Blog | MEI Fácil

Como obter renda extra com MEI?

Você já fez de tudo para colocar suas finanças em ordem e mesmo assim as contas insistem em não fechar? Uma ótima opção para você é procurar uma fonte de renda extra, que não atrapalhe na sua ocupação principal e te ajude com os gastos que estavam fora do radar. Essa é uma maneira de começar a ter contato com a sua veia empreendedora e ainda ganhar dinheiro com isso, ou ainda, uma forma de ajudar seu MEI a ampliar os horizontes para faturar mais no final do mês.

Hoje o que não faltam são opções que te dão uma forcinha para sair do vermelho, e existem vários aplicativos que podem te ajudar nessa jornada. Muitos deles são serviços que já existiam muito antes da internet surgir, como – por exemplo – o aluguel de imóveis, passear com animais, brechós e caronas. Existe inclusive um portal chamado Tudo Kitado, onde você pode escolher o que você gostaria de fazer e a sua disponibilidade de tempo e serviços, assim a plataforma ajuda você a encontrar as melhores formas de obter renda extra e simular os ganhos estimados para cada atividade.

Ficou curioso? Parece algo distante ganhar dinheiro extra com algo que você já tem ou faz? Então confira uma lista com 5 aplicativos que vão te ajudar na hora de ampliar sua renda. Mas vale o lembrete: nenhuma delas é garantia de dinheiro rápido e fácil. Para conseguir um bom dinheiro é preciso se empenhar com o serviço prestado ou venda e pesquisar sobre os prós e contras de cada app.

 

1.Ofereça seus serviços e atraia clientes

Esse app é bem conhecido por quem está em busca de profissionais específicos. É possível contratar diarista, professor, cabeleireiro, assistência técnica, buffet, DJs, consultoria, eventos e mais 15 áreas de serviços. O app busca três profissionais próximos a você e eles entrarão em contato para passar o orçamento. O GetNinjas é um aplicativo que facilita a busca por profissionais, serviços e por clientes, o que pode ser uma opção para você MEI oferecer seus serviços, ampliando sua rede. Para quem deseja atrair clientes, basta preencher os campos com o serviço oferecido e as atividades que realiza. O profissional cadastrado recebe semanalmente os pedidos disponíveis em sua região de atendimento, ele terá acesso à detalhes do pedido, porém o contato do cliente aparece bloqueado. Conforme o profissional demonstrar interesse no pedido, ele deve comprá-lo com moedas GetNinjas para obter o contato do cliente e iniciar a negociação. Estas moedas são adquiridas por meio de um pacote que varia entre R$ 49,90 (300 moedas) e R$ 599,90 (4400 moedas).
O cadastro para os dois objetivos é feito de forma rápida e prática. O aplicativo é gratuito para quem procura por um prestador de serviço e só é preciso pagar pelo serviço que contratar.

 

2.Cuide de animais de estimação

Uma forma de conseguir uma renda extra conhecida há tempos de forma flexível e divertida é hospedar ou passear com animais de estimação. Temos muitos MEIs que atendem o segmento pet como estética, banho e tosa e alguns outros serviços. Para ampliar ganhos, eles podem contar com esses sites que fazem a conexão entre os donos dos pets e os anfitriões dispostos a hospedar os bichinhos, como por exemplo o Pet Anjo. Através dele, o candidato recebe um treinamento online e define sua agenda conforme a disponibilidade. Após aprovado na plataforma, pode começar a trabalhar, sendo remunerado com 70% do valor pago pelo cliente. Outro exemplo desse segmento que você pode utilizar é o DogHero, que é direcionado especialmente para cachorros.

 

3.Monte um lojinha online com suas próprias roupas e acessórios

Se você MEI já teve seu brechó ou vende roupas para seus contatos, pelo perfil do Instagram (que concentra muitos vendedores de roupas e acessórios) ou usa o Whatsapp para vendas, pode ter uma ajudinha extra com ajuda de um aplicativo. Sempre tem aquela roupa que você comprou e nunca usou, que está dentro do seu guarda roupa e em ótimo estado. Através do Enjoei você pode vendê-las de forma simples, rápida e segura. Além de roupas, existem outras categorias dentro do site. Basta você fazer o cadastro e desapegar do que não precisa, criando assim o seu brechó online e administrando seu espacinho de desapegos! 🙂

 

4.Transporte de pessoas

O Uber talvez seja a fonte de renda extra mais popular desta lista no momento. Qualquer pessoa com carteira de habilitação profissional, um smartphone com sistema iOS 7 ou com Android 4.0 e um carro fabricado a partir de 2008 com quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado pode virar parceiro da Uber.
Os ganhos dependem das horas trabalhadas, mas uma ferramenta da Uber permite calcular o faturamento estimado. Ela mostra que ao trabalhar com o UberX quatro horas por dia e cinco vezes por semana o faturamento mensal é de 1.948 reais, já líquido da taxa paga à Uber, mas sem considerar os gastos com manutenção do carro. Para os MEIs que oferecem esse tipo de serviço, vale lembrar que esse segmento cresceu bastante e hoje existem outras opções que podem alternativa para o seu perfil de motorista como 99, Cabify e Ladydriver.

