Blog | MEI Fácil

6 Dicas para sua pequena empresa bombar nas redes sociais

Seja qual for seu tipo de negócio, é impossível ignorar as redes sociais e a sua importância. Hoje elas são plataformas de comunicação interativas, onde se encontra grande parte do público que as empresas desejam atingir. É importante que você MEI também crie canais de comunicação com seus clientes nesses espaços, pois muitas oportunidades podem surgir.

 

A primeira coisa que todo Microempreendedor deve ter na cabeça é: não adianta criar o perfil da sua empresa no Facebook, Instagram ou Youtube e deixar seu espaço online abandonado, porque pode ter o efeito contrário sobre seu negócio! Por isso, separamos aqui algumas dicas de como usar as Redes Sociais na divulgação da sua empresa.

1- Não crie por criar

A primeira coisa a se saber é que não adianta entrar em todas as redes sociais, colocar as informações e logo da empresa e deixar por isso mesmo. Crie perfis apenas em redes sociais que você possa manter atualizadas. As redes mais visitadas e com maiores números de usuários são: Facebook, Instagram e Twitter. Entenda qual delas tem mais a ver com o seu negócio. Exemplo: Você vende bijuterias? O Instagram pode ser a sua vitrine online. Lembre-se: todas oferecem serviço gratuito para cadastramento e uso.

2- Mantenha sua rede social ativa

Para você se acostumar e manter atualizadas suas redes, uma dica é estipular horário fixo ou um momento no dia para verificar os perfis, tanto para responder recados, como para promover produtos, fazer comentários ou mesmo espiar o que está sendo comentado tanto sobre você como sobre seus concorrentes.

3- Leve informações relevantes para o seu público 

Crie material de qualidade e que seja interessante para quem segue você. Pense: o que seu público mais pergunta ou quer saber sobre o seu negócio? Tente colocar nas postagens essas curiosidades e dúvidas. Também não se esqueça de responder ao maior número de mensagens possíveis, caso sejam direcionadas ao seu negócio. Assim você já começa com o pé direito, encantando os clientes!

4- Preencha o máximo de informações possível

Tão importante quanto ter um perfil atraente, é preencher a maior quantidade de informações possíveis: nome da marca, um breve descritivo do negócio, telefone, whatsapp e e-mail são básicos. Quanto mais informações você oferecer aos visitantes, mais confiança e oportunidade de entrar em contato com a sua empresa eles terão. Assim, você consegue promover o negócio nas redes sociais de forma mais certeira e direcionada.

5- Use hashtags

Hashtags são aquelas palavrinhas que vem depois do “jogo da velha” (#), sabe? Elas servem como uma espécie de filtro de assuntos nas redes sociais. Elas são usadas para fomentar discussões e determinar os temas mais quentes do momento e não devem ficar de fora dos seus posts. Por exemplo, se você trabalha como manicure algumas sugestões de hashtags são: #beleza #unhasdasemana #esmaltedasemana #amoesmaltes #instaunhas #unhasdecoradas

6- Analise seus resultados

Uma das grandes vantagens das redes sociais em relação aos meios de comunicação tradicionais é que, é mais simples verificar o que fez mais ou menos sucesso. Veja quais posts tiveram mais “gostei”, “compartilhamentos” e “comentários”, pois esses são os temas que você deve falar mais e mais.

Redes sociais não são bichos de sete cabeças, mas sim maneiras de você apresentar seus produtos e serviços para potenciais novos clientes. Você como microempreendedor (MEI) pode levar sua marca e empresa mais longe usando as redes sociais que estão ao seu alcance. Capriche em fotos (veja dicas no quadro abaixo), informações, compartilhamento de clientes satisfeitos e faça disso uma força para ajudar seus negócios.

Depois queremos saber quais são seus casos de sucesso com redes sociais. Que tal compartilhar aqui conosco e outros empreendedores? 😉

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *