Você que possui um CNPJ MEI, busca aumentar as vendas e traçar estratégias para melhorar o seu negócio, preste atenção neste artigo. A partir da Análise SWOT para MEI e do Mapa de Oportunidades, você irá aprender a analisar o seu empreendimento e assim ter ideias novas para expandir o negócio.

Como fazer uma Análise SWOT e Mapa de Oportunidades

MEI, quer vender mais e não sabe por onde começar? Comece fazendo uma Análise FOFA (SWOT) e um Mapa de Oportunidades para o seu negócio! Conheça a fundo o seu negócio, saiba o que está no caminho certo e o que precisa ser melhorado. Assista ao vídeo agora mesmo e continue lendo este artigo para dominar o assunto:

 

Análise SWOT para MEI: Saiba como analisar o seu empreendimento 

Ainda está confuso? Antes de tudo, vamos entender o que significa a sigla S.W.O.T, em inglês e português:

  • Strengths = Forças – O que há de melhor
  • Weaknesses = Fraquezas – O que precisa melhorar
  • Opportunities = Oportunidades – O que pode me ajudar
  • Threats = Ameaças – O que pode me prejudicar

Esta Análise é um diagnóstico para você entender como está o seu negócio. Para ajudar, você pode chamar a Análise SWOT de Análise FOFA: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. 

Análise FOFA: Entenda mais

A Análise SWOT, ou Análise FOFA, é uma ferramenta de gestão que possibilita um planejamento estratégico eficaz para negócios e projetos. Ou seja, a Análise FOFA permite que você conheça sua posição no mercado em relação aos concorrentes, além de outras características do seu empreendimento. Com ela, é possível descobrir o que está ajudando o seu negócio e o que está atrapalhando.

Você pode usar a imagem abaixo como base para preencher com as características do seu negócio: 

Análise SWOT

Análise SWOT – FOFA:  Como fazer

Baixe aqui o pdf para fazer a Análise FOFA do seu negócio e traçar o Mapa de Oportunidades

Como fazer a Análise SWOT? Análise FOFA passo a passo

1 – Forças – Strengths

Você sabe quais são as FORÇAS do seu negócio?

Com a análise FOFA (SWOT, em inglês), você irá conhecer suas vantagens e desvantagens em relação ao concorrente. Para começar, vamos aprender a identificar as FORÇAS do seu negócio através de alguns exemplos:

Se você vende bolos, doces, marmitex, entre outros produtos do ramo, seus pontos fortes podem incluir:

  • Uma grande variedade de sabores ou um cardápio diverso;
  • Produtos voltados para quem possui alguma restrição alimentar, como intolerância a lactose ou glúten;
  • Refeições para o público fit ou vegano;
  • Brindes e pacotes especiais para festas e outros eventos.

Agora, imagine que você tem um salão de cabeleireiro ou barbearia. O que você oferece ao cliente de diferente e inovador? Você pode:

  • Ser especialista em cabelos coloridos ou penteados da moda;
  • Oferecer um atendimento exclusivo e acima da média. Ter café fresco a disposição ou até mesmo uma cerveja gelada;
  • Ter um cenário incrível e atraente para fotos.
  • Possuir um bom programa de indicação entre clientes, que oferece descontos exclusivos.

Após descobrir o que seu negócio tem de melhor, vamos aprender a identificar possíveis oportunidades. 

2 – Oportunidades – Opportunities

Pense no mercado e em todas as OPORTUNIDADES que ele oferece. Quais delas podem ser aproveitadas pelo seu empreendimento MEI? Ao observar as demandas atuais do seu setor, poderá oferecer novos produtos ou serviços para o seu cliente.

Ainda utilizando o exemplo do salão de beleza, as oportunidades podem incluir:

  • Atendimento à domicílio;
  • Atendimento de públicos em potencial, como noivas;
  • Aplicação de novas técnicas, penteados e tratamentos estéticos.

Outras oportunidades incluem: Black Friday, vendas de Natal, Dia dos Namorados, entre outros eventos sazonais.

Apesar de não ser possível controlar diretamente as oportunidades existentes no mercado, serão através delas que você encontrará estratégias para vender mais. Dessa forma, será possível aprimorar o seu negócio.

3 – Fraquezas – Weaknesses

Depois de reconhecer os potenciais, chega o momento de identificar as FRAQUEZAS, ou seja, o que pode melhorar no seu empreendimento MEI.

Por que conhecer as fraquezas do seu negócio é tão importante?

Além de descobrir o que está impedindo o seu crescimento, ao identificar as fraquezas, você será capaz de realizar mudanças necessárias. Para estar preparado para qualquer desafio, observe se o seu negócio possui alguma dessas fraquezas:

  • Identidade visual ultrapassada. Será que não chegou a hora de renovar seus cartões de visita, panfletos e logo?
  • Funcionários e parceiros desmotivados. Quando a equipe não está em sintonia, oferecer um serviço de qualidade fica mais difícil;
  • Falta de mão de obra qualificada. Você está oferecendo o melhor produto ou serviço possível para o seu cliente?
  • Estratégia de marketing fora de sintonia com o seu público. Para saber a melhor forma de divulgar o seu produto ou serviço, é preciso conhecer bem o seu público.
  • Má localização. Se o seu estabelecimento fica em um local perigoso ou de difícil acesso, saiba que isso pode diminuir seu fluxo de clientes.

Além das fraquezas citadas acima, existem muitas outras que podem ser observadas durante a Análise SWOT.

Agora que você sabe a importância de identificar quais são suas fraquezas, está a um passo adiante para descobrir como vender mais.

4 – Ameaças – Threats

Os fatores externos que podem influenciar no sucesso de um negócio, de forma negativa, são chamados de AMEAÇAS. Entender quais ameaças existem é necessário para saber como combatê-las.

Alguns exemplos de ameaças incluem: Grande concorrência na região, mudanças na legislação, problemas relacionados a Economia, como inflação e preço alto de matéria-prima.

Não é possível controlar diretamente as ameaças, mas você pode se apoiar nas suas forças para superar qualquer desafio.

Conheça o seu negócio e o seu concorrente para saber como vender mais 

Após a Análise FOFA, você será capaz de agir sobre as suas fraquezas, identificar as ameaças, se apoiar nas forças do seu negócio e buscar as melhores oportunidades para crescer.

Para quem possui um CNPJ MEI, é muito importante conhecer a sua posição no mercado em relação ao concorrente.

Após a Análise SWOT, confira como fazer um Mapa de Oportunidades para saber como aproveitar todas as oportunidades que o mercado oferece.

Mapa de Oportunidades para MEI: Como fazer?

O Mapa de Oportunidades é um complemento da Análise FOFA (ou SWOT, em inglês) e serve para você descobrir a viabilidade de um novo projeto ou oportunidade de mercado. Como assim?

Se você tem uma barbearia e enxergou a oportunidade de começar a atender noivos e padrinhos, por exemplo, será necessário avaliar se isso será possível ou não. Portanto, você precisa se certificar de que possui os recursos necessários para colocá-las em prática.

Para aprender a fazer um Mapa de Oportunidades, passo a passo, para o seu negócio, assista o vídeo e baixe o material: basta clicar aqui.  Através de nosso material exclusivo, você irá garantir o sucesso de suas ideias.

Você já sabe como vender mais e o futuro de seu empreendimento está em suas mãos! Para não perder nenhuma das dicas especiais para o MEI, acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Youtube e Facebook.