De uns anos pra cá, o trabalho autônomo tem aumentado muito no Brasil, e cada vez mais pessoas decidem empreender, seja por necessidade, desemprego, ou por vontade de ter seu próprio negócio e arriscar no desafio do empreendedorismo. Mas muitos não sabem por onde começar, e tem dúvida: Como abrir uma empresa? Qual é a melhor ideia para que eu monte meu negócio?

Para começar um negócio e saber como abrir uma empresa, consideramos primeiramente o que sabemos fazer de melhor que pode ser comercializado, como aqueles doces que você já vendeu por encomenda, ou então algum serviço de elétrica, mecânica ou reforma que você fez muito bem para um colega ou familiar que te pagou por isso.

Surgem então, outras preocupações para montar o negócio: como cobrar os meus clientes? Preciso de maquininha de cartão? Qual é o tipo de CNPJ que preciso para prestar esse serviço ou vender esse produto? Muitas perguntas surgem, mas se você já sabe qual a atividade que vai exercer, fica muito mais fácil saber o que você precisa para entender como abrir uma empresa.

A MEI Fácil preparou algumas dicas para você que está começando agora e precisa entender quais são os primeiros passos para montar um negócio e obter sucesso no início dessa jornada.

Confira algumas dicas que separamos para que você entenda os primeiros passos de como abrir uma empresa:

1 – Descubra quem é o seu cliente: para quem vou vender? Qual é o local? Como realizarei essa venda?

2 – Verifique a concorrência: quem mais faz o que eu quero fazer?

3 – Formalize seu negócio: para que você possa prestar um serviço ou vender um produto formalmente, é necessário que você tenha um CNPJ, formalizando a sua empresa.

Quer saber as outras duas dicas? Assista no canal da MEI Fácil o vídeo que preparamos para você sobre 5 dicas para montar o seu negócio!

E aí, gostou das nossas dicas? Inscreva-se no canal da MEI Fácil e não esqueça de deixar nos comentários se você ainda tem mais alguma dica para os novos empreendedores que querem montar um negócio! #TVMEIFácil