O avanço dos casos de coronavírus abalou a economia e pegou os trabalhadores informais de surpresa. Após o início da quarentena, com comércios e serviços não essenciais fechados, MEIs temem por sua estabilidade financeira. Na busca por alternativas, uma grande oportunidade de negócio é a venda pela internet. Saiba agora como vender online para enfrentar a crise do coronavírus. 

Como vender online para enfrentar a crise do coronavírus

Vender online traz diversas vantagens, como alcançar mais clientes e expandir sua área de atuação. Para oferecer o que seu cliente busca, mesmo durante a quarentena, você pode anunciar seus produtos na internet. Além de garantir renda em meio a crise, uma loja virtual pode revelar grandes potenciais do seu negócio.

Para entender melhor como funciona uma quarentena, com base nas medidas tomadas em São Paulo, basta clicar aqui. Fique atento às medidas tomadas em sua cidade e estado para tomar as providências necessárias.

Apesar do cenário instável para o trabalhador informal, é preciso respeitar o período de isolamento e colocar a sua saúde e a dos demais em primeiro lugar. 

Conheça as medidas de proteção e previna-se contra o coronavírus.

Para driblar a crise do coronavírus, busque novas estratégias e aproveite as oportunidades que o ramo virtual oferece. Dessa forma, você também estará preparado para quando a situação se regularizar, com novas ideias prontas para serem colocadas em prática. 

Se você é prestador de serviços MEI e está impossibilitado de ofertar seu trabalho agora, aproveite as redes sociais para realizar ações, vender vouchers e reinventar seu negócio. 

baixar app mei facil

Como vender online: Saiba onde anunciar o seu produto

Um dos principais desafios para montar uma loja é o investimento inicial, que costuma ser alto. Vender online possibilita a redução desses custos e a otimização das suas vendas. 

Atualmente, nem mesmo um site é necessário para vender na internet. O marketplace, plataforma para anúncio de produtos e serviços,  permite que você venda online sem complicações. Existem diversas plataformas para venda de produtos e com certeza você irá encontrar aquela que mais combina com o seu negócio. 

Confira a lista das mais renomadas plataformas de marketplace:

Site onde você pode vender roupas, móveis, eletrônicos e muito mais, usados ou seminovos. Uma ótima alternativa para praticar o desapego ou testar uma ideia de negócio.

A Americanas se consolidou nos últimos anos como um dos maiores marketplaces do Brasil. Ou seja, é possível anunciar produtos no site e assim aumentar suas vendas, pelo grande alcance da plataforma.

A maior plataforma de compras e vendas pela internet da América Latina permite que você anuncie seus produtos e impulsione seu negócio, com todo o suporte do Mercado Livre.

Essa plataforma chegou para facilitar a vida dos lojistas e proprietários de e-commerces. Ao cadastrar seus produtos no Olist, eles são anunciados em diversos sites, incluindo Americanas, Mercado Livre, Submarino, entre outros. O Olist também oferece suporte em relação a gestão, logística e SAC.

Com o diferencial de ser separado por estados e cidades, é possível anunciar seus produtos no OLX com autonomia e praticidade. 

Esta é a plataforma favorita dos artesãos e pessoas que vendem trabalhos autorais. Se esse for o seu segmento, aproveite essa oportunidade para iniciar sua loja em um site especializado em criatividade.

Dica extra: De acordo com as suas atividades, pode valer a pena anunciar em dois ou três marketplaces diferentes e assim descobrir qual deles traz mais retorno para o seu negócio.

Como vender online: Dicas para anunciar seu produto na internet 

Aumente o volume de vendas e atraia novos clientes durante a quarentena com sua loja virtual! Agora que você já conhece as principais plataformas para anunciar seus produtos online, conheça dicas para chamar atenção para o seu produto. Com elas, garanta que a experiência de compra do seu cliente seja ótima do início ao fim. 

1) Invista na apresentação de seu produto: 

Invista em uma apresentação do seu produto através de fotos e descrições. Escolha um local com boa iluminação e atente-se aos detalhes. Destaque seu produto entre os demais e garanta que todas as especificações estejam descritos. Isso traz credibilidade e faz com que o cliente se sinta mais seguro na hora da compra. 

2) Forneça informações importantes com clareza

Além de uma descrição coerente, é necessário se comunicar com clareza sobre todos os procedimentos que envolvem a compra. Políticas de troca e garantia, validade e prazo de envio são algumas das informações essenciais para o seu cliente. 

3) Preste atendimento e suporte de qualidade 

Para oferecer a melhor experiência possível durante e depois da compra, um bom atendimento e suporte farão toda a diferença. Durante a quarentena, investir em atendimento exclusivo, através dos canais de contato e redes sociais, fideliza os clientes atuais e abre espaço para novos. O mesmo vale para o suporte após a compra, em caso de reclamações ou trocas, por exemplo. 

Descubra como vender online com as demais dicas apresentadas no vídeo abaixo: 

O momento atual é delicado, mas também pode ser encarado como uma oportunidade para reinventar o seu negócio. Além de amenizar os impactos da crise, saber como vender online traz mais chances de sucesso no futuro. 

Estamos juntos, e acreditamos que essa fase irá passar em breve! Para acompanhar atualizações e notícias, além de conteúdo exclusivo para fortalecer a comunidade empreendedora, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Facebook e TV MEI Fácil.