Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: a importância de celebrar

5 minutos de leitura
dia mundial do empreendedorismo feminino
Navegue pelo conteúdo

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.

Data celebrada tem o objetivo de evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial.

A data foi oficializada em 2014 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e liderada pela ONU Mulheres, que reuniu mais de 150 países, empresas e instituições para apoiar empreendedoras e ir contra a desigualdade salarial.

Sabia que ainda precisamos de 136 anos para que a igualdade entre homens e mulheres seja alcançada, segundo o Fórum Econômico Mundial (FMI)?

Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo, segundo pesquisa. São 30 milhões de empreendedoras, de um total de 52 milhões.

Entre MEIs, elas representam 48% do total de microempreendedores individuais.

Por isso, elaboramos esse artigo com o objetivo trazer números da desigualdade de gênero no Brasil, mas também inspirar todas a mulheres a continuar sua luta para conquistar o sucesso nos negócios a partir do empreendedorismo feminino.

Vem com gente aprender mais sobre empreendedorismo feminino.

Por que celebrar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino?

Mesmo com todas as desigualdades de gênero, sem falarmos dos aspectos políticos e culturais, a mulher é sinônimo de grandeza, de luta e de resistência!

Existem números de esperança e que devem ser destacados a todos, mostrando a força das mulheres no Brasil.

Veja a relevância do Dia Mundial do Empreendedorismos Feminino e a importância de termos mais mulheres empreendedoras:

Ainda há muita desigualdade de gênero

Os dados de uma publicação do IBGE, mostram que, no Brasil, as mulheres ainda recebem apenas 78% dos salários dos homens.

Para se ter mais uma ideia da desigualdade de gênero presente no país, um pouco mais da metade das mulheres (54,6%), de 25 a 49 anos e com filhos de até três anos estavam empregadas em 2019, já para os homens que estão na mesma situação, a porcentagem é de 89,2%.

E não para por aí: as mulheres ainda precisam lidar com jornadas duplas em suas rotinas (às vezes até mais)

O pensamento machista, ainda enraizado na sociedade, leva as mulheres a realizarem afazeres domésticos muito mais do que os homens, o que reduz as oportunidades do sexo feminino de encontrar serviços mais bem remunerados.

Fato que comprova isso são as horas semanais gastas pelas mulheres nas tarefas de casa: são mais de 21 horas por semana, enquanto os homens despendem apenas 11 horas. Ou seja, em comparação aos homens, as mulheres ficam praticamente o dobro do tempo cuidando de afazeres domésticos.

O empreendedorismo feminino cresceu 40% na pandemia

O empreendedorismo feminino na pandemia cresceu em 40%, segundo a Rede da Mulher Empreendedora.

As mulheres no empreendedorismo conseguiram se manter mais motivadas que os homens durante esse período de crise.

Segundo pesquisa, 88% das mulheres têm mais interesse em continuar empreendendo depois da pandemia e 76% delas afirmam que vão fazer de tudo para manter o negócio.

68% das mulheres também se dizem mais capazes de se adaptar às mudanças.

Quando falamos de aprendizados, 59% se tornaram mais resistentes e 56% estudaram mais sobre gestão estratégica.

O empreendedorismo feminino é uma liberdade financeira

O principal objetivo do empreendedorismo feminino é diminuir a desigualdade de gênero.

Se vivemos em uma sociedade onde homens e mulheres possuem direitos iguais, por lei, por que no dia a dia as tarefas e remunerações são tão discrepantes?

Quanto mais mulheres buscarem a independência e a autonomia abrindo um negócio próprio, mais a economia crescerá e a desigualdade de gênero poderá começar a diminuir.

E não falamos necessariamente de liderar uma empresa multinacional. Pode ser vendendo bolos, abrindo um salão de beleza em casa ou vendendo roupas, por exemplo.

O principal ponto é melhorar a condição financeira das mulheres, a partir do aumento de renda, do poder de compra e da melhora na qualidade de vida.

É mais comum do que se imagina encontrar relatos de mulheres que estão presas em relacionamentos tóxicos e abusivos porque dependem financeiramente de cônjuge, de modo que, caso decidam ir embora, não vão conseguir se sustentar.

Mulheres estão à frente dos negócios

Elas estão à frente de muitos negócios, e ainda queremos mais, não é verdade?

Segundo o Sebrae, as mulheres lideram 10,1 milhões de empreendimentos no Brasil. Assim, a participação delas nos negócios é de 34%.

Esse número ainda fica abaixo da melhor marca histórica, de 2019, quando as mulheres representavam 34,8% do total.

