Blog | MEI Fácil

MEI: o que devo pagar?

Recentemente tem surgido em muitos grupos de discussão de Whatsapp, redes sociais e notícias um questionamento: afinal o que eu devo pagar após abrir MEI?

Essa confusão ocorreu porque uma série de boletos com diversos valores são enviados para os endereços dos MEIs. São vários tipos de instituições que emitem esses boletos, mas, em geral, o que todos possuem em comum é uma data de vencimento próxima e, em alguns casos, informações sobre riscos para o empreendedor caso não haja pagamento, confundindo a cabeça do dono do MEI.

Recebi um boleto, e agora?

A maioria dos boletos são enviados sem serem solicitados. E por medo de ficarem em débito e perderem o CNPJ MEI, muitas pessoas pagam os valores e, depois de pesquisar, percebem que não era necessário. Porém, a essa altura pode não ser possível reaver o valor.

Esse tipo de incidente acontece tanto que tem ganho destaque na mídia, mostrando como diversos microempreendedores já passaram por essa situação e, como não tinham informações na hora, não souberam o que fazer. 

A primeira coisa que você precisa saber é que não precisa realizar o pagamento de nenhum boleto (fora o imposto) se não quiser, pois eles não são obrigatórios. Mas é importante também saber que vários desses boletos são referentes a associações e clubes empresariais, então se você tiver interesse em fazer parte dessas instituições, pode falar diretamente com eles para entender melhor como é feita a adesão e ao que você terá direito depois do pagamento.

Fique de olho: tudo que é obrigatório para o MEI é online!

Depois que você abre seu MEI, os impostos que precisam pagar estão dentro do DAS, numa faixa de R$ 50 mensais. A partir do mês da abertura da sua empresa você começa a pagar seu imposto, porém o boleto terá data de vencimento para o mês seguinte. Por exemplo, se você fizer em novembro seu CNPJ MEI, a partir de dezembro já terá um boleto de imposto para  pagar.

A data do recolhimento do imposto é fixa, todo dia 20 do mês (ou o próximo dia útil) você terá que pagar seu DAS e garantir que sua empresa esteja com tudo dentro dos conformes quando o assunto é imposto. Mas fique de olho: eles não são enviados por correio!

Todo o processo é online. Você acessa os boletos e vai pagando em dia, adiantado ou se esquecer de fazer algum pagamento, pode acertar valores em aberto. O aplicativo gratuito te ajuda a ter acesso aos seus boletos do mês.

E se eu quiser confirmar se devo ou não pagar o boleto que chega em casa?

Muita gente recebe os boletos de diversos locais e instituições e acaba sendo normal ter dúvidas sobre que caminho seguir. Não fique sofrendo para tomar as decisões de pagamento, há gente disposta a ajudar e locais seguros para obter informações, confira alguns canais que poderão ouvir você e dar conselhos e tirar dúvidas:

Sebrae

Portal do Empreendedor

Portal MEI Pequenas Empresas Grandes Negócios

Blog e equipe MEI Fácil

Ainda tem dúvidas?

A MEI Fácil conta com equipe de especialistas que podem ajudar você com as suas dúvidas. Confira nosso FAQ e fale com a gente!

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *