20 dicas de como ter uma renda extra sendo MEI

8 minutos de leitura
Veja como ter uma renda extra
Navegue pelo conteúdo

Atualizado em 25 de abril de 2022

Você já fez de tudo para colocar suas finanças em ordem e mesmo assim as contas insistem em não fechar? Uma ótima opção para você é descobrir como ter uma renda extra.

O ideal é que não atrapalhe na sua ocupação principal e te ajude com os gastos que estavam fora do radar.

Essa também é uma maneira de começar a ter contato com a sua veia empreendedora e ainda ganhar dinheiro com isso, ou ainda, uma forma de ajudar seu MEI a ampliar os horizontes para faturar mais no final do mês.

Hoje o que não faltam são opções que te dão uma forcinha para sair das dívidas.

Existem vários aplicativos que podem te ajudar nessa jornada. Muitos deles são serviços que já existiam muito antes da internet surgir, como – por exemplo – o aluguel de imóveis, passear com animais, brechós e caronas.

Também existem portais onde você pode escolher o que você gostaria de fazer e a sua disponibilidade de tempo e serviços.

Confira as 20 dicas de como ter uma renda extra a seguir:

Como ter uma renda extra com 8 aplicativos sendo MEI (ou não)

Quer saber como ganhar dinheiro com CNPJ? Parece algo distante ganhar dinheiro extra com algo que você já tem ou faz como MEI?

Então confira uma lista com 8 aplicativos que vão te ajudar na hora de ampliar sua renda.

Mas vale o lembrete: nenhuma delas é garantia de dinheiro rápido e fácil.

Para conseguir um bom dinheiro é preciso se empenhar com o serviço prestado ou venda e pesquisar sobre os prós e contras de cada app.

Veja também aplicativos para vendas e tudo que você precisa saber antes de decidir se vale a pena!

Ofereça seus serviços e atraia clientes

Aplicativo de renda extra: GetNinjas.

O GetNinjas é um aplicativo que facilita a busca por profissionais, serviços e por clientes, o que pode ser uma opção para você MEI oferecer seus serviços, ampliando sua rede.

Para quem deseja atrair clientes, basta preencher os campos com o serviço oferecido e as atividades que realiza.

Esse app é bem conhecido por quem está em busca de profissionais específicos, como o MEI. É possível contratar diarista, professor, cabeleireiro, assistência técnica, buffet, DJs, consultoria, eventos e mais 15 áreas de serviços.

O app busca três profissionais próximos a você e eles entrarão em contato para passar o orçamento.

Cuide de animais de estimação

Aplicativos para renda extra: Pet Anjo e DogHero.

Uma forma de conseguir uma renda extra conhecida há tempos de forma flexível e divertida é hospedar ou passear com animais de estimação.

Temos muitos MEIs que atendem o segmento pet como estética, banho e tosa e alguns outros serviços.

Para ampliar ganhos, eles podem contar com esses sites que fazem a conexão entre os donos dos pets e os anfitriões dispostos a hospedar os bichinhos.

No Pet Anjo, por exemplo, o candidato recebe um treinamento online e define sua agenda conforme a disponibilidade. Após aprovado na plataforma, pode começar a trabalhar, sendo remunerado com 70% do valor pago pelo cliente.

Outro exemplo desse segmento que você pode utilizar é o Dog Hero, que é direcionado especialmente para cachorros.

Monte uma lojinha online com suas próprias roupas e acessórios

Aplicativo: Enjoei

Se você MEI já teve seu brechó ou vende roupas para seus contatos, pelo perfil do Instagram (que concentra muitos vendedores de roupas e acessórios) ou usa o Whatsapp para vendas, pode ter uma ajudinha extra com ajuda de um aplicativo.

Sempre tem aquela roupa que você comprou e nunca usou, que está dentro do seu guarda-roupa e em ótimo estado. Através do Enjoei você pode vendê-las de forma simples, rápida e segura.

Além de roupas, existem outras categorias dentro do site. Basta você fazer o cadastro e desapegar do que não precisa, criando assim o seu brechó online e administrando seu espacinho de desapegos! 🙂

Transporte de pessoas

Aplicativos para renda extra: Uber, 99, Cabify, InDrive, Yet Go e Ladydriver.

Ser motorista de Uber talvez seja a fonte de renda extra mais popular desta lista no momento para o MEI.

Qualquer pessoa com carteira de habilitação profissional, um smartphone com sistema iOS 7 ou com Android 4.0 e um carro fabricado a partir de 2008 com quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado pode virar parceiro desse aplicativo.

Os ganhos dependem das horas trabalhadas, mas uma ferramenta da Uber permite calcular o faturamento estimado.

Ela mostra que ao trabalhar com o UberX quatro horas por dia e cinco vezes por semana o faturamento mensal é de 1.948 reais, já líquido da taxa paga à Uber, mas sem considerar os gastos com manutenção do carro.

Para os MEIs que oferecem serviço de motorista de aplicativo, vale lembrar que esse segmento cresceu bastante e hoje existem outras opções que podem ser uma alternativa para o seu perfil, como:

  • 99 e Cabify – funcionam de forma semelhante ao Uber;
  • InDrive – o passageiro faz uma oferta para o valor da viagem, e o motorista aceita ou não;
  • Yet Go – ideal também para empresas e entregadores, além transporte de passageiros;
  • Ladydriver – voltado apenas para motoristas e passageiras que se identificam como mulheres.

Entenda sobre empreendedorismo feminino – dificuldades e muita inspiração

Ofereça seus serviços de beleza e estética para mais clientes

Aplicativo de renda extra: Singu

O Singu promove o encontro entre quem busca determinados profissionais de beleza e estética (manicure, depilação e massagem) para prestação do serviço e quem pode atender essas pessoas.

Basta fazer o cadastro no app para se tornar um profissional da rede.

A plataforma oferece para os profissionais, carinhosamente chamados de “artistas Singu”, 70% de comissionamento, a liberdade para cada profissional de administrar a agenda sobre quando e onde atender, além de treinamentos gratuitos com profissionais renomados.

Para quem é MEI no segmento de serviços de estética, essa é uma oportunidade de ampliar sua gama de clientes.

Responda pesquisas e ganhe um dinheirinho extra

Aplicativo para renda extra: Pinion

Diversas empresas precisam constantemente de pesquisas para desenvolvimento de serviços e produtos e contratam consultorias que buscam perfis para responder por todo o país.

Pesquisas remuneradas ajudam quem precisa explorar a opinião e o público que pode responder e ajudar no desenvolvimento do projeto.

Em geral, as pesquisas são relativamente simples e tem remunerações interessantes para os respondentes. Já que hoje, com o avanço da tecnologia é possível oferecer esse tipo de serviço de forma remota.

O aplicativo Pinion une pesquisadores e quem tem perfil de pesquisado para realizar essas pesquisas. Basta você se cadastrar e informar seu perfil e, havendo pesquisas que que se encaixem no seu perfil (sexo, idade, hábitos etc.), você responde e é remunerado por isso sem sair da sua casa, trabalho, tudo pelo celular.

Dê carona ao viajar

Aplicativo para renda extra: Blablacar

Quer descobrir mais uma forma de como ganhar dinheiro extra com carro?

Se você costuma fazer viagens constantes com o seu carro e sempre sobra uma vaguinha para mais alguém, aí está mais uma oportunidade de você garantir uma fonte de renda no fim do mês ou, no mínimo reduzir custos de viagem.

Através do Blablacar, você oferece caronas e economiza nos custos da sua viagem, além de fazer uma nova amizade.

Para se cadastrar nesse aplicativo para renda extra, basta informar o itinerário, a data e hora da viagem e pedir uma participação nos custos da viagem para cada passageiro.

A reserva pode ou não ser aprovada de forma automática, e o viajante paga diretamente ao proprietário do carro.

Vale lembrar que as caronas são seguras e os usuários são verificados pelo aplicativo, coletando dados e cópias do RG ou CNH.

Em trechos como São Paulo-Rio de Janeiro são cobrados cerca de 60 reais por passageiro, enquanto o trecho São Paulo-Guarujá pode custar 10 reais.

Alugue seu imóvel ou parte dele

Aplicativo para renda extra: Airbnb

O aluguel é uma alternativa conhecida para ampliar a renda, mas com a criação do Airbnb, conseguir um hóspede ficou muito mais fácil, considerando que basta ter um sofá para se candidatar como um anfitrião.

Se você tem um espaço que pode ser uma oportunidade para hospedagem, já pode participar. A renda extra com o aluguel pode partir de 36 reais, preço da diária mínima definida pelo site, até mais de 450 mil reais, que seria o valor obtido com o aluguel por 30 dias de uma das hospedagens mais caras do Airbnb no Brasil.

A plataforma é ideal tanto para o público que procura uma estadia mais barata do que um hotel ou pousada ao visitar uma cidade, quanto para as pessoas que alugam casas e chalés para viagens em temporadas. Também é uma alternativa muito utilizada por estudantes ou visitantes de outros estados/países.

4 dicas do que vender para ganhar uma renda extra

Está pensando em formas de ganhar dinheiro extra sem ser através de aplicativos?

Além das várias opções que já compartilhamos por aqui, ainda existem outros tipos de serviços que podem ajudar na renda extra ou inspirar você para ganhar um dinheirinho extra no final do mês.

Vem conferir como ter uma renda extra através de vendas:

Vender infoprodutos

Uma das formas de fazer renda extra na internet é através de infoprodutos. Eles são produtos ou serviços totalmente digitais.

