Em novembro de 2020, o Banco Central revolucionou as formas de pagamento no Brasil e lançou o Pix. A proposta é possibilitar pagamentos em tempo real e diminuir custos nas transações. Mas você sabe o que é e como funciona Pix para empresas?

Com quase 4 meses de existência, já foram mais de 286 milhões de operações realizadas por meio do Pix. Para se ter uma ideia, em 2021, o TED representou apenas 18,5% desse valor, com 53,2 milhões de operações.

Tais dados mostram como o novo meio de pagamento instantâneo já foi incorporado no dia a dia dos brasileiros. Afinal, é mais rápido, barato e seguro, se comparado aos métodos tradicionais de transferir dinheiro, como o TED e DOC.

Se você quer saber como o que é e como funciona o PIX para empresas, confira abaixo o material que elaboramos para você!

Caso queira ir direto ao assunto, basta clicar nos links abaixo:

O que é Pix?

O Pix é uma nova forma de pagar e receber, que revoluciona completamente as transações financeiras, ao permitir pagamentos com velocidade, de forma acessível e segura.

Com o Pix, os pagamentos podem ser realizados entre diferentes instituições financeiras em até 10 segundos. O sistema funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.

De forma competitiva, o Pix surge como uma alternativa às transferências tradicionais via TED e DOC, que são processadas apenas em dias úteis, com horários específicos.

Por ser realizada diretamente no aplicativo do banco, de forma digital, traz mais praticidade ao usuário. O Pix também está disponível no aplicativo MEI Fácil! 

Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes podem oferecer o Pix. E isso inclui a conta MEI Fácil.

Como funciona o Pix para empresas?

Os pagamentos e transações por meio do Pix podem ser utilizados tanto por pessoas quanto por empresas, como uma MEI, por exemplo.

Com o Pix, não há necessidade de um intermediário para “levar” o valor do pagador para o recebedor. Ou seja, com esse novo meio de pagamento, as movimentações ocorrem diretamente de quem envia o dinheiro para quem o recebe.

A velocidade do Pix também é explicada para facilidade em se transferir dinheiro, pois basta ter uma chave Pix (termo que ainda explicaremos abaixo), e pronto, em até 10 segundos o dinheiro cai na conta destino.

Com isso, não é mais necessário que o recebedor forneça diversos dados para receber uma transferência, como agência, conta, razão social e CNPJ.

Basta ter conta em uma instituição financeira que aceite o Pix e pronto. Simples assim!

Baixe o aplicativo para criar sua conta MEI Fácil e faça um Pix agora mesmo!

O cliente pode mandar dinheiro pelo Pix de qualquer lugar, sem necessariamente encontrar o vendedor ou prestador MEI. A vantagem se aplica também para aqueles que trabalham com entregas.

Como transferir e pagar pelo Pix?

O Pix pode ser feito pelas mesmas contas bancárias que o usuário já possui. Não é necessário instalar mais aplicativos ou acessar outros sites.

Há três maneiras de cobrar clientes com o Pix e fazer transferências:

1) Dados bancários da conta

Assim como é feito atualmente, nessa opção, basta informar os dados da conta. Porém, isso leva um pouco mais de tempo e expõe dados sensíveis, como CNPJ e CPF.

As próximas alternativas surgem para facilitar ainda mais a forma que o MEI recebe pagamentos.

2) QR Code

O uso de QR Code para autenticar transações tem se popularizado, e terá seu espaço no Pix, nas seguintes modalidades:

QR Code dinâmico: uso exclusivo a cada transação e permite a inserção de outros dados além do valor que será pago.

QR Code estático: uso em múltiplas transações, permite a inserção de valor fixo para produto ou serviço. Ideal para pequenos comércios, prestadores de serviço e pessoas físicas.

Dessa forma, o cliente precisa apenas ler o código com o celular para realizar o pagamento.

3) Chave do Pix

A grande novidade trazida pelo Pix são as chaves, que irão tornar a experiência mais simples e dinâmica.

O que são as chaves do Pix?

Chave Pix foi o nome dado pelo Banco Central com o objetivo de identificar a sua conta, apenas utilizando uma informação.

Elas funcionam como atalhos para os pagamentos. Assim, ao invés de informar os dados da conta junto dos dados pessoais, basta informar uma chave para o pagador.

As chaves do Pix podem ser:

  • Seu CNPJ MEI;
  • Número de celular;
  • E-mail.
  • Há também a possibilidade de cadastrar o CPF ou gerar uma chave aleatória.

Outras características das chaves do Pix:

  • Limite de até 20 chaves por conta para pessoa jurídica. Ou seja, poderão ser utilizados mais de um e-mail ou telefone para cadastrar as chaves;
  • Não é possível utilizar a mesma chave Pix em contas bancárias diferentes;
  • Não será obrigatório ter chaves do Pix para receber pagamentos, mas o cadastro é recomendado por ser mais prático e rápido;
  • Será possível gerar uma chave aleatória, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que vão identificar a conta de recebimento.

Você já pode cadastrar a sua chave Pix na conta MEI Fácil. Basta abrir o aplicativo e fazer o cadastro. É simples, rápido e já fica disponível para uso na hora!

Nessa modalidade, toda vez que o MEI informar o CNPJ, celular ou e-mail para alguém transferir um pagamento, o dinheiro vai cair na conta onde a chave foi cadastrada, em até 10 segundos.

Quais as Vantagens do Pix para empresas?

Para a Pessoa Jurídica, o Pix é mais uma opção para receber e oferecer opções de pagamento aos clientes.

Logo, na hora de vender um produto ou serviço, o MEI pode receber por Pix, dinheiro, boleto ou utilizando uma maquininha cartão.

Além disso, pelo fato de que não existem intermediários na transação, o Pix cai em até 10 segundos na conta da sua empresa.

O MEI também pode usar o Pix para pagar fornecedores, salário do funcionário e tributos.

O Pix oferece rapidez e comodidade, na conta bancária de sua preferência. Dessa forma, a segurança do cliente é garantida.

Pagar o DAS usando o Pix

Isso mesmo, no último dia 24 de abril, o Governo Federal publicou uma nota apresentando a novidade à todos os Microempreendedores Individuais – a possibilidade de pagar o Simples Nacional via Pix. É uma grande evolução para tornar o pagamento do boleto DAS mensal cada vez mais simples e rápido.

Com o novo formato de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), mais de 11 milhões de MEIs cadastrados no regime serão beneficiados.

Como pagar o boleto DAS via Pix?

Para pagar o boleto DAS via Pix é simples: o Documento agora é emitido com QR Code, que pode ser lido pelo aplicativo de qualquer instituição financeira que aceite pagamentos via Pix. Como é o caso da MEI Fácil!

Basta abrir o seu aplicativo MEI Fácil e realizar o pagamento do DAS via Pix, através da leitura de QR code. Pronto, em até 10 segundos o pagamento será atualizado e sua MEI continuará regularizada.

Demais, né?

Então não perca tempo, baixe o aplicativo MEI Fácil e comece a pagar o boleto DAS via Pix agora mesmo! É a modernidade e simplicidade andando juntas para facilitar a sua vida como microempreendedor.

Vantagens do Pix para o MEI

As vantagens do Pix para empresas, sobretudo para o MEI, vão além! Com o ele, é possível receber dos clientes de forma prática e assim não perder nenhuma venda.

Saiba mais:

Os prazos de transferências e liquidação de boleto darão espaço para pagamentos instantâneos.

E ao usar o Pix, o MEI não terá mais a preocupação de andar com dinheiro vivo ou solicitar troco para o cliente. Ou seja, o Pix traz mais dinheiro no bolso, na hora. 

O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central facilita a vida do microempreendedor, pois torna-se mais simples controlar o recebimento de vendas e o acesso aos lucros.

Para quem vende on-line, por exemplo, será ainda mais fácil manter o controle financeiro do negócio em dia, através dessa mais nova facilidade digital.

O Pix ainda possui outras vantagens para o MEI:

  • Fluxo de caixa mais rápido;
  • Economia nas transações financeiras;
  • Pagamento à distância;
  • O Pix é muito fácil de usar!

Viu como é rápido, simples e seguro a utilização do Pix para empresas? Então não perca tempo e comece a utilizar esse meio de pagamento na sua MEI também!

Quanto custa fazer um Pix?

As transações via Pix entre pessoas físicas serão gratuitas. Já aquelas realizadas entre pessoas, estabelecimentos (o que inclui comércio eletrônico) e entes governamentais, terão preços inferiores aos praticados nas transferências tradicionais via TED e DOC.

Esses valores variam de acordo com cada instituição financeira.

Fazer um Pix na MEI Fácil é GRÁTIS! Isso mesmo, o Pix da MEI Fácil é gratuito, tudo que te pagam você recebe sem desconto e o dinheiro cai direto na sua conta.

Demais, né?

Então não perca tempo, baixe o aplicativo MEI Fácil e tenha mais facilidades para receber e prosperar!

Já conhece a MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.