Vale a pena abrir MEI?

2 minutos de leitura
vale a pena abrir mei
Navegue pelo conteúdo

Quando se começa um negócio, nem sempre temos certeza se vai valer a pena formalizá-lo. Será que vale a pena abrir MEI, ter um CNPJ e pagar imposto? A MEI Fácil ajuda você tirando suas dúvidas e mostrando a vantagem de se tornar um microempreendedor individual.

O MEI (Microempreendedor Individual) é o tipo mais simples de empresa que o governo atualmente oferece. Ele permite que o pequeno comerciante ou prestador de serviço tenha seu próprio CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, que é o número único que identifica uma empresa) de  forma fácil e a um baixo custo. Dessa forma o negócio torna-se formal e capaz de emitir nota fiscal, obter crédito com melhores condições, além de prestar serviços ou vender produtos a um público ainda maior como outras empresas, governo, entre outros.

Por que ser MEI?

À medida que seu negócio cresce, sair da informalidade pode te ajudar a alcançar ainda mais clientes. Sendo MEI, você pode emitir notas fiscais, por exemplo, e com isso, passa a conseguir atender mais gente. Você também poderá cadastrar seu CNPJ em algumas lojas e comprar produtos com desconto diretamente com o fornecedor. Além disso, você encontrará mais oportunidades de serviços financeiros, como empréstimos, máquinas de cartão, dentre outros, que podem ser mais baratos por você ter uma empresa.

Outra vantagem é que com o MEI você passa a ter acesso a benefícios da previdência (INSS) que vão fazer a diferença hoje e no seu futuro: como auxílio-doença, aposentadoria, salário-maternidade, pensão e auxílio reclusão. Para isso, basta pagar em dia sua guia do MEI todos os meses.

Essas vantagens custam aproximadamente R$ 50 que é o valor do imposto mensal para microempreendedor individual. Se você fizer uma conta rápida, é um valor bem interessante para a quantidade de vantagens que a profissionalização do seu negócio ganhará!

Para facilitar ainda mais a vida do microempreendedor individual e entender porque vale a pena abrir MEI, praticamente todos os trâmites e processos são feitos pela internet, evitando deslocamentos, papelada e burocracia. Com seu smartphone ou computador você pode se cadastrar e ter seu CNPJ MEI.

Confira abaixo os documentos que precisa para fazer seu CNPJ MEI:

  • RG – número e órgão emissor
  • CPF
  • Título de eleitor
  • Número do recibo de imposto de renda (se você declarou IR nos últimos 2 anos)
  • Endereço completo
  • E-mail, telefone fixo e celular

Importante também conferir se sua atividade pode ser MEI.

Dúvidas, sugestões ou comentários? Comente o texto que vamos responder! Confira também nossas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube que todo dia postamos novidades. Ser MEI ficou fácil de verdade!

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler