Você sente que está vendendo pouco, não alcança o sucesso que deseja com o seu negócio, mas ainda assim, não sabe encontrar um motivo? Que tal traçar uma estratégia de vendas, aumentando as suas chances de sucess?. Leia esse artigo até o final para saber tudo sobre os 4ps do Marketing e como isso pode melhorar o seu empreendimento.

Os 4ps do Marketing: Estratégia de vendas para MEI

A partir de uma análise de 4 aspectos fundamentais, é possível traçar uma estratégia de vendas efetiva para o seu negócio MEI. É a chance de faturar mais e conhecer a fundo o seu empreendimento.

Afinal, o que são os 4ps do Marketing? 

  1. Produto
  2. Preço
  3. Praça
  4. Promoção

Está confuso? Fique tranquilo! Nesse post, você irá conhecer cada um desses tópicos e seu papel no desenvolvimento de uma estratégia de vendas para o seu empreendimento MEI.

Os 4ps do Marketing: Você sabe quem é seu cliente? 

Antes de tudo, para traçar uma estratégia de vendas e faturar ainda mais, é preciso entender quem é o seu cliente. Basta clicar aqui para saber tudo sobre os tipos de cliente e assim descobrir quem é o potencial consumidor do seu negócio.

Se você é MEI e deseja vender muito, preste atenção em cada tópico para construir a sua estratégia de vendas.

Os 4ps do Marketing: 1º tópico – PRODUTO

Como definir ou aprimorar o produto? Abaixo, conheça os passos que irão te ajudar a descobrir exatamente o está oferecendo ao cliente.

1) Defina os atributos do seu produto:

Para melhorar o seu produto, é necessário definir seus atributos, que nada mais são que os diferenciais. Conhecer o ponto forte do seu produto ou serviço será a primeira etapa para traçar a estratégia de vendas ideal. Alguns exemplos de atributos incluem preço competitivo, formas de pagamento diversas e ingredientes especiais.

2) Como definir esses atributos? 

Para saber quais são os atributos do seu produto, responda a seguinte pergunta:

O que mais conquista o seu cliente? 

Pergunte a si mesmo o que mais atrai as pessoas a comprar o seu produto. É muito importante conhecer os seus diferenciais. Afinal, existem motivos pro seu cliente escolher você e não o concorrente, certo?

3) Como aplicar esses atributos? 

Após descobrir os atributos do produto, será necessário aplicar esses diferenciais na sua propaganda, identidade visual, atendimento e até mesmo no próprio produto.

Agora que você sabe qual é o seu produto, assista ao vídeo abaixo para conhecer todas as dicas sobre o primeiro tópico dos 4ps do Marketing: 

Vamos para o próximo tópico?

Os 4ps do Marketing: 2º tópico – PREÇO

Chegou a hora de falar sobre preço. Para saber se o seu produto está muito caro, ou muito barato, analise alguns pontos:

Primeiramente, saiba a diferença entre custo e preço!

Custo: Valor gasto para fazer o seu produto ou realizar o seu serviço. Não deixe nenhum valor de fora.

Preço: Cálculo do custo e margem de lucro desejada, sem esquecer de analisar também o preço da concorrência.

Saber precificar produtos ou serviços é essencial. Ao conhecer o seu cliente, você provavelmente terá uma ideia do preço que ele está disposto a pagar pelo seu serviço ou produto. A partir disso, existem algumas estratégias de preço possíveis:

  1. Colocar um preço abaixo do mercado: Com muita atenção para não sair no prejuízo, oferecer um preço baixo é uma boa estratégia caso você queira ganhar em volume de vendas.
  2. Igualar o preço ao mercado: Alguns tipos de produto possuem preço padrão. Essa é a estratégia ideal se você quer manter sua estratégia de lucro.
  3. Colocar um preço acima do mercado: Invista nos seus diferenciais para escolher a estratégia de preço mais arriscada. Ao oferecer um produto com preço maior do que a média, tenha certeza de que a compra realmente valerá a pena para o cliente.

Conheça outras dicas e exemplos para entender mais sobre estratégia de preço. Basta assistir ao segundo episódio da série “4ps do Marketing”: 

Os 4ps do Marketing: 3º tópico – PRAÇA

A praça é o local escolhido para o seu negócio. Nessa etapa, aprenda como escolher o lugar ideal, que irá atender as suas demandas mas também aumentar as suas chances de sucesso com vendas.

Preste atenção nas dicas a seguir:

  • Pesquisa de concorrentes: Quantos profissionais vendendo o mesmo produto ou serviço existem na região em que você deseja atuar? Saiba como oferecer preços competitivos e diferenciais para atuar bem em regiões de alta concorrência.
  • Saiba se o negócio combina com a região: Se o seu negócio não faz sentido na região em que deseja atuar, as chances de sucesso serão baixas. Faça uma pesquisa sobre os hábitos de consumo da região para saber se vale a pena escolher o local.
  • Conheça o custo do local desejado: Tome cuidado com regiões onde o aluguel é muito alto. Você pode acabar gastando mais do que sua margem de lucro para suprir esse gasto, ou ter que vender muito mais, mesmo com baixa demanda.

A escolha da praça é fundamental para o seu empreendimento dar certo.

Quer mais dicas e exemplos? Assista agora mesmo ao terceiro episódio da série “4ps do Marketing”: 

Os 4ps do Marketing: 4º tópico – PROMOÇÃO

O último aspecto fundamental para traçar uma estratégia de vendas efetiva é a promoção. Esse termo costuma ser associado apenas a preço baixo e descontos. Porém, chegou a hora de aprender que a promoção vai muito além disso.

Nesse momento, é importante descobrir como promover o seu negócio, muito mais do que oferecer alguma oferta. Um ótimo exemplo são os supermercados. Já prestou atenção em como doces, refrigerantes e outros produtos mais supérfluos estão posicionados perto do caixa? É muito conveniente ter esses produtos ali, pois muitos clientes acabam decidindo levar algo a mais, durante a espera para pagar as compras.

Esse é apenas um exemplo de uma boa promoção. Para obter sucesso ao promover o seu negócio, se lembre de analisar o comportamento do seu cliente e assim identificar novas demandas. Tudo isso fará você vender mais, sem precisar necessariamente baixar o preço de seus produtos.

Ficou alguma dúvida? Assista ao vídeo abaixo, com mais dicas sobre o quarto e último tópico dos 4ps do Marketing: 

Venda mais com os 4ps do Marketing 

Sabendo quais são os 4ps do Marketing e como aplicar cada um deles no seu negócio, você será capaz de traçar uma estratégia de vendas e faturar muito. Vender mais é fácil e você pode acompanhar nosso conteúdo exclusivo nas redes sociais para garantir um empreendimento de sucesso: Instagram, Youtube e Facebook.