Como sair do vermelho na empresa? Confira 6 dicas

5 minutos de leitura
sair do vermelho na empresa
Navegue pelo conteúdo

Com a crise financeira batendo à porta de muitas empresas, ficou mais difícil controlar as finanças e, em alguns casos, sair do vermelho na empresa.

E se você possui uma MEI que passa por problemas financeiros, mas não sabe por onde começar a organizar as contas, este artigo é para você!

Separamos as principais dicas dos especialistas da MEI Fácil para te ajudar com as contas do negócio e sair do vermelho na empresa, de uma vez por todas.

Então vem com a gente e confira como mudar os rumos do seu negócio agora mesmo.

6 dicas de como sair do vermelho na empresa

Abaixo você confere seis dicas de como sair do vermelho na empresa, além de uma dica bônus. Pegue a caneta e o papel e vamos juntos organizar as finanças da sua MEI.

cta planilha gastos 1

Analise o fluxo de caixa da empresa

O primeiro passo para reestruturar as finanças da sua empresa é analisar e entender como está o fluxo de caixa dela.

É a partir desse fluxo que você conseguirá entender as movimentações financeiras do seu negócio, já que lá estão presentes todas as entradas e saídas de dinheiro, além dos respectivos destinos.

Você precisa dedicar muita atenção nesta etapa, pois se a análise for bem executada, os motivos causadores da situação serão claros, assim como norteadores para sair do vermelho na empresa.

Existem diversas situações capazes de fazer a empresa chegar à este ponto:

Mas mantenha a calma, para todas esses cenários existem planos de ação e estratégias que podem ser implementados, de modo a sair do vermelho na empresa e prosperar o seu negócio.

O que é fluxo de caixa e como fazer um para sua MEI?

Busque maneiras de cortar gastos

Assim que você analisar o fluxo de caixa da sua empresa, com certeza perceberá que é possível cortar gastos presentes no dia a dia e que, ao final do mês, mordem uma fatia do orçamento.

Existem os gastos mais “explícitos” ou seja, aqueles que você bate o olho e logo percebe que são altos e dá para diminuir, como água e luz, aluguel, compra de insumos, mercadorias e equipamentos, por exemplo.

Mas, também é bom ficar atento aos gastos invisíveis, ou seja, aqueles custos que você quase não percebe, porém geram ainda mais despesas no caixa da empresa. Podemos citar tarifas bancárias, anuidade do cartão de crédito, multas por atraso de pagamentos, além de compras por impulso ou até desnecessárias.

Confira aqui como reduzir os gastos invisíveis da sua MEI.

Entenda todos os seus gastos e busque alternativas para reduzi-los. Reflita se é possível diminuir o espaço utilizado (caso você pague aluguel, trocar por um lugar menor e mais barato), contratar novos fornecedores ou negociar preços com eles, além de evitar desperdícios com água e luz, por exemplo.

Foque em renegociar dívidas

Se você possui alguma dívida, entenda como ela surgiu e porque você não conseguiu evitar isso. Essa reflexão serve para que os mesmos erros não sejam cometidos.

Agora, vamos à parte de renegociar as dívidas da sua MEI. As mais comuns são atrasos no pagamento dos boletos DAS, débitos relacionados a cartão de crédito, financiamentos e aluguel do espaço.

Mas como renegociar essas dívidas?

Quanto às pendências correspondentes ao cartão de crédito ou crédito pessoal, é recomendado buscar a instituição financeira responsável e entender se há possibilidade de desconto no valor total, principalmente se o pagamento for à vista ou então parcelado com juros menores.

Para dívidas com aluguel, busque sempre negociar direto com o proprietário, mostrando seu empenho em resolver o problema e encontrar soluções que sejam aceitas pelos dois lados.

Agora, para dívidas com serviços, como o não pagamento das contas de água, luz, telefone, internet e outros serviços básicos, não deixe de entrar em contato com a empresa responsável para negociar e parcelar os débitos.

Busque negociar uma redução dos preços ou assinar pacotes mais baratos para as contas de internet e celular, por exemplo.

