Serviços de motorista de passageiros como Táxi e Uber por exemplo, estão em alta no momento. Porém, nem todas as pessoas que trabalham com isso conhecem os benefícios e garantias que podem ter direito, se souberem como se formalizar. Por isso, trouxemos aqui uma breve explicação das facilidades e vantagens para você que é ou quer se tornar um Taxista ou Uber MEI, tendo um CNPJ para garantir os benefícios do INSS.

Motorista: ABRIR MEI AGORA

Como faço para contribuir com o INSS e garantir meus direitos?

Muitos empreendedores que trabalham por conta própria, assim como os motoristas de aplicativo como 99, Cabify, LadyDriver e Uber, não sabem que é possível se formalizar com a obtenção de um CNPJ MEI, para pagar os impostos e ficar em dia com o INSS.

O CNPJ MEI é a garantia de proteção dos seus direitos como profissional autônomo. Sendo um Uber MEI, você terá que pagar o imposto DAS, no valor de aproximadamente R$50 reais. Esse valor contém a contribuição do MEI para o INSS, mais o valor do imposto sobre a atividade da empresa (ISS e/ou ICMS).

Direitos do INSS para Uber MEI

Pagando o DAS MEI mensalmente, você já estará contribuindo para o INSS como motorista MEI, tendo direito a benefícios como Salário-Maternidade, Auxílio-Doença, Aposentadoria, entre outros. O vencimento do imposto é todo dia 20 do mês, e é importante realizar o pagamento em dia para poder ter direito à esses benefícios, já que cada um tem uma exigência de contribuição mínima.

Já sou MEI mas não tenho a atividade de motorista!

Não se preocupe! O microempreendedor pode ter até 16 atividades no mesmo CNPJ. É possível alterar ou acrescentar a atividade de Transportador(A) Intermunicipal De Passageiros Sob Frete Em Região Metropolitana (Incluído Pela Resolução Cgsn Nº 117/2014).

Você pode alterar os dados do seu CNPJ MEI no portal do empreendedor, ou conhecer os serviços de Contabilidade da MEI Fácil, onde fazemos isso para você 😉

Obrigações do CNPJ MEI

O motorista MEI também deve ficar atento para a Declaração Anual do MEI, que é nada mais do que você somar tudo o que ganhou com seus serviços e informar à Receita Federal, uma vez por ano. O limite de faturamento anual é de até R$ 81.000, e deve ser respeitado.

Use o aplicativo da MEI Fácil para deixar o seu CNPJ MEI em dia! Você acompanha e paga o DAS mensalmente, faz a Declaração Anual e tem acesso à serviços financeiros como Maquininha de Cartão e Emissão de Boletos, para vender muito mais!

Aposentadoria MEI: O tempo de contribuição para a aposentadoria como MEI é de 180 meses e ter a idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. Clique aqui para entender melhor.

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que a gente te responde! Siga a MEI Fácil nas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas para o MEI, no FacebookInstagram e Youtube 😉