Se você chegou até esse texto talvez seja porque está pensando em tirar um sonho do papel: empreender. Alguns já sabem claramente que tipo de negócio querem abrir, mas outros tem apenas uma ideia e querem se tornar seu próprio patrão. A MEI Fácil te ajuda com as burocracias para realizar esse sonho!

Seja lá qual for o tipo de empresa que você quer ter, há uma dica de ouro para começar com o pé direito: Um pouco de planejamento. Na prática, com um planejamento adequado é possível entender que caminhos tomar e as fases do negócio: muita gente começa como microempreendedor individual (MEI) e vai colhendo os frutos aos poucos. Para toda longa caminhada é sempre preciso dar um primeiro passo, certo? Então para começar, reflita um pouco sobre a razão de você querer abrir uma empresa. Anota tudo para as ideias não fugirem, combinado?

 

Uma razão para empreender

Por que você está começando seu negócio? Você ama cozinhar? Sempre quis ter sua empresa? Costura e quer profissionalizar seu hobby? Faz artesanato? Está desempregado e quer fazer um dinheiro como consultor? Adora vendas e quer fazer disso seu ganha pão?

Pergunte a você mesmo porque você quer empreender e que tipo de negócio você pretende ter. Responda claramente para você mesmo: O que vou oferecer de produto ou serviço e por quê? Isso vai te ajudar a começar a desenhar seu caminho de empreendedor e a MEI Fácil pode te ajudar!

Entendidos esses pontos iniciais, seu negócio passa de um plano mirabolante para uma ideia a ser colocada em prática. Tem histórias bem legais de gente que começou o negócio por conta de uma habilidade pessoal ou afinidade, necessidade de ganhar mais ou situação de desemprego e se tornaram negócios que hoje sustentam diversas famílias!

 

Faça seu plano no papel para entender o que você vai precisar

Agora divida uma folha de papel em 4 partes e responda às perguntas abaixo. Seja honesto e transparente, isso é para você.

O que você vai criar: qual será o seu negócio? Por que você vai oferecer o produto ou serviço que está planejando? Por que esse negócio é a sua cara, por que você acha que ele é o que você quer fazer para a vida ou nesse momento?

Para quem você vai criar: quem vai comprar de você e como eles vão te encontrar? Como você vai se relacionar com seus potenciais clientes e como vai reconhecer e usar seus clientes satisfeitos como propaganda positiva para você?

Como vai acontecer: a ideia do negócio está de pé e você sabe para quem vai vender seu produto ou serviço, mas é preciso pensar como será a dinâmica do negócio: atendimento em casa ou em um espaço? Venda do produto porta a porta, por Whatsapp, pela internet? Faça uma listinha de opções de como seu negócio vai funcionar para entender como começar. Quais são as redes sociais que valem a pena? Como vender no Whatsapp? Espaço físico e loja virtual? Coloque na lista e pense nos prós, contras e custos para decidir como você vai dar o pontapé inicial!

Quanto vai custar: seu negócio está para nascer e agora é hora de fazer as contas de quanto vai custar seu produto ou serviço, levando em conta o que você vai gastar e o que precisa lucrar. Aqui é o momento de revisitar as perguntas acima e ter certeza de que incluiu todos os valores para não ter prejuízos no futuro! Tá difícil pensar no preço? Essa listinha aqui pode te inspirar!

Feito seu plano para começar, olhe cada quadrado e veja quais são os passos necessários para esse sonho começar a tomar vida. Lembre-se de guardar esse papel, ele vai ajudar a começar direitinho e, num futuro, será motivo de orgulho. Veja a chef de cozinha do Masterchef,  Paola Carosella falando sobre seu planejamento pra mudar de vida.

Baixe aqui um modelinho para preencher com as informações que listamos acima. Sem desculpas para não começar!

 

Dica MEI Fácil: comece seu sonho formalizado! Pode ser mais simples do que você imagina!

Primeiro de tudo, entenda: o que é uma empresa formal? É aquela que está registrada com um CNPJ, que significa Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Assim como todo cidadão deve ter seu CPF, toda empresa precisa ter seu CNPJ e cumprir com suas obrigações legais.

Nesse cenário a melhor opção para você começar seu negócio é o MEI ou Microempreendedor Individual. O MEI é o tipo mais simples de empresa e foi criado para permitir que o pequeno empresário tenha fácil acesso a um CNPJ MEI Fácil (que sai na hora do cadastro), por um custo baixo e sem burocracia. Para saber mais sobre esse tema separamos outros dois textos para você:

Vale a pena abrir MEI?

Como fazer meu CNPJ MEI? 

Bora tirar o sonho do papel e começar sua empresa? 🙂

Dúvidas, sugestões ou comentários? Comente o texto que vamos responder! Confira também nossas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube que todo dia postamos novidades. Ser MEI ficou fácil de verdade!