Muitos microempreendedores não sabem muito bem diferenciar a razão social do nome fantasia da empresa. Por este desconhecimento, quando um microempreendedor quer ou precisa alterar o nome da companhia, fica perdido. Neste post, além de explicarmos as diferenças entre razão social e nome fantasia MEI, vamos lhe explicar também como você pode alterar o nome da sua empresa.

Há muitos motivos que fazem o empreendedor mudar o Nome Fantasia MEI do empreendimento. Na hora de abrir o MEI, nem sempre temos a melhor ideia de nome. Muitas vezes o empresário encontra um nome que reflita melhor seu negócio depois que já começou. Ou então muda porque já existe outra empresa com o mesmo nome, bem como para utilização como tática de reposicionamento da marca no mercado.

Alterar o nome é possível. Mas apenas o nome comercial ou nome fantasia. Já a razão social, que é o nome real de sua empresa composta pelo nome completo + CPF, não poderá ser alterada.

Nome fantasia x Razão Social

Quando você preencheu o cadastro para a abertura da empresa, se deparou com esses dois termos.

A razão social é o nome oficial do seu empreendimento. Sendo preenchido automaticamente com seus dados, vai continuar sendo o mesmo. É esse o nome que você irá usar em documentos oficiais, trâmites burocráticos, em licitações, etc.

Em táticas de reposicionamento de mercado são muito utilizadas as substituições dos nomes comerciais. No caso do MEI por exemplo, a alteração pode ser motivada por mudança de atividade principal ou de setor.

Por exemplo: Um MEI que começou prestando serviços e depois decidiu abrir um comércio, provavelmente vai precisar alterar seu nome fantasia MEI. Nesse caso, também é possível fazer a alteração ou acrescentar uma nova atividade ao seu CNPJ MEI, que pode conter até 15 atividades secundárias, além da atividade principal.

Seria como se fosse uma nova empresa surgindo naquele mercado. Porém, a razão social continuaria a mesma.

Como alterar meu nome fantasia MEI

Existem duas formas de fazer a alteração do seu nome fantasia MEI. A MEI Fácil disponibiliza essa funcionalidade no pacote de Contabilidade Anual, que custa apenas R$ 89,90 por ano.

Nossos serviços também incluem:

  • Aplicativo para Android que gera o seu boleto do imposto todo mês
  • Lembretes mensais para não perder a data de pagamento
  • Declaração do imposto de renda anual da sua empresa
  • Apoio em alterações de dados
  • Dúvidas, questionamentos, orientações e apoio
  • Acesso a promoções exclusivas em parcerias que fazemos para ajudar nossos clientes

Conheça agora nosso plano de Contabilidade Anual MEI Fácil!

Se você quiser fazer sozinho, o Governo disponibiliza essa funcionalidade no Portal do Empreendedor.

Se este artigo lhe foi útil, compartilhe e siga a MEI Fácil nas redes sociais. Caso ainda haja alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente através do e-mail contato@meifacil.com.