Quem trabalha com prestação de serviços sofreu diversos impactos causados pela pandemia. A retomada das atividades exige um planejamento estratégico, que garanta a sua segurança e a de seus clientes. Com as dicas para profissionais de manutenção, saiba como se adaptar para iniciar essa nova fase.

Retomada da prestação de serviços: dicas para profissionais de manutenção 

Tanto os profissionais que vão até o cliente, como pedreiros, eletricistas e outros reparadores, quanto aqueles que possuem estabelecimento, como é o caso dos mecânicos e funileiros, fazem parte de um importante setor para a economia. Inclusive, como emergências são comuns, muitos clientes buscam por esses serviços mesmo durante a quarentena.

Apesar das oficinas mecânicas terem funcionado durante os últimos meses em grande parte das cidades, por exemplo, o momento atual pede por um novo planejamento e preparo por parte de todos os profissionais do ramo. A demanda tende a crescer nos próximos meses e adaptações serão necessárias para atender todos com segurança.

Como adaptar a prestação de serviços? 

Para voltar ou continuar a atender, fique atento às mudanças no comportamento do consumidor, afinal, ainda é difícil se sentir completamente seguro na rua ou recebendo prestadores em casa. Ao contratar um serviço, clientes esperam que os profissionais estejam também preocupados com a saúde coletiva, além de oferecer um trabalho de qualidade.

Existem alternativas que amenizam os riscos de contaminação e protegem o profissional durante a prestação de serviços. A seguir, saiba como oferecer a melhor experiência para seu cliente com dicas de segurança, junto de sugestões para expandir o negócio em meio a crise.

Após as principais recomendações, será o momento das dicas específicas para aqueles que vão até o cliente e também para quem tem um espaço físico.

1) Segurança em primeiro lugar

As máscaras passaram a ser itens obrigatórios e não usá-las está sujeito a multa em São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros estados e cidades. Além de vestir as máscaras sempre que estiver fora de casa, a troca deve ser feita sempre que o tecido estiver úmido e as mãos não devem tocar o rosto ou máscara.

Outras medidas de prevenção incluem o uso de álcool gel e lavar as mãos frequentemente. Para reforçar a proteção, o profissional de manutenção pode investir em protetores de acrílico para o rosto e usar luvas e roupas de manga longa durante a prestação de serviços.

Ao chegar em casa, deixe os sapatos do lado de fora e tome um banho.

2) Cuidados na hora de receber o pagamento

Quando for receber pelo serviço, evite o pagamento em dinheiro. Quanto menos contato, melhor! Prefira ser pago via maquininha de cartão, transferência bancária, pagamento por aproximação de cartão ou link para boleto. Quando realizar serviços mais pontuais, como um reparo elétrico, e precisar receber em dinheiro, converse com o cliente para deixar o valor trocado.

Agora, é fundamental saber quanto cobrar pelo seu serviço, para não sair perdendo nesse momento de crise! Se você tem dúvidas e precisa rever sua precificação, clique aqui.

3) Saiba como divulgar o seu negócio

Para aumentar sua cartela de clientes, aproveite as facilidades oferecidas pelas redes sociais e fique conectado! Como o atendimento em lugares próximos ficou ainda mais comum na quarentena, divulgue os serviços também nos grupos de WhatsApp do bairro, sem esquecer, é claro, de pedir para amigos e clientes recomendarem o seu trabalho para quem estiver precisando.

Crie promoções e pacotes para fidelizar e atrair mais pessoas até seu negócio. Na divulgação, destaque os cuidados que você tem tomado para trabalhar com segurança. Isso com certeza faz toda a diferença agora!

Gostou das dicas? Preste atenção a seguir nas recomendações para os reparadores, aqueles profissionais que vão até a casa do cliente.

Prestação de serviços: Dicas para reparadores 

Pedreiros, eletricistas, encanadores, entre outros profissionais que realizam reparos em domicílio devem se atentar para algumas dicas de segurança extra. Proteja a si mesmo e seu cliente na hora de prestar seus serviços.

Cuidados no trajeto

Para chegar até seu cliente, use veículo próprio ou da empresa, pois evitar a aglomeração do transporte público diminui consideravelmente os riscos. Além dos equipamentos de segurança listados anteriormente, leve uma troca de roupa.

Respeite o distanciamento mínimo quando estiver na casa, principalmente se trabalhar com assistentes.

Dicas para MEIs da Manutenção: pintores, eletricistas, pedreiros e mais

Quer mais dicas? Assista ao vídeo:

Se você é MEI e tem oficina própria, as próximas dicas são para você!

Recomendações para mecânicos e funileiros 

Mecânicos, funileiros, borracheiros e todos os profissionais da manutenção com um espaço físico devem preparar o estabelecimento para receber os clientes com segurança, sem esquecer de todas as dicas dadas anteriormente.

Em época de pandemia, lugares fechados e com muita gente aumentam o risco de contaminação. Para não deixar isso acontecer com o seu espaço, preste atenção nas recomendações a seguir:

Garanta proteção extra na sua oficina

  • Mantenha o espaço ventilado e evite receber muitas pessoas ao mesmo tempo;
  • Se seu estabelecimento formar filas, marque linhas no chão com uma boa distância entre elas;
  • Disponibilize itens como álcool em gel, álcool 70% e água com sabão, que serão usados por você, equipe e clientes;
  • Busque atender clientes com hora marcada e manter intervalos entre os atendimentos;
  • Higienize tudo o que for tocado pelo cliente antes de começar a trabalhar no carro. Se algum material do veículo não permitir limpeza com álcool, plastifique.

Compra de materiais: os cuidados são os mesmos

Todas as medidas de higiene se aplicam aos seus equipamentos. Quando for comprar novos materiais ou ferramentas, aproveitando o desconto para CNPJ MEI, vá de carro e use máscara. Se puder comprar pela internet, é ainda melhor!

Dicas para mecânicos e funileiros: como adaptar a sua oficina?

No vídeo abaixo, conheça mais alguns toques para garantir toda a segurança em sua oficina nessa nova fase:

Conte com a parceira do MEI para enfrentar desafios 

Todas as dicas de prevenção dadas são essenciais para uma retomada com segurança. O momento pede por adaptação e resiliência, para enfrentar os desafios que estão por vir! Acompanhe a TV MEI Fácil para ter acesso a outras dicas para o microempreendedor e fique em contato conosco através do Instagram ou Facebook.