A Black Friday 2019 se aproxima e não são apenas os consumidores que podem aproveitar este período. Quem tem um CNPJ MEI pode utilizar este período para impulsionar o seu negócio. Além de conquistar novos clientes para contratar os seus serviços, os conselhos abaixo podem ajudar o empreendedor a vender mais e melhor.

Conheça todas as dicas sobre Black Friday para MEI no vídeo abaixo:

Black Friday 2019

A Black Friday 2019 acontecerá no próximo dia 29 de Novembro. Este dia marca o início da temporada de compras de fim de ano. Ou seja, as compras de Natal e Ano Novo, período onde a maioria dos empreendimentos costuma lucrar mais. A Black Friday acontece sempre em uma sexta-feira, e durante 24 horas, promoções imperdíveis são oferecidas ao consumidor. Apesar de já acontecer em lojas e estabelecimentos físicos, o foco da Black Friday são as vendas online.  

Na Black Friday 2019, será possível encontrar descontos exclusivos e preços competitivos, que muitas vezes não são encontrados durante o resto do ano. No Brasil, a Black Friday tornou-se um sucesso tão grande, que durante todo o mês de Novembro é possível encontrar promoções.

Com tantos consumidores dispostos a comprar, a Black Friday é a época ideal para o empreendedor MEI investir ainda mais em seu negócio e aumentar o número de vendas. Em um período tão propício para os negócios, repleto de oportunidades de venda, surge uma importante questão para quem tem um CNPJ MEI: Como aproveitar a Black Friday para vender mais? 

Black Friday 2019 para MEI: Como aproveitar este período 

Devido ao grande movimento presente no mercado durante a Black Friday, vendedores, fornecedores e prestadores de serviço podem aproveitar o período para atrair clientes e realizar mais vendas. Para garantir o sucesso de seu empreendimento durante a Black Friday 2019, fique atento(a) às dicas a seguir: 

Dicas para MEI: Venda mais e atraia novos clientes na Black Friday

1 – Se coloque no lugar do seu cliente

Você conhece o perfil do seu cliente? O primeiro passo para oferecer a melhor experiência durante a Black Friday é entender o perfil de consumo do seu cliente. O que ele compra? Como ele compra? Parecem perguntas difíceis de responder, mas refletir sobre os seguinte pontos pode te ajudar a entender melhor o seu cliente e oferecer exatamente o que ele está buscando na Black Friday. 

  • Seja honesto com seu cliente. Ainda é comum que lojistas coloquem preços abusivos pouco antes da Black Friday para parecer que estão aderindo às promoções. Evite! A famosa “metade do dobro” é uma prática que te afasta de alcançar um empreendimento de sucesso. Atualmente, já existem organizações para verificar se o desconto anunciado é verdadeiro ou não;
  • Pense em quais produtos o seu cliente costuma procurar quando o fim do ano está próximo. A Black Friday nada mais é do que um termômetro de vendas. Ou seja, ela auxilia o comerciante a prever como serão as vendas de Natal, Ano Novo e férias, períodos que representam grande parte do lucro dos empreendimentos. Vale a pena investir! 

2 – Prepare seu negócio para a Black Friday 2019

Para saber se o seu negócio está pronto para essa época tão movimentada, será preciso responder algumas perguntas. O empreendedor MEI precisa ficar atento a cada detalhe para que tudo saia como previsto e os resultados sejam alcançados. É importante lembrar que a sua reputação está em jogo durante a Black Friday, onde qualquer deslize pode comprometer o seu negócio. 

  • Você tem produtos suficientes? Tem estoque a mais para satisfazer a maior demanda que pode surgir durante a Black Friday? Em alguns casos, é melhor sobrar do que faltar. Assim você aproveita o estoque para o fim de ano;
  • O sistema da sua loja virtual ou site está funcionando normalmente? Há equipe disponível para corrigir qualquer problema que pode surgir por conta do número de acessos? 
  • Caso você seja dono de uma loja ou outro estabelecimento, como um salão de beleza: Está tudo certo com o local, em relação a aparência e conforto? Há funcionários suficientes e qualificados para a grande quantidade de clientes? O alvará de funcionamento está em dia? 
  • Você está divulgando as promoções de forma estratégica? Com ajuda das redes sociais, banners?  Pense em promoções diferenciadas, brindes e em como promover a indicação dos seus serviços através de seus próprios clientes.

3 – Aproveite a Black Friday para fazer parcerias 

A Black Friday é um ótimo período para comerciantes. Além disso, oferece uma ótima oportunidade para fornecedores e prestadores de serviço fortalecerem parcerias. Há mais pessoas circulando nos comércios, aumento no fluxos dos canais de atendimento e redes sociais e aumento das filas, por exemplo. Todos estão consumindo muito!

Cada um desses eventos representa uma oportunidade para o prestador de serviços  oferecer suas habilidades de forma diferenciada. Aproveite para conquistar novos clientes durante a Black Friday 2019. 

4 – Prepare-se para vender muito e também para a próxima Black Friday  

Caso essa não seja a sua primeira Black Friday, você provavelmente estará mais preparado para os desafios desse período. Compare a experiência do ano passado com o cenário atual para tentar estimar o quanto você vai vender. 

Confira abaixo mais dicas e alertas para você aproveitar a Black Friday 2019 da melhor forma e garantir ainda mais sucesso para o seu negócio: 

  • Resista a tentação de comprar um estoque exagerado. Os fornecedores querem vender bastante também, então tome cuidado para não se precipitar;
  • Caso esta seja a sua primeira Black Friday, dê uma olhada em suas vendas e finanças dos últimos três meses. Tente se basear nisso para se preparar para as demandas maiores que podem surgir;
  • Após a Black Friday, faça um balanceamento do que foi vendido. Se faltaram ou sobraram produtos, se será preciso investir em mais estoque no ano seguinte ou em outro tipo de produto ou serviço.

Com nossas dicas, você está pronto para a Black Friday 2019! Alcance mais sucesso, aumente o volume de vendas e aproveite ao máximo este período do mercado.

Acompanhe a MEI Fácil pelo Instagram e inscreva-se na TV MEI Fácil para conhecer diversas dicas para vendas de fim de ano 🎇