Por fim, o estudo do McKinsey Global Institute projetou o impacto financeiro de um cenário com participação plena das mulheres no mundo dos negócios: os ganhos no PIB mundial chegariam a US$ 28 trilhões até 2025.

5 filmes de mulheres empreendedoras

E para comemorar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, nada melhor do que trazer exemplos reais da força e importância das mulheres nos negócios e na liderança.

Selecionamos 5 filmes para mulheres empreendedoras que relatam o sucesso delas no empreendedorismo, nos negócios e na busca por melhor qualidade de vida.

Confira os títulos e inspire-se nas histórias de sucesso abaixo.

A Vida e a História de Madam C. J. Walker

A minissérie de quatro episódios mostra a trajetória de vida e empreendedorismo de Sarah Breedlove, a primeira americana negra milionária.

Mesmo lutando contra a padronização da beleza feminina, o racismo, violência e desigualdade de gênero, Sarah Breedlove constrói um império de produtos para cabelo.

Estrelas Além do Tempo

O filme mostra uma inspiradora luta pelo empoderamento feminino e contra o racismo durante a Guerra Fria.

Na obra conhecemos a história de três matemáticas negras da NASA, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, as quais lutam para mostrar o seu trabalho e valores mesmo em um ambiente opressor.

Escritores da Liberdade

Protagonizado por Hilary Swank, o filme nos apresenta uma jovem e dedicada professora que se encontra ministrando aulas em uma escola tomada pelo racismo e desigualdade.

Ela então ensina uma turma de alunos adolescentes sobre tolerância, respeito de gênero e cor, autoconhecimento e confiança.

Histórias Cruzadas

Uma mulher que sonha em ser escritora decide escrever um livro durante o movimento de direitos civis nos anos 1960.

Ela detalha o ponto de vista das empregadas domésticas afro-americanas que trabalham para famílias brancas.

Elis

O filme retrata a vida conturbada da cantora Elis Regina desde o começo da carreira até o auge de seu sucesso, quando conquistou o mundo.

É um drama tenso e que traz valiosas lições da mulher empreendedora e determinada que foi Elis.

Veja 10 filmes e séries que todo empreendedor deve assistir!

5 livros sobre mulheres empreendedoras

Você é mais fã de leituras?

Separamos 5 dicas de livros para empreendedores. São histórias de empreendedoras de sucesso para você se inspirar muito!

Confira mais 5 livros que todo empreendedor deve ler!

Beleza Natural – Liana Melo

O livro “Beleza Natural” retrata a história de duas brasileiras que venceram a pobreza e o preconceito, e todas as dificuldades enfrentadas para criar o salão Beleza Natural.

É uma história nacional que mostra como duas mulheres alcançaram o sucesso se unindo e acreditando em suas ideias.

Girl Boss – Sophia Amoruso

O livro “Girl Boss” mostra a trajetória de Sophia Amoruso, uma jovem que começou a vender roupas usadas pela internet e, oito anos depois, criou uma loja virtual avaliada em mais de 100 milhões de dólares e com mais de 350 funcionários.

Elas Empreendedoras – Andréa e Bruna Villas Boas

Voltado para as mulheres empreendedoras, o “Elas Empreendedoras” analisa como é e como se comporta o empreendedorismo feminino no Brasil.

Possui o depoimento 21 brasileiras de sucesso e tem o objetivo de cruzar dados sobre empreendedorismo e traçar o perfil profissional da mulher empreendedora.

Faça Acontecer – Mulheres, trabalho e a vontade de liderar – Sheryl Sandbergs

Faça Acontecer” traz possíveis explicações e busca razões pelas quais as mulheres não conseguem alcançar o que desejam em suas carreiras.

A autora mostra soluções práticas e que podem ser aplicadas no dia a dia para que as mulheres consigam atingir o que desejam, sobretudo pela ótica do empreendedorismo feminino.

É uma obra cheia de aprendizados e liderança feminina.

Mulheres Poderosas têm Ambição – Heather McGregor

O livro “Mulheres Poderosas têm Ambição” é repleto de conselhos escritos pela autora e que ela gostaria de ter recebido aos 15, 25 e 35 anos.

São exemplificados elementos importantes que auxiliam as mulheres a conquistar uma carreira bem-sucedida e alcançar os objetivos.

Tudo é desenvolvido a partir das experiências profissionais da autora, passando por suas experiências como jornalista, professora e empreendedora.

Confira outras indicações de biografias de empreendedores!

Você gostou de conhecer um pouco mais sobre o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino? Imaginava que essa era uma data tão recente?

Agora você fica com a missão de apoiar uma mulher empreendedora da sua cidade 😉

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler
Aprenda mais
Tire todas as suas dúvidas sobre Empreendedorismo