Sabemos que nem sempre é tão simples gerenciar as finanças do seu negócio MEI. Além da extrema importância de entender mais sobre o Fluxo de Caixa, criar o hábito de fazer um controle financeiro do que o MEI gasta e ganha para empreender irá te ajudar a aumentar a lucratividade do negócio.

Saber como administrar o dinheiro do seu empreendimento faz com que o Microempreendedor dê mais um passo a frente sendo o dono do seu próprio negócio.

Como fazer um controle financeiro do MEI?

O MEI pode fazer esse controle das finanças de várias formas. Pode ser anotando tudo em um caderno, onde o empreendedor anota tudo o que vendeu e o que gastou.

Esse controle pode ser diário, semanal ou mensal, dependendo da necessidade do seu negócio. Se você tiver uma loja ou algum tipo de comércio, por exemplo, pode controlar diariamente as vendas e depois fazer um resumo do mês.

Além de mostrar corretamente o controle do dinheiro que entra e sai, o fluxo de caixa melhora o planejamento e a estratégia do negócio, auxiliando o Microempreendedor Individual em futuras decisões, como:

  • A compra de mercadorias e equipamentos novos;
  • A priorização de pagamentos de impostos e despesas;
  • O investimento na infraestrutura e manutenção do negócio.

Uma boa alternativa para controlar o dinheiro do seu MEI é acompanhar a venda de produtos e/ou serviços em uma planilha de excel por exemplo, ou em um aplicativo de controle financeiro.

Planilha de Controle Financeiro MEI Fácil

Hoje a MEI Fácil te ensina como começar a fazer esse controle financeiro mensalmente, onde você anota tudo o que recebe dos seus clientes, a forma de pagamento e a forma de recebimento (se foi parcelado ou à vista, quanto você vai receber no mês).

Temos na planilha duas abas que podem servir de exemplo, para que você entenda melhor como usar a planilha no dia a dia.

Anote tudo que você vendeu:

  • Data;
  • Cliente;
  • O que você vendeu;
  • Se a venda é de Produto ou Serviço;
  • O valor da venda;
  • A forma de pagamento;
  • Especifique se foi parcelado ou à vista e o número de parcelas;
  • Se você emitiu ou não uma nota fiscal;
  • Se você já recebeu o pagamento.

Com essas informações, será possível ter o controle mensal de tudo que você vendeu e o quanto recebeu.

Lembre-se: se a venda for parcelada, você deverá anotar os valores que vai receber em cada mês. Por isso, nem sempre o valor total de vendas do mês é equivalente ao valor total que o MEI vai receber.

Falando sobre despesas do MEI

Da mesma maneira que o empreendedor deve controlar tudo o que recebe de vendas de produtos ou serviços, é preciso também ter um controle de tudo que for gasto com o negócio, seja a conta de aluguel do estabelecimento, o transporte para atender um cliente ou a compra de mercadorias e equipamentos.

Dessa maneira, é possível entender melhor como o MEI deve precificar seu produto ou serviço, levando em consideração os custos e despesas, além de ajudar na análise do que está valendo mais a pena ser feito no negócio, se os custos para produzir um produto compensam em relação ao preço do mesmo, entre outros.

É também de extrema importância separar as finanças do seu CNPJ MEI das suas despesas de Pessoa Física.

Clique aqui e baixe nossa planilha de controle financeiro simplificada, de forma gratuita.
Clique aqui e baixe a apresentação com o passo a passo de como usar nossa planilha de controle financeiro simplificada.

Se tiver alguma dúvida, confira o tutorial detalhado de como usar cada campo da planilha, e faça o controle financeiro do seu MEI em 2019 de uma forma simples, prática e rápida!

Ficou alguma dúvida? Fale com nossos especialistas! Nosso atendimento é das 9h as 18h, de segunda a sexta! Siga a MEI Fácil no Instagram, Facebook e não se esqueça de inscrever-se na TV MEI Fácil e ficar por dentro de todas as novidades 🙂