Ele se tornou o assunto da vez, sendo a solução para muitos empreendedores. Uns tem medo de acumular dívidas com ele, já outros viram que é a melhor solução para ganhar mais dinheiro. Já sabe do que estamos falando? É dele: o famoso boleto. Mas você, MEI, sabia que pode cobrar os seus clientes com boleto bancário? Conheça os benefícios dessa prática e tire suas dúvidas.

Emitir boleto bancário se estabeleceu como ótima alternativa para uma possível confusão que você, MEI, pode enfrentar por serviço não pago. Para poder cobrar seus clientes de forma prática e, claro, garantir o seu pagamento por aquele serviço, nada melhor que uma cobrança segura 🙂

Como posso cobrar com boleto bancário?

Agora que você Microempreendedor decidiu dar uma chance para o boleto, a parte fundamental é estabelecer uma relação de confiança com seu cliente. Se o valor da sua venda for alto, por exemplo, você pode oferecer um desconto se o pagamento for com boleto bancário.

É possível emitir boletos pelo aplicativo da MEI Fácil, pelo valor de R$3,00 reais por boleto compensado! E fique tranquilo, se você emitir diversos boletos, mas nenhum for pago, você não ficará devendo nada para nós.

As vantagens de emitir boleto

Uma forma de otimizar o seu tempo e o do seu cliente é dar credibilidade ao seu trabalho. Para isso, o boleto bancário serve como uma opção para o serviço prestado mensalmente, por exemplo.

Vale lembrar que nem todas as pessoas utilizam cartão ou possuem conta no mesmo banco que o seu para poderem efetuar alguma transferência bancária. Isso pode fazer com que o MEI tenha problemas na hora de receber o pagamento, ou até mesmo perca uma venda :/

Dependendo da forma como você trabalha e o tipo de produto que está oferecendo, o boleto chega a ser a solução direta para o seu negócio, e claro, para o seu bolso.

E se o cliente não pagar o boleto? O que faço?

Apesar de ser uma ótima solução, nem sempre é garantia de que o cliente vai pagar o boleto. É possível que o cliente não efetue o pagamento e você fique sem receber. Nesse tipo de situação você pode protestar o nome do mesmo! Mas para isso é preciso comprovar a venda do produto e/ou serviço para o cliente, de alguma forma.

A solução mais viável é: ao fechar um negócio, faça o possível para elaborar algum contrato de prestação de serviços com os dados do seu CNPJ MEI, e os dados do seu cliente. Esse documento será o responsável por formalizar sua prestação de serviço.

No caso da venda de produtos, um documento que comprova a sua venda é a emissão de Nota Fiscal. Mas, estamos torcendo para que você não leve nenhum calote e seu cliente te pague certinho 😉

Ainda tem dúvidas de como emitir um boleto de cobrança? Baixe o aplicativo MEI Fácil e siga o passo a passo do tutorial, ou então entre em contato com a gente pelo e-mail contato@meifacil.com! Nós estamos disponíveis das 9h as 18h, de segunda à sexta-feira 😉