Como evitar calotes de clientes? Confira 6 dicas

4 minutos de leitura
Veja como evitar calotes de clientes
Navegue pelo conteúdo

Atualizado em 03 de dezembro de 2021

Você sabe como cobrar clientes e evitar os tão indesejáveis calotes? Todo empreendedor deseja ter sucesso em seu negócio e isso significa aumentar cada vez mais as vendas de produtos ou serviços.

No entanto, embora o aumento do faturamento signifique mais dinheiro e sucesso nas suas vendas e seu negócio decolando, você pode enfrentar um problema comum em todos os segmentos da economia: a ausência de pagamento – os famosos e odiados calotes.

É comum começarmos o negócio de “porta em porta” ou através das vendas por Whatsapp e outras redes sociais, realizando encomendas e fazendo de tudo para conquistar os mesmos clientes, mesmo que isso signifique o “pagar depois”.

Todo mundo sabe que início de negócios também significa jogo de cintura, principalmente quando se fala de flexibilizar formas de pagamento para vender mais.

Em um cenário pós crise, com muitas pessoas endividadas e lutando para se restabelecer financeiramente, se livrando de dívidas e até nome sujo, ser cauteloso na hora de fechar suas vendas se tornou essencial para o microempreendedor.

Por isso, é preciso tomar uma série de precauções e usar as estratégias corretas para administrar os lucros e evitar prejuízos.

Veja no vídeo abaixo e ao longo do conteúdo como cobrar clientes e evitar calotes:

6 dicas sobre como evitar calotes de clientes

Ter clientes que são bons pagadores é fundamental, contar apenas com a sorte é arriscado!

O MEI deve ter em mente que todo processo de venda deve ser feito corretamente para que você não tenha problemas de calotes dos consumidores.

É comum dar um voto de confiança para alguns clientes e até mesmo fornecedores parceiros, mas é preciso ficar atento a alguns sinais.

Pode parecer algo difícil para o microempreendedor ou assustador no meio de tantas atividades do dia a dia do MEI, mas, tomando alguns cuidados, você previne seu risco de não pagamento.

Para isso, preparamos a seguir algumas dicas para você que quer evitar calotes em seu negócio:

Ofereça diversas opções de pagamento

Você aceita cheque como pagamento, por exemplo?

Infelizmente esse meio é mais suscetível a problemas em recebimento, já que nem sempre o cliente tem recursos para cobrir os valores comprometidos no documento.

Oferecer diversas opções de pagamento, ajuda a diminuir os riscos de calote, mas é importante optar por alternativas mais seguras.

Veja as melhores:

  • dinheiro
  • depósito/transferência
  • pix
  • boletos de cobrança
  • cartão de crédito e débito

Inclusive, você sabia que ao gerar um boleto de cobrança para o seu cliente pelo app MEI Fácil, ele receberá mensagens relembrando da dívida? Fica a dica!

Ofereça descontos para bons pagadores

Quem paga à vista pode ser recompensado com descontos ou mimos. Sabia que é possível fazer brindes para clientes gastando muito pouco?

Essas são formas de fidelizar clientes e ainda garantir que ele pague e saia feliz com o que ganhou.

Além disso, cupons de desconto com algumas condições também podem atrair mais consumidores e incentivar o pagamento correto.

Receber à vista nunca terá risco de calotes, certo? Então incentive!

Aceite cartão de débito e crédito

Quem nunca saiu para comprar apenas uma coisinha, mas se empolgou quando percebeu que o profissional ou estabelecimento aceitava cartão ou parcelava os valores?

Evitar calotes é apenas uma das diversas vantagens que as máquinas de cartão oferecem. Poder pagar com cartão pode abrir portas para o seu negócio.

Sempre que possível, invista em uma máquina portátil de cartão de débito e crédito. Dessa forma, você consegue receber pagamentos na maquininha mais rapidamente do cliente, e ainda oferecer parcelamento – o que pode aumentar suas vendas.

Peça a maquininha com a menor taxa de débito do mercado MEI!

Crie mecanismos para ajudar a cobrança

Alguns mecanismos bastante conhecidos são: pedido de sinal, lembretes e contratos.

Se você oferece serviços que permitem que seu cliente contrate seu trabalho mensalmente ou por pacotes, crie um documento que resguarde você e que crie para cliente o comprometimento de pagamento.

Segmentos como construção civil ou beleza e estética costumam a ter contratos entre fornecedor e clientes, por exemplo.

Isso ajuda o cliente a saber o que está comprando/recebendo, quanto e quando deve pagar. Além disso, deixa o MEI com um documento de respaldo na mão para poder cobrar.

Outra forma que ajuda a evitar calotes e prejuízos é combinar o famoso “sinal”, ou seja, um pagamento antecipado de um valor combinado entre cliente e empreendedor.

Vai fazer e vender doces para uma festa? O cliente deverá dar certeza da data, quantidade e pagar metade da encomenda na contratação e o restante no recebimento.

Isso ajuda a filtrar clientes que estão na incerteza de contratação e principalmente pagamento do produto ou serviço.

Analise para quem está vendendo

Quem presta serviços na área de construção, por exemplo, em muitos casos investe em produtos e equipe para entregar o que o cliente contratou.

Imagine fazer a instalação de gesso em uma residência: para isso o MEI gastou materiais, muitas vezes pagou um ajudante.

Não receber por esse serviço seria um grande prejuízo.

Ou uma diarista que para prestar seus serviços domésticos se deslocou até o local, realizou seu trabalho e não recebeu.

Nessas horas vale entender quem é o cliente e se “vale dar o crédito” para ele.

Não existe uma receita única nesse tema, mas você pode definir que só vende a prazo para clientes com indicação ou que já estabeleceram uma relação e confiança com você.

Faça um contrato assinado e emita nota fiscal

Em caso de venda de produtos ou serviços você pode emitir nota fiscal como MEI.

Isso pode ajudar você a não ficar totalmente desamparado em caso de inadimplência.

Com a nota fiscal, você consegue acionar o comprador para dessa forma solicitar o que lhe é devido.

É importante também garantir a assinatura de um contrato formal com os dados da empresa (CNPJ, razão social) e os dados do cliente, sendo pessoa física ou também pessoa jurídica.

 

Agora você já sabe como evitar calotes de clientes, só falta colocar todas as dicas acima em prática.

Lembre-se que é muito importante para o MEI vender e pagar suas contas no final do mês – muitas vezes mais do que outros empreendedores.

Afinal, são pequenos negócios que vão crescendo aos poucos, que muitas vezes foram criados por necessidade financeira. Por isso, sabemos que calotes são um dos maiores pesadelos de qualquer empreendedor.

 

Gostou das dicas?

Se inscreva na nossa newsletter para receber nossos artigos semanalmente! Também nos acompanhe nas redes sociais: Facebook, Instagram e TV MEI Fácil.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler