Blog | MEI Fácil

MEI: quais benefícios do INSS você tem direito?

Conheça os benefícios do INSS que você MEI, microempreendedor, tem direito! Detalhamos nesse texto cada um dos benefícios e as regras para quem é MEI.

Uma das grandes vantagens de regularizar seu negócio é, além do CNPJ que abre várias portas para o MEI, uma série de benefícios oferecidos pelo INSS que passam a fazer parte da vida do microempreendedor.

Apesar de muitas pessoas associarem apenas a uma garantia de aposentadoria, o fato é que muito do que é oferecido não ajuda somente o microempreendedor, mas também traz segurança à sua família por se tratarem de benefícios previdenciários que ajudam a renda do MEI em casos de afastamento do trabalho por diversas razões.

Entendendo os benefícios

A cobertura previdenciária de benefícios para o empreendedor e sua família são os seguintes:

Para o Microempreendedor

Aposentadoria por idade

Aposentadoria por invalidez

Aposentadoria

Salário Maternidade

Auxílio-doença

Para a família do Microempreendedor

Auxílio reclusão

Pensão por morte

Pensão por morte quando o parente é da Marinha

Benefício para o filho do MEI falecido

Benefício para o cônjuge do MEI falecido

 

“Estou fazendo uso do meu benefício, devo continuar pagando DAS?”

Não, durante o período de auxílio MEI não precisa pagar o DAS, mas somente a parcela referente a contribuição previdenciária, já as taxas de ICMS e ISS que estão inclusas no valor devem ser pagas referente ao período de auxílio. Portanto, você não pagará o DAS no seu valor total, somente o que for relativo a contribuição de INSS.

Após terminar o período do auxílio se não houver prolongamento para continuar recebendo, o empreendedor deve voltar a pagar o DAS normalmente.

Em casos de auxílio doença, caso o médico prolongue o período de repouso, e der continuidade ao INSS, o contribuinte deve passar por uma nova perícia e neste caso fará novamente o processo marcando os novos meses em que receberá o benefício do INSS.  

E você, conhecia todos esses benefícios que o MEI tem direito? Já utilizou algum deles? Conte pra gente e divida sua experiência com outros microeempreendedores!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *