A atividade de cabeleireiro correspondente ao CNAE 9602-5/01 e em 2020 fez parte das 10 categorias de microempresas mais abertas de 2020. Se você busca formalizar o seu negócio ou já é um cabeleireiro MEI, confira agora tudo sobre o assunto.

O ano de 2020 bateu recorde de aberturas de MEIs. Somente entre 31 de março e 15 de agosto do ano passado, quase 700 mil microempreendedores individuais foram registrados. E o número total de MEIs no Brasil já chega à quase 11 milhões.

O setor de estética e beleza tem sido bastante promissor nos últimos anos, tornando-se uma oportunidade para profissionais independentes. E para quem trabalha como cabeleireiro, a opção de ter um CNPJ MEI pode trazer diversos benefícios.

A modalidade atende microempreendedores com faturamento anual de até 81 mil reais, possui isenção de alguns impostos e benefícios previdenciários.

E para te ajudar a conquistar o sucesso nas suas atividades como MEI, elaboramos este artigo com as principais dicas para o mundo dos cabeleireiros. Vem com gente!

Abrir um salão para cabeleireiro MEI, é permitido?

Para você que exerce a profissão de cabeleireiro montar um salão próprio talvez seja o principal objetivo da sua carreira.

De fato, ter um salão para chamar de seu é uma grande conquista. Contudo, vale lembrar que um salão de beleza não pode ser registrado com um CNPJ MEI, apenas os profissionais que trabalham nele.

Mas você pode continuar exercendo as suas atividades de cabeleireiro em salões de beleza, basta oferecer o seu serviço à eles.

Separamos alguns tópicos importantes que você precisa dominar como profissional MEI do setor.

Seja para prestar serviços ou iniciar um planejamento de montar o seu salão, as dicas a seguir valem ouros e podem ser seguidas nos dois casos.

Lei do Salão Parceiro: o que é?

Você já ouviu falar na Lei do Salão Parceiro?

Pois bem, criada em 2017, a lei 13.352/2016, aborda assuntos referentes à terceirização de mão de obra em um salão de beleza. E isso envolve o cabeleireiro MEI.

Ela foi criada com o intuito de reduzir a informalidade do setor e ainda contribuir para a redução de tributos ao contratante, pois diminui os encargos obrigatórios com os profissionais.

Já para o MEI, oferece mais segurança, já que tráz benefícios, possibilitando a negociação das condições de trabalho com o contratante.

Compra de equipamentos e materiais para cabeleireiros

Antes de comprar os equipamentos e materiais que utilizará no dia a dia, é importante definir todos os serviços que serão realizados, pois assim não será gasto dinheiro com produtos desnecessários.

O mercado de venda de produtos de beleza é gigantesco, um dos maiores do mundo. E isso é bom, pois te possibilita construir um leque de opções de fornecedores, lojas de atacado e varejo, sejam físicas ou online.

A principal dica aqui é comparar preços antes de comprar qualquer item.

Existem milhares de sites que vendem os equipamentos e materiais que você precisa, basta olhar as opções com atenção e negociar preços.

Selecionamos abaixo alguns sites de confiança que você pode encontrar os equipamentos e materiais que precisa:

São apenas algumas opções para te ajudar na procura de produtos e equipamentos de qualidade e com bons preços, mas não deixe de buscar por outros sites até encontrar o que deseja e com o preço que cabe no seu bolso.

Cursos para cabeleireiros

Em um mercado tão competitivo quanto o de cabeleireiros, buscar por conhecimento, atualizações e novas técnicas torna-se quase que essencial.

Se você busca se destacar e oferecer serviços capazes de conquistar clientes e torná-los fregueses recorrentes do negócio, comece os estudos agora mesmo!

Separamos algumas escolas e institutos que oferecem cursos de qualidade para o cabeleireiro MEI que busca o sucesso profissional:

Ao realizar cursos com frequência, você se torna um profissional valorizado no mercado de trabalho e recebe mais oportunidades na carreira. Além disso, investir na sua vida profissional, significa investir em você!

Faça cursos com abordagens práticas e teóricas, sobre assuntos técnicos e que te possibilitem ter uma visão de negócio para gerir a sua MEI.

Uma dica importante é cultivar o relacionamento com outros profissionais, também conhecido como networking. Isso pode te abrir portas, trocar experiências e aprendizados, além de crescer na profissão.

Ofereça seu serviço em aplicativos de cabeleireiro

Divulgar o seu serviço em aplicativos de salões de beleza é uma ótima oportunidade para mostrar seu serviço e conquistar novos clientes.

Você pode divulgar de duas maneiras: em aplicativos que conectam profissionais com salões de beleza ou diretamente com o cliente, a partir de atendimentos em suas casas.

É uma oportunidade recente e que, com certeza, proporciona aos profissionais cabeleireiros maiores chances de fazer uma graninha extra.

Seguem alguns aplicativos onde você pode divulgar seus serviços:

Veja algumas vantagens que o cadastro em aplicativos possui:

  • Organizar os próprios horários;
  • Não precisar administrar e ter custos com um espaço fixo;
  • Não tem que pagar um percentual do valor recebido pelo serviço ao proprietário do espaço.

Além disso, cada vez mais as pessoas estão aderindo ao formato de atendimento em domicílio para realizar cuidados pessoais, outro sinal de que o mercado oferece possibilidades ao profissional do setor.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as oportunidades para o cabeleireiro MEI, foque em estudar, aprimorar seus serviços e divulgar a sua microempresa. Decole de vez o seu negócio!

Já conhece a conta MEI Fácil?

Se você já é um cabeleireiro MEI ou busca se formalizar como microempreendedor, que tal abrir a sua conta MEI Fácil e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

 

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.