O Microempreendedor Individual não é obrigado a emitir nota fiscal MEI para pessoa física. Porém, quando se trata de prestar serviços para outras empresas ou governo, o MEI pode precisar emitir uma nota.

Hoje trouxemos o passo a passo para solicitar emissão de nota fiscal de serviços na cidade de Salvador! Confira:

Como emitir Nota Fiscal MEI em Salvador?

Para emitir nota na cidade de Salvador, o MEI deverá primeiro cadastrar sua SenhaWEB gratuita.

Cadastrando a SenhaWEB MEI

Como emitir nota fiscal MEI em Salvador

  • Após realizar o preenchimento completo dos dados do seu CNPJ MEI, clique em SALVAR.
  • Você será redirecionado para o formulário “SOLICITAÇÃO DE DESBLOQUEIO DA SENHA WEB”. Este formulário deverá ser impresso, assinado e apresentado no local indicado no rodapé da solicitação. 

Como emitir nota fiscal MEI em Salvador

Esse procedimento é necessário para a liberação da senha cadastrada, para que você possa emitir nota fiscal MEI.

 

Cadastro para a emissão de Nota Fiscal de serviços em Salvador

Agora que você já fez a liberação da SenhaWEB, é preciso cadastrar essa senha e se habilitar para emitir a nota fiscal no aplicativo da MEI Fácil.

  • Após a liberação da senha no local indicado, acesse: https://nfse.salvador.ba.gov.br/ digite seu CNPJ e sua senha adquirida. 
  • Faça seu cadastro para emissão de NFS-e. Neste cadastro, o MEI deverá preencher todas as informações obrigatórias para dar continuidade no processo.

O último passo e mais importante para que sua nota fiscal seja validada é selecionar a opção “optante pelo Simples Nacional” no campo “Opção pelo Simples Nacional”. Sem esta alteração, todas as notas de serviços de Salvador emitidas pelo MEI não serão válidas.

Emitindo Nota Fiscal no aplicativo MEI Fácil

Após a liberação da senha no local indicado, acesse o aplicativo da MEI Fácil, clique em “Já tenho senha” e coloque a sua senha cadastrada. Pronto! Agora você já pode emitir uma Nota Fiscal MEI de serviços no município de Salvador!

É possível cancelar uma Nota Fiscal emitida?

Sim, porém existe um prazo limite, caso você precise cancelar a sua Nota Fiscal MEI emitida. O cancelamento no portal tem até o último dia do mês subsequente e após esse prazo é necessário entrar com processo administrativo para fazer o cancelamento da nota emitida.

Se tiver mais alguma dúvida sobre o processo, fale com a gente por e-mail, através do contato@meifacil.com, ou nas nossas redes sociais!