Se você trabalha como autônomo informal e ainda possui dúvidas sobre as vantagens da formalização e a necessidade de abrir um CNPJ MEI, este artigo é para você!

Para muitas empresas de sucesso no Brasil, a formalização foi o início da jornada para a construção de negócios hoje milionários.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que a formalização aumentou em 71% as vendas dos microempreendedores. Além disso, para 72% deles, abrir um CNPJ MEI trouxe melhores condições de compra.

Mesmo com todos esses números favoráveis à formalização, é normal que ainda haja dúvidas sobre o tema. Pois, ao abrir um CNPJ MEI, você logo se imagina gastando rios de dinheiro.

A verdade é que os trâmites para obter um CNPJ MEI são bem mais simples do que em outras categorias de empresas, e a formalização é gratuita.

Então não perca tempo e confira como abrir um CNPJ MEI pode te ajudar a vender mais. Vem com a gente!

Como abrir um CNPJ MEI pode te ajudar a vender mais?

Antes de mostrar como a formalização pode ajudar o profissional a vender mais, vamos aos benefícios previdenciários que a MEI proporciona aos microempreendedores individuais:

  • Aposentadoria;
  • Auxílio-maternidade;
  • Auxílio-doença;
  • Pensão para casos de reclusão ou morte.

Ou seja, ao abrir um CNPJ MEI, o microempreendedor contribui para que não apenas ele como também a sua família tenham benefícios.

Agora vamos aos principais pontos que comprovam como a formalização ajuda o MEI a vender mais.

1) O MEI pode ter mais de uma atividade

Ao abrir um CNPJ MEI, você não fica limitado a trabalhar em apenas uma atividade, mas sim até 16 atividades diferentes!

Essa vantagem do regime MEI pode auxiliar, e muito, o microempreendedor na hora de vender mais.

Mas como?

Vamos a um exemplo: Se você trabalha com vendas de um modo geral, poderá se cadastrar como comerciante de armarinho, comerciante de artigos de bebê, vendedor de produtos de beleza, entre outros, podendo ter até 16 atividades diferentes.

Essas atividades podem tanto ser da mesma área ou não, e você pode emitir nota fiscal separadamente para cada uma delas.

É importante lembrar a eventual necessidades de alvarás de funcionamento, de acordo com os riscos e regras da atividade exercida.

O principal ponto é: Dessas 16 atividades, uma deve ser a principal e as outras 15 atividades secundárias. Confira a lista com as 466 atividades MEI para 2021.

2) Com o CNPJ MEI você tem mais credibilidade

É simples. Imagine que você está buscando algum produto ou serviço pela internet ou nas ruas e se depara com duas opções de vendedor: aquele que não possui um CNPJ nem emite nota fiscal e outro que é registrado como pessoa jurídica e pode emitir uma nota fiscal. Qual você escolheria?

A resposta é fácil! Quando um profissional formaliza o seu negócio ao decidir abrir um CNPJ MEI, ele está transmitindo e oferecendo mais confiança e legitimidade aos produtos ou serviços vendidos.

Isso acontece basicamente porque a empresa torna-se pública (basta pesquisar o seu CNPJ no Google) e capaz de oferecer aos clientes a emissão de notas fiscais, fatores que proporcionam segurança e tranquilidade.

Com isso, ao abrir um CNPJ MEI e se formalizar, automaticamente você aumenta suas chances de vender mais!

3) É mais fácil conseguir crédito

O microempreendedor individual possui condições diferenciadas de crédito perante às instituições financeiras do Brasil.

Pelo lado dos bancos, isso acontece porque a burocracia é menor, visto que a instituição possui menores riscos de inadimplência, assim como um baixo custo operacional.

Já pelo lado do MEI, é possível acessar o crédito à juros menores e com melhores níveis de exigência para aprovação.

Mas lembre-se: É importante que o dinheiro emprestado seja investido na expansão do negócio, compra de ativos para a empresa, como equipamentos e insumos, funcionamento do capital de giro ou até mesmo para quitar contas atrasadas.

Para saber mais sobre as linhas de crédito e microcrédito para o microempreendedor individual, basta clicar aqui.

4) Mais poder de negociação com fornecedores

Quando a pessoa decide se formalizar e abrir um CNPJ MEI, ela consegue negociar com fornecedores melhores prazos, preços e formas de pagamento, visto que o fornecedor deixará de vender para uma pessoa física e receberá a confiança e legitimidade de uma empresa.

E essa vantagem pode ser refletida para o cliente final, seja na realização de descontos, promoções, pacotes, entre outras formas de prospectar ou reter compradores. Isso quer dizer maiores chances de venda e sucesso do negócio.

5) Comprar carro com até 30% de desconto

Se você utiliza um carro para visitar clientes, buscar insumos e compras de fornecedores ou até mesmo vender seus produtos, saiba que, ao abrir um CNPJ MEI, é possível comprar um carro com até 30% de desconto.

Isso acontece porque, quando a concessionária vende um carro para a pessoa jurídica, o microempresário recebe isenção nos impostos IPI e ICMS, resultando em um valor até 30% mais barato, se comparado à uma compra por meio da pessoa física.

Entenda mais sobre o assunto clicando aqui.

6) Participar de licitação pública

Essa é uma das grandes vantagens após a formalização como MEI. O governo pode comprar produtos ou serviços da sua empresa.

Contudo, é necessário que haja com um contrato assinado e um prazo para cumprimento da atividade, pois você poderá emitir nota fiscal.

Esse prazo de contrato pode ser até mesmo de quatro anos, período em que dura um mandato.

Ou seja, ao abrir um CNPJ MEI, você pode vender até mesmo para o governo. Ao passo que, sendo um autônomo informal, você não teria essa chance!

7) Vender produtos na internet

Para se ter uma ideia, em 2020 o e-commerce brasileiro, ou seja, as vendas online cresceram quase 74%. Isso significa um faturamento bilionário para o setor.

Você não vai querer ficar fora dessa, né?

Ao abrir um CNPJ MEI, você não só pode como tem maiores chances de sucesso ao divulgar e vender seus produtos pela internet.

Você pode expor seus produtos em plataformas digitais de comercialização e expandir seu negócio. Em todo o processo de venda – da exposição do produto ou serviço ao recebimento do pagamento, o ambiente é 100% online.

Já falamos aqui no blog sobre as vantagens de ter uma loja virtual. Além de ser fácil, pode aumentar consideravelmente suas vendas.

8) Vender para outras empresas emitindo nota fiscal

O comércio direto com outras empresas também é uma ótima oportunidade para que você venda mais como MEI, já que além de vender para o consumidor final (pessoa física), você também pode prestar serviços ou vender para outra empresa, atendendo pedidos em grande escala.

Para isso acontecer, você precisará emitir nota fiscal, o que não ocorre sem um CNPJ.

A nota fiscal é um dos principais motivos para dar credibilidade a você junto ao mercado. É isso que vai lhe abrir as portas para outras oportunidades de negócio, com a possibilidade de formalizar um contrato de prestação de serviços, por exemplo.

9) O MEI pode contratar de um funcionário

Além de todas as vantagens mencionadas acima, quando a pessoa se formaliza e decide abrir um CNPJ MEI, sua microempresa tem o direito de contratar um funcionário.

E dependendo do momento em que o negócio se encontra, contratar um ajudante para focar em vender mais e fazer a empresa crescer, é essencial.

O funcionário da MEI pode ganhar até um salário mínimo ou então o piso salarial da categoria. Além disso, o custo da contratação corresponde à 11% do salário a ser pago.

Clique aqui e entenda tudo sobre como deve ser feita a contratação de um funcionário MEI.

Se preferir, confira também as vantagens de abrir um CNPJ MEI assistindo ao vídeo abaixo:

Formalize-se utilizando a MEI Fácil

Com a conta MEI Fácil, você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: ao abrir um CNPJ MEI com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.