Todo microempreendedor individual pode alterar alguns dados do CNPJ MEI, como nome fantasia e valor do capital social. Porém, ao realizar a alteração, diversos usuários se deparam com etapas onde o número do NIRE pode ser solicitado. A seguir, descubra o que é NIRE, como consultá-lo e em quais processos você pode precisar dele. 

O que é NIRE: Saiba mais sobre o Número de Identificação do Registro de Empresas

O NIRE é a sigla para Número de Identificação do Registro de Empresas. Ou seja, o registro da sua empresa, feito na Junta Comercial do Estado onde o seu CNPJ MEI foi aberto. Cada Estado possui uma Junta Comercial diferente e você pode consultar cada uma delas clicando aqui.  A Junta terá seu nome de acordo com o Estado: JUCESP – Junta Comercial de São Paulo, JUCEC – Junta Comercial do Ceará…

Composto por 11 dígitos, o NIRE conta com números correspondentes ao código do seu Estado, tipo de empresa, além do registro em si e um dígito verificador. O NIRE é único e intransferível, e não deve ser confundido com o número do CNPJ MEI, Inscrição Estadual ou Inscrição Municipal.

O que é NIRE e para que serve?

O NIRE é o que comprova que sua empresa existe e está devidamente registrada. Por ser obrigatório para empresas que atuam no ramo comercial e de serviços, sem um NIRE, não é possível abrir um CNPJ. Dessa forma, todos os MEIs podem precisar ter esse número de registro em mãos na hora de preencher alguns formulários.

Como consultar o meu NIRE

Após descobrir o que é NIRE e para que serve esse número de registro, aprenda a consultar o seu quando necessário. 

O NIRE consta no CCMEI (Certificado de Condição de Microempreendedor Individual) como mostra a imagem abaixo: 

O que é NIRE

É possível consultar o seu NIRE de forma prática no aplicativo MEI Fácil. Basta entrar com seu CPF e senha para acessar o seu Certificado MEI.  

Se preferir, você pode consultar o seu número de registro diretamente no Portal do Empreendedor ou no site da Junta Comercial. Caso escolha a segunda opção, será necessário entrar no site correspondente a Junta Comercial do seu Estado e buscar pela opção “Gerar Certidão Simplificada”.

Com o NIRE em mãos, você poderá alterar os dados do seu CNPJ MEI, como nome fantasia e valor do capital social, além de acrescentar ou modificar as atividades cadastradas. 

O MEI pode ter até 16 atividades diferentes cadastradas em seu CNPJ, sendo uma principal e as demais secundárias. Clique para conhecer todas as atividades permitidas para MEI.

Saiba quais dados podem ser alterados no seu CNPJ MEI

Assista ao vídeo abaixo para saber quais dados podem ser alterados no seu CNPJ MEI. O NIRE será solicitado em qualquer uma das alterações.

A MEI Fácil, parceira do microempreendedor individual, oferece em suas redes sociais todo o suporte e informação para o MEI, além de dicas de empreendedorismo. Acompanhe o Instagram, Youtube e Facebook.