Saiba como negociar a dívida da sua MEI e fique em dia com as finanças

Tente negociar prazos com fornecedores

Conseguir negociar preços e prazos com seus fornecedores é fundamental, principalmente no momento de colocar ordem na casa e sair do vermelho na empresa.

Mas, durante à negociação, fique de olho nas propostas feitas pelo fornecedor, pois as vezes ele pode exigir, em troca de melhores preços e prazos, a compra de um grande volume de mercadorias, o pagamento à vista ou até mesmo a substituição por produtos de qualidade inferior.

Isso pode afetar não somente o caixa da sua empresa, pois será necessário gastar mais e de uma só vez, como também diminuir a qualidade do seu produto ou serviço oferecido.

Converse com fornecedores sobre a possibilidade de receber os materiais com mais rapidez, assim você não precisará formar grandes estoques.

Por fim, busque alternativas para receber de seus clientes com mais agilidade, como a utilização de Pix, novo meio de pagamento, no qual você recebe do cliente em até 10 segundos.

Confira agora 10 Estratégias de Negociação para o Aplicar com Fornecedores

Separe as contas pessoais das contas da empresa

Um importante pilar para sair do vermelho na empresa é saber separar as contas pessoais das empresariais.

É muito difícil não se confundir, até mesmo se enrolar, caso as duas contas estejam juntas.

E se você não separou a sua vida financeira pessoal das contas da MEI, encontrará mais dificuldades para tirar a empresa do vermelho.

Mas ainda há tempo de corrigir isso e assim evitar a repetição dos mesmos problemas.

Abaixo você confere todos os benefícios que poderá aproveitar ao separar as duas contas e abrir uma PJ para você:

  • A maior facilidade em receber de seus clientes;
  • Pagamento de fornecedores com credibilidade e segurança;
  • Evitar problemas com Imposto de Renda;
  • Ter maior controle de seus lucros, o que possibilita novos investimentos e aplicações;
  • Além de possibilidades de conseguir linhas de crédito e empréstimo.

Veja como separar as contas pessoais das empresariais.

Utilize uma Planilha de controle de gastos

Se você ainda não utiliza uma planilha de controle de gastos para organizar as finanças da empresa, está mais do que na hora de baixar a sua e profissionalizar de vez o seu negócio.

Quando você registra tudo que entra e o que sai, principalmente em uma planilha de controle financeiro, fica mais sair do vermelho na empresa.

E para facilitar o controle e gestão das finanças da sua MEI, desenvolvemos a planilha financeira perfeita para o microempreendedor controlar de vez os gastos!

É um material completo e fácil de preencher e acompanhar, onde o MEI conseguirá entender por onde o dinheiro entra e sai.

Com a planilha financeira MEI, você poderá:

  • Anotar o que vendeu;
  • Para quem vendeu;
  • A forma de pagamento;
  • O prazo de recebimento;
  • A emissão de notas fiscais;
  • E muito mais!

Além disso, este material te ajuda a ver o quanto você faturou por mês sobre produtos e serviços, de forma separada, assim você sabe o valor do seu faturamento bruto e os valores da sua Declaração Anual Obrigatória.

Não perca tempo, clique aqui e baixe a sua planilha agora mesmo!

[Dica Bônus] – Conte com a ajuda de um contador

A MEI foi criada com o objetivo de facilitar em todos os sentidos a vida dos microempreendedores, mas mesmo assim, se você tiver dificuldades para gerir sua empresa, não tem problema, o mais importante é buscar uma solução para que isso não prejudique seu negócio.

E um contador pode te ajudar, e muito, com isso.

Um bom serviço de contabilidade pode te ajudar a:

E temos uma ótima notícia para te contar. A MEI Fácil criou um serviço de contabilidade especializado na categoria MEI!

É tudo online e sem complicação. Confira mais como funciona o serviço de contabilidade MEI Fácil e deixe as questões burocráticas com a gente!

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças, te ajudar com assunto sobre dificuldade financeira ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler
Aprenda mais
Tire todas as suas dúvidas sobre Finanças