 

5.Ofereça seus serviços de beleza e estética para mais clientes

 O Singu promove o encontro entre quem busca determinados profissionais de beleza e estética (manicure, depilação e massagem) para prestação do serviço e quem pode atender essas pessoas. Basta fazer o cadastro no app para se tornar um profissional da rede. A plataforma oferece para os profissionais, carinhosamente chamados de “artistas Singu”, 70% de comissionamento, a liberdade para cada profissional de administrar a agenda sobre quando e onde atender, além de treinamentos gratuitos com profissionais renomados. Para quem é MEI no segmento de beleza e estética essa é uma oportunidade de ampliar sua gama de clientes.

 

Outras opções para ter no radar

Além das várias opções que já compartilhamos por aqui, ainda existem outros tipos de serviços que podem ajudar na renda extra ou inspirar você para ganhar um dinheirinho extra no final do mês:

Responda pesquisas e ganhe um dinheirinho extra: diversas empresas precisam constantemente de pesquisas para desenvolvimento de serviços e produtos e contratam consultorias que buscam perfis para responder por todo o país. Pesquisas remuneradas ajudam quem precisa explorar a opinião e o público que pode responder e ajudar no desenvolvimento do projeto. Em geral as pesquisas são relativamente simples e tem remunerações interessantes para os respondentes, mas, no passado, exigiam que você conhecesse um recrutador de pesquisa ou fosse a um local realizar. Hoje, com o avanço da tecnologia é possível oferecer esse tipo de serviço de forma remota. O aplicativo Pinion une pesquisadores e quem tem perfil de pesquisado para realizar essas pesquisas. Basta você se cadastrar e informar seu perfil e, havendo pesquisas que que se encaixem no seu perfil (sexo, idade, hábitos etc.), você responde e é remunerado por isso sem sair da sua casa, trabalho, tudo pelo celular.

Dê carona ao viajar: se você costuma fazer viagens constantes com o seu carro e sempre sobra uma vaguinha para mais alguém, aí está mais um oportunidade de você garantir uma fonte de renda no fim do mês ou, no mínimo diminuir seus custos de viagem.  Através do Blablacar, você oferece caronas e economiza nos custos da sua viagem, além de fazer uma nova amizade. Para se cadastrar no BlaBlaCar, basta informar o itinerário, a data e hora da viagem e pedir uma participação nos custos da viagem para cada passageiro. A reserva pode ou não ser aprovada de forma automática, e o viajante paga diretamente ao proprietário do carro. Vale lembrar que as caronas são seguras e os usuários são verificados pelo aplicativo, coletando dados e cópias do RG ou CNH. Em trechos como São Paulo-Rio de Janeiro são cobrados cerca de 60 reais por passageiro, enquanto o trecho São Paulo-Guarujá pode custar 10 reais.

Alugue seu imóvel ou parte dele: o aluguel é uma alternativa conhecida para ampliar a renda, mas com a criação do Airbnb, conseguir um hóspede ficou muito mais fácil, considerando que basta ter um sofá para se candidatar como um anfitrião. Se você tem um espaço que pode ser uma oportunidade para hospedagem, já pode participar. A renda extra com o aluguel pode partir de 36 reais, preço da diária mínima definida pelo site, até mais de 450 mil reais, que seria o valor obtido com o aluguel por 30 dias de uma das hospedagens mais caras do Airbnb no Brasil.  A plataforma é ideal tanto para o público que procura uma estadia mais barata do que um hotel ou pousada ao visitar uma cidade, quanto para as pessoas que alugam casas e chalés para viagens em temporadas. Também é uma alternativa muito utilizada por estudantes ou visitantes de outros estados/países.

 

Agora que você conferiu nossas dicas, basta escolher qual mais combina com você, suas capacitações e serviços, para poder fazer uma grana extra no fim do mês. É importante pensar na importância do seu negócio ser formalizado, seja ele uma renda extra ou seu novo empreendimento.

Conhece algum desses serviços, ou tem outras dicas que podem ser úteis para obter renda extra? Conta pra gente nos comentários 😉

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *