEI Fácil, permite ao microempreendedor agendar o pagamento de seus boletos, contas de consumo e impostos diretamente pelo aplicativo MEI Fácil, em poucos cliques.

Ele pode ser utilizado quando:

  1. O usuário precisar pagar contas fora do horário de expediente bancário – De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 20h30, exceto feriados, ou nos finais de semana;
  2. Na busca por mais comodidade, o microempreendedor decide agendar o pagamento de contas para uma data futura.

Por exemplo, o seu boleto DAS vence todo dia 20, certo? Você pode entrar no app MEI Fácil uma semana antes do vencimento e realizar o agendamento de pagamento do imposto.

O mesmo pode ser feito com outros tipos de contas do seu dia a dia, tais como a fatura de um cartão de crédito, contas de internet, telefone e aluguel, boletos para pagamento de fornecedores etc.

O agendamento de pagamento é diferente do débito automático

Você pode estar pensando – “Ah, então o agendamento de pagamento é a mesma coisa que débito automático, né?”

A resposta é não.

O agendamento de pagamento te permite agendar um boleto ou conta que você já possui o código de barras (ou o número dele), um QR code ou o número de um Pix de cobrança. Essa informação então é inserida no app e você consegue pagar a conta em uma data futura, caso o boleto não esteja no dia do vencimento ou vencido.

Com ele, a conta em questão fica agendada apenas uma vez, sendo necessário reagendar no mês seguinte, caso seja um compromisso que se repita.

Já no débito automático, você programa o pagamento de alguma conta e ela será sempre paga na data escolhida, sem a necessidade de agendá-la todos os meses, caso ela seja recorrente.

No entanto, o agendamento de pagamento e o débito automático possuem uma coisa em comum – e por isso pode causar confusão em algumas pessoas: quando chega o dia que você agendou o pagamento, o valor é automaticamente debitado do saldo disponível na sua conta corrente.

Quais as vantagens do agendamento de pagamento para o MEI?

O agendamento de pagamento chegou na MEI Fácil para facilitar ainda mais o seu dia a dia como microempreendedor individual, tornando suas obrigações financeiras mais controladas e fáceis de gerenciar.

Com a nova funcionalidade, você consegue:

Ter uma maior organização financeira na sua MEI

  • Agende seu boleto DAS para ser pago sempre em dia e mantenha seu CNPJ regularizado;
  • Pague fornecedores e despesas no dia certo e tenha o domínio do seu fluxo de caixa.

Otimizar o seu tempo

Você não precisa entrar toda hora na sua conta para pagar boletos. Separe um tempo na sua rotina para agendar todos os boletos e foque em outras responsabilidades do seu negócio!

Agendar pagamentos 24 horas por dia

A semana está super corrida e você conseguiu entrar na sua conta MEI apenas a noite ou no final de semana?

Sem problemas, o agendamento de pagamentos pode ser feito 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Evitar atrasos e esquecimentos

A gente sabe, por mais que as contas e prazos de vencimento estejam anotados, as vezes você deixa passar o dia de pagar um boleto ou o DAS. Mas o agendamento de pagamento foi pensado para acabar com isso.

Chega de pagar juros ou taxas por um boleto vencido, basta entrar no aplicativo MEI Fácil e agendar o pagamento das suas contas, simples assim!

Como faz para agendar um pagamento?

Para programar o agendamento de pagamento na sua conta MEI Fácil é simples. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a conta MEI Fácil pelo aplicativo;
  2. Clique em “Pagamento de contas“;
  3. Clique em “Pagar“, coloque os dados e escolha a data de preferência;
  4. Insira sua senha e pronto! Logo em seguida você verá o comprovante de agendamento na sua tela.

Caso queira acompanhar todos os agendamentos realizados, basta ir na aba “Agendados“.

Separamos algumas dúvidas que você pode ter na hora fazer o agendamento de pagamento. Confira as principais:

Como cancelar um pagamento agendado?

Na aba “Pagamento de contas”, selecione a opção “Agendados”.

Toque no pagamento e no final da tela aparecerá a opção “Cancelar agendamento”. Após a confirmação, você verá a mensagem na tela e também receberá um e-mail confirmando o cancelamento.

Atenção: vale lembrar que o agendamento só pode ser cancelado até o dia anterior à data programada para pagar a conta.

O agendamento do meu pagamento não funcionou. O que fazer?

Entre na tela inicial do app, toque na aba “Conta MEI Fácil”.

No “Extrato” vai aparecer o motivo pelo qual não foi feito o pagamento agendado.

Caso o pagamento não tenha sido concluído por saldo insuficiente, confirme se você tem esse valor em conta e tente pagar de novo.

Como saber se o pagamento agendado foi concluído?

No dia em que o pagamento foi agendado, assim que ele for feito você receberá uma notificação no celular e um e-mail informando que ele foi concluído com sucesso.

Qual é o prazo de compensação após o pagamento?

O prazo de compensação do pagamento pode variar de 2 a 3 dias úteis, mas é importante verificar com o banco emissor o tempo que a compensação pode levar. Boletos emitidos aqui na MEI Fácil são compensados em até 2 dias úteis.

Lembrando que sábados, domingos e feriados não contam como dias úteis.

Assim que concluir seu pagamento, o comprovante ficará disponível. Basta ir na aba “Extrato” da “Conta MEI Fácilou, se preferir, também é possível consultar o documento em “notificações das transações do app“, na tela inicial.

Viu como é fácil agendar seus pagamentos? Aproveite para ficar por dentro das nossas novidades. Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as nossas redes sociais: Instagram e Facebook.