Atualizado em 04 de julho de 2022

A Declaração MEI é obrigatória para todos os Microempreendedores Individuais, e é feita sempre referente ao ano anterior. A entrega deve ser realizada dentro do prazo para que o MEI fique em dia com o CNPJ. Para 2022, o prazo era até 30 de junho.

Caso você tenha tido qualquer imprevisto, saiba que ainda é possível entregar a DASN em atraso, sujeito a cobrança de multa.

Para quem declarou o valor errado, há a possibilidade de corrigir essa informação a partir da retificação da Declaração MEI.

Como fazer a Declaração Anual MEI atrasada: 7 passos

Caso você tenha perdido o prazo de entrega da Declaração Anual, basta declarar o quanto antes para cumprir suas obrigações como MEI.

Você pode declarar normalmente usando o aplicativo da MEI Fácil. O passo a passo te explicamos agora:

  1. Abra o aplicativo e digite o seu CPF para acessar os dados da sua MEI;
  2. Clique no menu à esquerda e selecione a opção “declaração anual” — Ali você confere todas as declarações do seu CNPJ MEI, tanto as em atraso, já feitas ou pendentes.
  3. Selecione a declaração que estiver em aberto, neste caso a DAS que está sendo enviada em atraso;
  4. Para fazer a declaração, informe no primeiro campo, o valor total de tudo que você recebeu em vendas ou comércio e indústria. Preencha esses valores com atenção, pois as informações serão fornecidas para a Receita Federal — Se você presta somente serviços, então a receita referente à comércio e indústria terá o valor de zero e vice versa, ok?
  5. Informe, no segundo campo, tudo que você recebeu como prestador de serviços. Esse valores serão somados, automaticamente, com todos os outros valores, ao final da sua declaração.
  6. Por último, informe se você teve um funcionário registrado na sua MEI e autorize que a MEI Fácil faça o envio da sua declaração.
  7. A seguir, basta clicar em “fazer declaração”.

Pronto, a sua declaração foi enviada e você receberá, por e-mail, o recibo dela.

A Declaração Anual também pode ser feita no site do Governo – Empresas & Negócios.

Quando o MEI entrega a sua DASN após o prazo, é gerado pela Receita Federal o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), referente a multa por atraso.

O valor mínimo da multa é de R$50.00 (cinquenta reais) ou 2% ao mês sobre o valor total dos tributos declarados.

Então atenção para a dica: pague a sua multa em até 30 dias depois de entregar a declaração, pois assim você terá um desconto de 50% sobre o valor da multa. Então aproveite para regularizar pendências logo a situação da sua MEI.

Onde eu posso pagar o DARF?

O DARF, que é a multa por atraso na Declaração Anual do MEI, pode ser pago nos principais bancos do país, contudo, ao contrário do boleto DAS, não é possível pagar o DARF em casas lotéricas.

Como pagar o DARF em atraso?

Caso você tenha esquecido ou não conseguido pagar o seu boleto DARF atrasado, será necessário gerar um novo documento com seus valores atualizados.

Para recalcular seu DARF vencido, é preciso imprimir o documento e levar até o posto fiscal da Receita Federal mais próximo para atualizarem os valores para você.

Em nosso serviço de contabilidade MEI, nós atualizamos o boleto para você! 

Contabilidade MEI Fácil: orientação online exclusiva com uma equipe de especialistas 💙

  • A retificação da Declaração Anual é gratuita;
  • É possível corrigir Declarações passadas, feitas há no máximo 5 anos;
  • Você pode contratar os serviços de contabilidade MEI (R$ 89,90/ano) para ter maior auxílio na hora de entregar sua Declaração Anual.

Retificar a Declaração Anual MEI: como fazer isso

Pode acontecer do MEI esquecer de incluir valores em sua Declaração Anual, sendo necessário corrigi-los depois.

Caso você precise retificar o valor informado em sua declaração MEI ainda dentro do prazo estabelecido, ou seja, até 30 de junho em 2022, basta entrar no aplicativo da MEI Fácil, clicar na declaração que deseja corrigir e atualizar as informações necessárias.

Porém, se o prazo para envio da DASN já acabou, será necessário fazer uma declaração retificadora MEI.

A declaração retificadora da DASN pode ser feita pelo site do Governo – Empresas & Negócios . Mas fique tranquilo, te explicamos o passo a passo a seguir:

Passo a passo de como fazer a declaração retificadora MEI:

Passo 1:

Entre no site do Simples Nacional, forneça seu CNPJ MEI e o código de segurança apresentado na tela.

declaração MEI

Passo 2: 

Selecione o ano de 2019 na seção Retificadora, e clique em continuar.

declaração MEI

Passo 3: 

Preencha os campos apresentados com as informações corrigidas, referentes ao seu faturamento bruto do ano anterior e clique em continuar.

declaração MEI

Passo 4: 

Na tela, irá aparecer o extrato anual referente ao pagamento do DAS, imposto do seu MEI. Clique em Transmitir para confirmar a retificação da sua Declaração Anual.

declaração MEI

Passo 5: 

Pronto! Sua alteração na Declaração MEI foi concluída com sucesso! Após a retificação, é possível baixar o recibo.

declaração MEI

Saiba tudo sobre a Declaração Anual do MEI – DASN

Conheça as facilidades oferecidas pela Contabilidade MEI Fácil

Ainda ficou alguma dúvida? Fale com a gente em nossos canais de atendimento ? Estamos aqui para acompanhar sua jornada e oferecer soluções práticas para você e seu negócio: Instagram, Youtube e Facebook.