Descontos, brindes, ou serviços exclusivos? Quem nunca se encantou por pelo menos uma dessas palavras? Para o consumidor essa é a oportunidade de renovar o armário ou comprar o que precisavam há tempos. Já para quem tem uma empresa, torna-se uma importante estratégia de vendas. Mas a pergunta que fica é: como fazer uma promoção sem perder a lucratividade?

Não se engane ao pensar que empresas que adotam essa estratégia de promoção e/ou liquidação de produtos estão perdendo dinheiro. Companhias que investem nessa estratégia ampliam também a cartela de clientes. No setor da moda, por exemplo, essa estratégia tem sido um dos diferenciais para quem compra em lojas virtuais.

Foco em resultado e determinação nunca falham

O começo do ano é um período propício para promover uma liquidação. É o momento ideal de vender o que restou das festas de fim de ano, e se preparar para as novidades fresquinhas.

Dessa maneira o microempreendedor estará estimulando o comércio, que durante esse período sofre com uma queda significativa. Essa redução acontece devido à grande quantidade de impostos obrigatórios a serem pagos nessa época do ano.

Quem nunca se encantou por frases como, “50% de desconto”, “Pague 2 e Leve 3”, “Programa de Fidelidade – Acumule Pontos e Ganhe!”? Acho que você já se interessou por pelo menos uma dessas promoções.  Reconhecendo a importância de ações como essas,  você deve estar se perguntando, mas como fazer uma promoção e ser tão competitivo quanto grandes marcas?

Sem querer ser desagradável ou repetitivo, a palavra de ordem para essa última pergunta é: planejamento. Sendo assim, ter um objetivo claro e bem definido é fundamental para o sucesso.

Definida a sua promoção, não esqueça de divulgá-la. Investir em conteúdos para as redes sociais e divulgar as ofertas em grupos de Facebook, por exemplo, pode te dar mais visibilidade.

Manual de descontos – Como fazer uma promoção no meu negócio MEI?

Hoje indicamos as super dicas do Dono do Negócio, que dá as melhores dicas para que o microempreendedor individual não perca nenhuma oportunidade de vendas de produtos e serviços 😉

Confira:

Se te faltam motivos ou inspiração a dica aqui é pensar na oferta e no público que está lendo a sua mensagem. Se estiver sobrando estoque, uma liquidação dos produtos é sempre bem vista.

Além de atrair a atenção de quem vai comprar, essa estratégia te ajuda a conquistar novos clientes. Ofertas como Pague 2 e Leve 3 também podem ser consideradas nessa opção.

Aproveitar datas especiais pode ser uma outra motivação para instigar o consumo. Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, e todas as outras datas especiais não devem ser esquecidas quando o que interessa é aumentar as vendas.

Os cupons de descontos e os cartões de fidelidade também estão na lista dos amigos dos negócios. Nessa opção, o cliente vai até você, faz um cadastro e por meio de cupons impressos ou digitais, ele consegue descontos em produtos, serviços ou participa de sorteios.

Uma outra sugestão para quem ainda não sabe como fazer uma promoção e chamar a atenção dos clientes é  anunciar a troca de coleção. Além de atrair a curiosidade de quem vai conhecer a empresa, gerar novas oportunidades no futuro está entre as táticas de lojas de roupas e calçados, principalmente.

Como você pode perceber existem muitas possibilidades para divulgar a sua MEI. Parafraseando o blog  Dono do Negócio, criado pela Sumup, o momento e o tipo de vantagem que você vai oferecer aos clientes é o segredo para uma boa oferta.

LembreteNão esqueça que todos os tipos de promoções, devem seguir regras. As informações sobre a participação,  as vantagens, data de início e término devem constar nos materiais de divulgação da promoção. Você deve garantir que os clientes estejam cientes sobre o período dessa ação.

Faça Contas – Anote tudo e não deixe de considerar os gastos  

 Nem só de persuasão vive um MEI.  Antes de fazer uma promoção é preciso também fazer contas e conhecer as despesas que a sua empresa tem.

Anote todos os gastos em uma planilha e atualize-a sempre que quitar uma conta. Deixe registrado as retiradas feitas e não esqueça de reservar uma parte do dinheiro para investimentos e/ou emergências.

Por exemplo, se a promoção for compras com frete grátis ou dar brindes em compras acima de R$200,00, o microempreendedor individual deve fazer contas e avaliar se os custos de produção do produtos + tributação estão valendo a pena.

Caso os números não estejam de acordo com o esperado você deve rever os cálculos e pensar em uma nova estratégia para o seu objetivo.

O importante é deixar a oferta atraente para o cliente final e viável para o bolso do microempreendedor individual.

Agora que você conferiu nossas dicas, basta escolher qual promoção mais combina com o seu negócio e qual o objetivo a ser alcançado. Já fez alguma promoção em sua loja ou tem outras dicas que podem ser úteis? Conta pra gente nos comentários 😉