Eles podem ser ebooks, cursos online, webinars, vídeos, aplicativos, podcasts, jogos, templates, músicas, filmes e mais uma infinidade de formatos.

Qualquer pessoa pode criar um infoproduto do zero e lucrar compartilhando seu conhecimento com consumidores digitais.

Vender comidas

Seja vender doces ou fazer mamitex, se você perguntar para alguém “o que vender para ter renda extra?”, com certeza as comidas aparecem como opções.

E quem não gosta de um docinho no final do dia? Ou comprar uma marmita para economizar tempo no almoço ou na janta? Ou até mesmo encomendar salgados para uma festa?

Isso sem falar com as datas comemorativas: ovo de Páscoa, panetones, e muito mais!

Venda algum hobby seu

Você faz alguma coisa manual como hobby? Talvez essa seja a chance de começar a fazer renda extra com algo que você já ama.

Você pode vender artesanato ou vender bijuterias. Também pode apostar nas velas aromáticas, nos quadros pintados, em peças de crochê ou tricô.

Se formos citar, esse artigo seria infinito!

Vendas fotos

Quer mais dicas de como ganhar renda extra na internet? É fotógrafo?

Uma das formas de ganhar dinheiro extra é através de venda de fotografias.

Bancos de imagens, como Shutterstock, estão dispostos a comprar suas imagens para que outras pessoas usem.

Veja mais dicas de como ganhar dinheiro sendo fotógrafo MEI

Como ganhar dinheiro com MEI?

Ao abrir uma MEI, você aumenta suas possibilidades de conseguir uma renda extra – e até mesmo de conseguir transformar sua atividade em sua única fonte de renda.

Mas como ganhar dinheiro com MEI?

O que é o MEI? É o tipo de CNPJ mais simples que existe, com baixo custo e que te proporciona diversos benefícios.

Através dele, você consegue exercer diferentes atividades na formalidade e emitindo nota fiscal.

As atividades que comentamos acima podem ser feitas com o CNPJ MEI, e com isso, você levará muito mais credibilidade para os seus clientes.

Veja dicas de como abrir o seu primeiro negócio

Aproveite os CNAEs secundários para vender muito mais

Sabia que como MEI, você pode exercer até 16 atividades diferentes? Na hora de abrir sua MEI, você precisará escolher uma atividade principal – mas depois pode escolher outras 15.

E por que isso é tão importante para quem quer saber como ter uma renda extra?

Você pode mudar o seu CNAE de acordo com a sua necessidade. Vamos de exemplo?

Vai ter um show na sua cidade, e você está pensando em fazer renda extra trabalhando como vendedor ambulante? Então escolher esse CNAE para emitir as notas fiscais para seus clientes.

Agora, passaram dois meses, e surgiu aquela oportunidade de ganhar dinheiro extra ensinando idiomas? Só adicionar essa nova atividade secundária.

E assim por diante, de acordo com as suas necessidades 😉

Entenda as vantagens do CNAE principal e secundários

[Resumo] 20 ideias para renda extra

No final, muita dica foi compartilha e foram muitas ideias para renda extra, não é mesmo? Bora fazer um resumo?

  1. Ofereça seus serviços de diarista
  2. Seja professor de algo que conhece bem
  3. Passeie com animais da sua vizinhança
  4. Hospede pets na sua casa durante as viagens dos donos
  5. Monte um brechó com as peças que tiver na sua casa
  6. Venda roupas e acessórios pelas redes sociais
  7. Seja motorista de aplicativos
  8. Ofereça carona durante suas viagens de carro
  9. Ofereça serviços de manicure, depilação, massagem
  10. Responda pesquisas para ganhar dinheiro extra
  11. Alugue sua casa (ou um cômodo dela)
  12. Venda cursos online
  13. Faça podcasts, vídeos, aplicativos, webinares
  14. Coloque a mão na massa e faça comidas para vender
  15. Descubra como fazer renda extra com seus hobbies
  16. Venda artesanato
  17. Também venda bijuterias
  18. Aproveite datas sazonais e venda presentes específicos, como ovo de Páscoa
  19. Tire foto e descubra quais sites estão dispostos a comprá-las
  20. Descubra quais as atividades MEI permitidas podem ser uma fonte de renda extra para você!

 

E aí, já sabe como ter uma renda extra sendo MEI (ou não)?

Agora que você conferiu nossas dicas, basta escolher qual mais combina com você, suas capacitações e serviços, para poder fazer uma grana extra no fim do mês. É importante pensar na importância do seu negócio ser formalizado, seja ele uma renda extra ou seu novo empreendimento.

Conhece algum desses serviços, ou tem outras dicas que podem ser úteis para obter renda extra?

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler